Foram encontradas 120 questões.
A fórmula mais simples para definir a sociologia da
religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia
religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos
que são típicos da sociologia. Historicamente, a ligação entre
sociologia e sociologia da religião foi estreitíssima.
As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como
também os progressos sucessivos em termos de
confiabilidade científica. E também terá algum significado a
coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores
expoentes da assim chamada sociologia geral sejam também
enumerados entre os autores clássicos da sociologia da
religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de
Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons.
Roberto Cipriani. Manual de sociologia da religião.
São Paulo: Paulus, 2007, p. 7.
Simmel aproximou-se de Weber no seu tratamento do fenômeno religioso, apropriando-se do tipo ideal weberiano e tecendo análises históricas e comparativas.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A fórmula mais simples para definir a sociologia da
religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia
religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos
que são típicos da sociologia. Historicamente, a ligação entre
sociologia e sociologia da religião foi estreitíssima.
As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como
também os progressos sucessivos em termos de
confiabilidade científica. E também terá algum significado a
coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores
expoentes da assim chamada sociologia geral sejam também
enumerados entre os autores clássicos da sociologia da
religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de
Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons.
Roberto Cipriani. Manual de sociologia da religião.
São Paulo: Paulus, 2007, p. 7.
Os sociólogos de Frankfurt, do Institut für Sozialforschung, consideravam que as igrejas fazem uso da razão instrumental, escravizando o indivíduo social e domesticando-o.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A fórmula mais simples para definir a sociologia da
religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia
religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos
que são típicos da sociologia. Historicamente, a ligação entre
sociologia e sociologia da religião foi estreitíssima.
As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como
também os progressos sucessivos em termos de
confiabilidade científica. E também terá algum significado a
coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores
expoentes da assim chamada sociologia geral sejam também
enumerados entre os autores clássicos da sociologia da
religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de
Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons.
Roberto Cipriani. Manual de sociologia da religião.
São Paulo: Paulus, 2007, p. 7.
Pitirim Sorokin caracteriza a religião a partir da passagem do ascetismo para o ativismo, de um modelo ideacional para um sensista. Quando ascetas fundadores de sistemas religiosos conseguem ser ouvidos por outros homens, começam a ter seguidores, havendo uma demanda por uma organização ou instituição que mundanizaria um projeto de transcendentalidade.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A fórmula mais simples para definir a sociologia da
religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia
religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos
que são típicos da sociologia. Historicamente, a ligação entre
sociologia e sociologia da religião foi estreitíssima.
As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como
também os progressos sucessivos em termos de
confiabilidade científica. E também terá algum significado a
coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores
expoentes da assim chamada sociologia geral sejam também
enumerados entre os autores clássicos da sociologia da
religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de
Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons.
Roberto Cipriani. Manual de sociologia da religião.
São Paulo: Paulus, 2007, p. 7.
Para Marx, a religião seria o ópio do povo, por ser responsável pela atenuação das suas mazelas, ajudando-o no protesto necessário para uma subversão do status quo. Os processos de alienação do objeto, de autoalienação e de alienação social seriam denunciados por meio da religião. Ela teria um caráter revolucionário, por contribuir para o desfazimento das relações de poder na sociedade capitalista.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A fórmula mais simples para definir a sociologia da
religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia
religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos
que são típicos da sociologia. Historicamente, a ligação entre
sociologia e sociologia da religião foi estreitíssima.
As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como
também os progressos sucessivos em termos de
confiabilidade científica. E também terá algum significado a
coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores
expoentes da assim chamada sociologia geral sejam também
enumerados entre os autores clássicos da sociologia da
religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de
Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons.
Roberto Cipriani. Manual de sociologia da religião.
São Paulo: Paulus, 2007, p. 7.
Talcott Parsons caracteriza a religião como um conjunto mais ou menos integrado de crenças em entidades sagradas ou sobrenaturais, extraordinárias, não instrumentalizáveis. A religião seria um aspecto da ação humana como todos os outros aspectos no decorrer do desenvolvimento social, cultural e da personalidade.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A fórmula mais simples para definir a sociologia da
religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia
religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos
que são típicos da sociologia. Historicamente, a ligação entre
sociologia e sociologia da religião foi estreitíssima.
As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como
também os progressos sucessivos em termos de
confiabilidade científica. E também terá algum significado a
coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores
expoentes da assim chamada sociologia geral sejam também
enumerados entre os autores clássicos da sociologia da
religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de
Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons.
Roberto Cipriani. Manual de sociologia da religião.
São Paulo: Paulus, 2007, p. 7.
Bourdieu, por meio da apropriação dos conceitos de Max Weber de sacerdote, profeta, mago e leigo, critica a religião, afirmando que ela contribuiria para que haja desigualdades na sociedade.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A fórmula mais simples para definir a sociologia da
religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia
religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos
que são típicos da sociologia. Historicamente, a ligação entre
sociologia e sociologia da religião foi estreitíssima.
As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como
também os progressos sucessivos em termos de
confiabilidade científica. E também terá algum significado a
coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores
expoentes da assim chamada sociologia geral sejam também
enumerados entre os autores clássicos da sociologia da
religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de
Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons.
Roberto Cipriani. Manual de sociologia da religião.
São Paulo: Paulus, 2007, p. 7.
Max Weber aponta que a ética protestante, em especial aquela desenvolvida nos ramos luteranos, por meio da pregação de princípios morais rígidos, teria impulsionado o desenvolvimento do capitalismo.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A fórmula mais simples para definir a sociologia da
religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia
religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos
que são típicos da sociologia. Historicamente, a ligação entre
sociologia e sociologia da religião foi estreitíssima.
As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como
também os progressos sucessivos em termos de
confiabilidade científica. E também terá algum significado a
coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores
expoentes da assim chamada sociologia geral sejam também
enumerados entre os autores clássicos da sociologia da
religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de
Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons.
Roberto Cipriani. Manual de sociologia da religião.
São Paulo: Paulus, 2007, p. 7.
Durkheim acreditava que a relação entre os membros de uma sociedade não é fruto exclusivamente dos aspectos físicos de um dado espaço geográfico; a sociedade estaria fundamentada no ideal moral. A religião, por conseguinte, seria um fundamento social, pois, em seu bojo, seriam reafirmados tais valores e crenças.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Comenius viveu entre 1592 e 1670. É considerado o
pai da Didática Moderna. Seu método, entre outras coisas,
previa o seguinte: tudo o que se deve saber deve ser
ensinado; qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada
em sua aplicação prática, no seu uso definido; deve-se
ensinar de maneira direta e clara; ensinar a verdadeira
natureza das coisas, partindo de suas causas; explicar
primeiro os princípios gerais; ensinar as coisas em seu devido
tempo; não abandonar nenhum assunto até sua perfeita
compreensão; dar a devida importância às diferenças que
existem entre as coisas.
Josenei Martins e Ana Cláudia Moser. Didática e metodologia do ensino de
sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2019, p. 4 (com adaptações).
Florestan Fernandes, patrono da sociologia brasileira, defendeu que o Ensino Secundário, o atual Ensino Médio, é formativo por excelência e deve visar a uma acumulação enciclopédica de conhecimentos. O conteúdo da transmissão seria mais importante do que o modo por meio do qual os conhecimentos são transmitidos.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Comenius viveu entre 1592 e 1670. É considerado o
pai da Didática Moderna. Seu método, entre outras coisas,
previa o seguinte: tudo o que se deve saber deve ser
ensinado; qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada
em sua aplicação prática, no seu uso definido; deve-se
ensinar de maneira direta e clara; ensinar a verdadeira
natureza das coisas, partindo de suas causas; explicar
primeiro os princípios gerais; ensinar as coisas em seu devido
tempo; não abandonar nenhum assunto até sua perfeita
compreensão; dar a devida importância às diferenças que
existem entre as coisas.
Josenei Martins e Ana Cláudia Moser. Didática e metodologia do ensino de
sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2019, p. 4 (com adaptações).
Edgar Morin propõe um diálogo distanciado da sociologia com outras áreas do conhecimento, como a linguística, a psicologia, a antropologia e a história, defendendo que todos esses conhecimentos têm o seu grau de importância, mas que a sociologia ocuparia um lugar de destaque entre eles na compreensão da realidade.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Cadernos
Caderno Container