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Os movimentos sociais são ações sociais coletivas de
caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas
de a população se organizar e expressar suas demandas. Na
ação concreta, essas formas adotam diferentes estratégias
que variam da simples denúncia, passando pela pressão
direta (mobilizações, marchas, concentrações, passeatas,
distúrbios à ordem constituída, atos de desobediência civil,
negociações etc.) até as pressões indiretas. Na atualidade, os
principais movimentos sociais atuam por meio de redes
sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais ou
transnacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de
comunicação e informação, como a Internet.
M. G. Gohn. Movimentos Sociais na Contemporaneidade.
In: Revista Brasileira de Educação, v. 16, n.º 47, Rio de Janeiro, 2011 (com
adaptações).
A teoria da mobilização de recursos é uma escola de pensamento marxista que rejeita a ênfase do paradigma tradicional nos sentimentos, enquadrando as ações coletivas em explicações comportamentalistas.
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Os movimentos sociais são ações sociais coletivas de
caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas
de a população se organizar e expressar suas demandas. Na
ação concreta, essas formas adotam diferentes estratégias
que variam da simples denúncia, passando pela pressão
direta (mobilizações, marchas, concentrações, passeatas,
distúrbios à ordem constituída, atos de desobediência civil,
negociações etc.) até as pressões indiretas. Na atualidade, os
principais movimentos sociais atuam por meio de redes
sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais ou
transnacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de
comunicação e informação, como a Internet.
M. G. Gohn. Movimentos Sociais na Contemporaneidade.
In: Revista Brasileira de Educação, v. 16, n.º 47, Rio de Janeiro, 2011 (com
adaptações).
Blumer, que foi o grande teórico dos movimentos sociais na abordagem clássica, no âmbito do paradigma norte-americano, conceituou os movimentos sociais como empreendimentos coletivos para estabelecer uma nova ordem de vida, que surgiriam de uma situação de inquietação social.
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A divisão da sociedade em classes ou estratos, que
formam uma hierarquia de prestígio e poder, é uma
característica quase universal da estrutura social que, através
de toda a história, atraiu a atenção dos filósofos e teóricos
das sociedades. Mas somente com o desenvolvimento das
modernas ciências sociais foi submetida ao estudo e análise
críticos.
T. B. Bottomore. Introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora
Guanabara, 1987, p. 177 (com adaptações).
A teoria da estratificação social de Weber não estabelece apenas um critério para posicionar os indivíduos na sociedade, mas insere-o em várias esferas da realidade, do ponto de vista econômico, político e cultural.
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A divisão da sociedade em classes ou estratos, que
formam uma hierarquia de prestígio e poder, é uma
característica quase universal da estrutura social que, através
de toda a história, atraiu a atenção dos filósofos e teóricos
das sociedades. Mas somente com o desenvolvimento das
modernas ciências sociais foi submetida ao estudo e análise
críticos.
T. B. Bottomore. Introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora
Guanabara, 1987, p. 177 (com adaptações).
Para Marx, o sindicalismo e o partidarismo político são etapas desnecessárias para a vitória do proletariado sobre a burguesia.
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A divisão da sociedade em classes ou estratos, que
formam uma hierarquia de prestígio e poder, é uma
característica quase universal da estrutura social que, através
de toda a história, atraiu a atenção dos filósofos e teóricos
das sociedades. Mas somente com o desenvolvimento das
modernas ciências sociais foi submetida ao estudo e análise
críticos.
T. B. Bottomore. Introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora
Guanabara, 1987, p. 177 (com adaptações).
Os Estados ou estamentos feudais da Europa medieval não estavam legalmente definidos, pois cada um deles não estava condicionado por um complexo legal de direitos e deveres, privilégios e obrigações.
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A divisão da sociedade em classes ou estratos, que
formam uma hierarquia de prestígio e poder, é uma
característica quase universal da estrutura social que, através
de toda a história, atraiu a atenção dos filósofos e teóricos
das sociedades. Mas somente com o desenvolvimento das
modernas ciências sociais foi submetida ao estudo e análise
críticos.
T. B. Bottomore. Introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora
Guanabara, 1987, p. 177 (com adaptações).
Para a teoria funcionalista da estratificação social, a desigualdade social é um recurso desenvolvido inconscientemente por meio do qual as sociedades garantem que posições mais importantes sejam preenchidas pelos mais qualificados.
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formam uma hierarquia de prestígio e poder, é uma
característica quase universal da estrutura social que, através
de toda a história, atraiu a atenção dos filósofos e teóricos
das sociedades. Mas somente com o desenvolvimento das
modernas ciências sociais foi submetida ao estudo e análise
críticos.
T. B. Bottomore. Introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora
Guanabara, 1987, p. 177 (com adaptações).
Weber chamava de situação de classe a oportunidade típica de abastecimento de bens, de posição de vida externa.
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A divisão da sociedade em classes ou estratos, que
formam uma hierarquia de prestígio e poder, é uma
característica quase universal da estrutura social que, através
de toda a história, atraiu a atenção dos filósofos e teóricos
das sociedades. Mas somente com o desenvolvimento das
modernas ciências sociais foi submetida ao estudo e análise
críticos.
T. B. Bottomore. Introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora
Guanabara, 1987, p. 177 (com adaptações).
Na maior parte dos seus escritos, Marx trabalha com um sistema de classes em termos de duas classes (capitalistas e assalariados); no entanto, ocasionalmente, ele também lida com um sistema de três classes (capitalistas, latifundiários e assalariados).
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A divisão da sociedade em classes ou estratos, que
formam uma hierarquia de prestígio e poder, é uma
característica quase universal da estrutura social que, através
de toda a história, atraiu a atenção dos filósofos e teóricos
das sociedades. Mas somente com o desenvolvimento das
modernas ciências sociais foi submetida ao estudo e análise
críticos.
T. B. Bottomore. Introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora
Guanabara, 1987, p. 177 (com adaptações).
O sistema de castas indiano, em que há as quatro tradicionais varnas de brâmanes, xátrias, vaixás e sudras, é único entre os sistemas de estratificação social, embora seja possível compará-lo a outros tipos. Elas estão atreladas à diferenciação econômica.
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A divisão da sociedade em classes ou estratos, que
formam uma hierarquia de prestígio e poder, é uma
característica quase universal da estrutura social que, através
de toda a história, atraiu a atenção dos filósofos e teóricos
das sociedades. Mas somente com o desenvolvimento das
modernas ciências sociais foi submetida ao estudo e análise
críticos.
T. B. Bottomore. Introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Editora
Guanabara, 1987, p. 177 (com adaptações).
Os sociólogos comumente distinguem quatro principais tipos de estratificação social: escravidão; casta; classe social; e status. Contudo, muitos autores preferem tratar a escravidão como um sistema industrial, não como um sistema de estratificação.
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