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![Enunciado 3463187-1](/images/concursos/3/9/2/392e5706-015a-ba6a-61d3-61574e144708.png)
![Enunciado 3463187-2](/images/concursos/c/1/3/c136f833-10cf-30f7-44a6-97fa35cba616.png)
Os símbolos abaixo da partitura representada na Figura 10 são chamados de Baixo Cifrado. Ao analisar os símbolos presentes nesse trecho, um cravista que acompanhe essa melodia deveria executar os acordes de: Tríade de Si menor na primeira inversão; Tétrade de Dó sustenido meio diminuto na primeira inversão; Tríade de Si menor na segunda inversão; Tríade de Fá sustenido maior na posição fundamental; Tríade de Sol maior na posição fundamental.
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![Enunciado 3463186-1](/images/concursos/3/9/2/392e5706-015a-ba6a-61d3-61574e144708.png)
![Enunciado 3463186-2](/images/concursos/c/1/3/c136f833-10cf-30f7-44a6-97fa35cba616.png)
São características do período renascentista na música: música ainda baseada nos modos eclesiásticos, sendo estes gradualmente tratados com maior liberdade e com maior uso de alterações nas notas; uso da textura polifônica na música vocal, com obras escritas para quatro ou mais vozes; uso frequente da técnica contrapontística de imitação; aparecimento de famílias de instrumentos, como a viola da gamba. Alguns dos compositores importantes dessa época são Josquin des Prez, Giovanni da Palestrina e Orlando di Lassus.
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![Enunciado 3463185-1](/images/concursos/3/9/2/392e5706-015a-ba6a-61d3-61574e144708.png)
![Enunciado 3463185-2](/images/concursos/c/1/3/c136f833-10cf-30f7-44a6-97fa35cba616.png)
Em 1250, iniciou-se o período denominado Ars Nova, associado a compositores como Guillaume de Machaut e Phillipe de Vitry. Uma das práticas musicais utilizadas nesse período foi o isorritmo, que consistia em um padrão rítmico que era repetido por toda a obra. As composições desse período eram caracteristicamente monofônicas, e, nesse período, desenvolveu-se um novo sistema de escrita rítmica, com ênfase na divisão ternária do tempo em detrimento da divisão binária, que era o padrão anterior, da escola de Notre Dame.
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![Enunciado 3463184-1](/images/concursos/3/9/2/392e5706-015a-ba6a-61d3-61574e144708.png)
![Enunciado 3463184-2](/images/concursos/c/1/3/c136f833-10cf-30f7-44a6-97fa35cba616.png)
O canto gregoriano é um gênero litúrgico caracterizado pela monodia a capella; geralmente, a melodia mantinha-se dentro de uma tessitura de uma oitava com ritmo ditado pela prosódia das palavras cantadas na língua latina. O termo “gregoriano” deriva do uso dos modos gregos, que ditavam as organizações intervalares e as notas principais a serem enfatizadas. Entre os modos gregos, incluem-se o Mixolídio e o Jônico.
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![Enunciado 3463183-1](/images/concursos/3/9/2/392e5706-015a-ba6a-61d3-61574e144708.png)
![Enunciado 3463183-2](/images/concursos/c/1/3/c136f833-10cf-30f7-44a6-97fa35cba616.png)
Considere-se que um músico de choro tenha decidido analisar a harmonia de uma música em Mi maior para facilitar sua transposição para outras tonalidades. A análise é a seguinte.
I – V7 – VIm – V7/V – IIm – V7 – I – V7/IV – IV – IVm – I
Considere-se, ainda, que o músico tenha entregado essa análise para uma pianista e solicitado que ela executasse a música em Lá maior. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que os acordes que a pianista deveria executar são os apresentados a seguir.
A – E7 – F#m – B7 – Bm – E7 – A – A7 – D – Dm – A
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![Enunciado 3463182-1](/images/concursos/3/9/2/392e5706-015a-ba6a-61d3-61574e144708.png)
![Enunciado 3463182-2](/images/concursos/c/1/3/c136f833-10cf-30f7-44a6-97fa35cba616.png)
No trecho musical da Figura 9, os acordes arpejados na partitura estão corretamente representados pelas cifras acima dela.
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![Enunciado 3463181-1](/images/concursos/3/9/2/392e5706-015a-ba6a-61d3-61574e144708.png)
![Enunciado 3463181-2](/images/concursos/c/1/3/c136f833-10cf-30f7-44a6-97fa35cba616.png)
A partitura da Figura 8 é um trecho do Recitativo e Ária V’adoro pupille, da ópera Giulio Cesare. Na partitura, há dois pentagramas: o de cima é a parte da voz (diálogo entre Cleópatra e Nireno), e o outro deve ser executado por algum instrumento grave. Pela análise do estilo de escrita e do gênero musical, infere-se que se trata de uma obra composta durante o período do Romantismo, no qual a ópera esteve em voga, com compositores como Beethoven, Richard Wagner e Rossini.
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![Enunciado 3463180-1](/images/concursos/3/9/2/392e5706-015a-ba6a-61d3-61574e144708.png)
![Enunciado 3463180-2](/images/concursos/c/1/3/c136f833-10cf-30f7-44a6-97fa35cba616.png)
Uma possível harmonização, em acordo com a lógica da harmonia tonal, para a melodia transcrita na Figura 7 seria a apresentada a seguir, substituindo-se os números por acordes. || Am F | Bm7(b5) E7 | Am ||
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![Enunciado 3463179-1](/images/concursos/3/9/2/392e5706-015a-ba6a-61d3-61574e144708.png)
![Enunciado 3463179-2](/images/concursos/c/1/3/c136f833-10cf-30f7-44a6-97fa35cba616.png)
Uma cadência plagal é caracterizada pelo uso dos acordes de dominante resolvendo em uma Tônica relativa (V – VIm). Essa cadência é muito encontrada no final de obras corais, sendo popularmente chamada da Cadência do Amém.
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![Enunciado 3463178-1](/images/concursos/3/9/2/392e5706-015a-ba6a-61d3-61574e144708.png)
![Enunciado 3463178-2](/images/concursos/c/1/3/c136f833-10cf-30f7-44a6-97fa35cba616.png)
O acorde representado pela Figura 6 é uma tétrade de Ré bemol menor com sétima menor na terceira inversão.
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