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Para Jamil Cury, a educação escolar é uma dimensão
fundante da cidadania. Esta afirmativa nos leva a
concluir que temos que garantir que o aluno chegue à
escola e permaneça nela.
Há bastante tempo a escola tem atuado de modo
excludente. Ao longo da trajetória escolar, muitos
alunos vão encontrando dificuldades que a escola
ignora. Essa situação é explicada assim: o acesso é
obrigatório por lei, principalmente no Ensino
Fundamental; mas, curiosamente, no segundo
segmento do mesmo Ensino Fundamental, a evasão
escolar vai ganhando índices alarmantes por diversos
motivos. Os mais frequentes são as sucessivas
repetências e a necessidade do adolescente de
trabalhar para ajudar na renda familiar. Encontramos
o mesmo cenário no Ensino Médio.
Pode-se concluir, então, que, se houve igualdade de
acesso, o mesmo não houve em relação à
permanência na escola.
Segundo Luckesi, o acesso universal ao ensino é, pois,
elemento essencial da democratização e a porta de
entrada para a realização desse desejo de todos nós;
o segundo elemento que define a democratização de
ensino é a permanência do educando na escola e a
consequente terminalidade escolar. Ou seja, o aluno
que teve acesso à escola deve ter a possibilidade de
permanecer nela até um nível de terminalidade que
seja significativo, tanto do ponto de vista individual
quanto do social.
Uma ferramenta importantíssima para que as escolas
sejam mais eficientes no sentido de assegurar a
permanência e a qualidade do ensino é:
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O Prof. Mario Cortella afirma que “Maus exemplos no
dia a dia vão formando personalidades que supõem
que a saída para a violência seja mais violência. Eu
enxergo um cenário que precisará ser positivo. São
necessárias ações cotidianas para que essas pontes
para o futuro sejam criadas. A escola, por exemplo,
não cria violência sozinha, apenas reproduz a
violência dentro dela. Mas também pode ser um meio
de diminuí-la, se atuar com conteúdos que ofereçam
sentidos à vida dos alunos. (...)
Se a escola trabalhar com a noção/ideia de
pluralidade cultural, diversidade de vida e
multiplicidade étnica, fará com que haja a
compreensão do respeito à diversidade. É preciso
lembrar que essas minorias às quais nos referimos
são minorias de poder e não numéricas. Pobres,
negros, mulheres, homossexuais, entre outros,
precisam ser tratados, no campo da Ética e da
Educação, dentro do conceito que eu chamo de
antropodiversidade. Lidamos muito com o conceito de
biodiversidade, mas também é preciso introduzir a
ideia de diversidade humana. Nessa direção, a escola
não tem a exclusiva tarefa de fazer essa reflexão, mas
tem a força de oferecer fundamentos para que se
pense, no campo da história humana e da reflexão
filosófica, o lugar da diversidade.”
O trecho acima é uma demonstração da concepção de:
O trecho acima é uma demonstração da concepção de:
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- Temas Educacionais PedagógicosConstrução do Conhecimento
- Temas Educacionais PedagógicosProcesso de Ensino e Aprendizagem
“[...] aprender é ser capaz de expressar o conteúdo
com as próprias palavras, aplicá-lo a situações
concretas de vida; é ser capaz de generalizações e
casos particulares; é, enfim, desenvolver a
capacidade de se apropriar do conhecimento,
usando-o de forma significativa” (Lúcia Moysés).
Desta forma, entende-se que a aprendizagem só se
concretiza quando é compreendida pelo aluno, ou
seja, quando o que é ensinado se torna visível,
concreto em sua mente e prático em sua vida.
Um processo produtivo de interação entre professor,
aluno e aprendizagem só irá ocorrer se quem conduz
o processo souber caminhar na direção desejada, o
que implica na reconstrução do saber.
Segundo a autora Lúcia Moysés, o professor deve
criar um clima de constante desafio e estimular a
curiosidade do aluno para ir sempre além do que já
conhece e domina, oferecendo aquilo que ele não
está esperando no momento.
Nesse sentido, o papel dos professores é:
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Conceber a prática pedagógica vivenciada em
diferentes espaços-tempos envolve pensar uma
instituição que planeja sua prática, no sentido de
imprimir intencionalidade ao trabalho, destacando
que esse planejamento se constitui na dimensão do
trabalho coletivo, que se expressa no Projeto Político
Pedagógico.
Em relação ao trabalho coletivo, há uma
especificidade na Educação de Jovens e Adultos a ser
considerada, que se refere a um aspecto estruturante
da política que se constitui na possibilidade de
integração das áreas de conhecimento e seus
respectivos componentes curriculares, assim como os
espaços-tempos de formação e planejamento.
Outro aspecto relevante do planejamento para a EJA,
se refere à diversidade dos estudantes, considerando:
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- Temas Educacionais PedagógicosTendências PedagógicasTendências Modernas e Contemporâneas
- Temas Educacionais PedagógicosTemas Contemporâneos
Segundo Júlio Groppa Aquino (em pesquisa feita com
professores), a indisciplina e o baixo aproveitamento
dos alunos se tornam os maiores males da escola
contemporânea sendo, estes dois fatores, os
principais obstáculos para o trabalho docente e,
consequentemente, para o fracasso escolar.
Para esse contexto, o autor busca os fundamentos
que sustentam as três razões que parecem explicar o
fenômeno, ainda segundo os professores
pesquisados. A primeira, de cunho histórico, diz que
atualmente o aluno é menos respeitador e a escola
menos exigente e dura. A segunda, de cunho
psicológico, é caracterizada por um conjunto de
“nãos”: as crianças de hoje não têm limites, não
reconhecem a autoridade, não respeitam as regras, e
a responsabilidade por essa situação é dos pais, que
teriam se tornado muito permissivos.
Por fim, há ainda uma terceira hipótese, a de cunho
metodológico, que afirma que:
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Se um educador planeja as atividades de acordo com
a ideia de que os/as alunos/as aprendem através da
memorização de conceitos; se mantém uma atitude
autoritária sem discutir com eles/as regras do
convívio em grupo; se privilegia a ocupação dos
espaços das sala de aula com armários (aos quais
somente ele tem acesso); se mesas e cadeiras estão
dispostas em filas, a concepção que se percebe é
eminentemente fundamentada em:
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Questão 37
O papel da educação escolar no desenvolvimento da
criança e do adolescente é a socialização do saber
sistematizado. Esse papel consiste na interrelação
entre a esfera da vida cotidiana e as esferas não
cotidianas, ou seja, para os estudantes passarem do
saber que já possuem adquiridos em diversos
espaços e situações ─ denominados de conceitos
espontâneos (VIGOTSKY) ─ para um conhecimento
elaborado ou científico, é necessária a intervenção de
um adulto, aqui, no caso, o docente, que tem a
função de criar e possibilitar meios e condições para
que ocorra esta passagem, bem como a
aprendizagem, e por consequência, desenvolvimento
humano.
O docente é responsável por criar situações e práticas para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem entre os estudantes. O conjunto de possibilidades e recursos que são criados pelo docente e disponibilizados aos estudantes, como forma de garantia do direito de aprendizagem, e que lhes possibilita meios para se apropriarem de novos aprendizados, que cria situações e problemas que os levem a superar estágios de desenvolvimento e concepções acerca da realidade à sua volta, bem como dos conceitos já construídos, além de elaborar outros, é o fundamento básico do conceito de:
O docente é responsável por criar situações e práticas para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem entre os estudantes. O conjunto de possibilidades e recursos que são criados pelo docente e disponibilizados aos estudantes, como forma de garantia do direito de aprendizagem, e que lhes possibilita meios para se apropriarem de novos aprendizados, que cria situações e problemas que os levem a superar estágios de desenvolvimento e concepções acerca da realidade à sua volta, bem como dos conceitos já construídos, além de elaborar outros, é o fundamento básico do conceito de:
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Segundo Maria Victoria Benevides, Profª da USP, o
educador em direitos humanos na escola sabe que
não terá tão bons resultados no final do ano como ao
ensinar uma matéria que será completada à medida
que o conjunto daquele programa for bem entendido
e avaliado pelos alunos.
Trata-se de uma educação permanente e global,
complexa e difícil, mas não impossível. E que se
realiza na própria tentativa de realizá-la, como afirma
o educador Perez Aguirre, enfatizando que os direitos
humanos terão sempre, nas sociedades
contemporâneas, a dupla função de ser, ao mesmo
tempo:
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- Temas Educacionais PedagógicosConstrução do Conhecimento
- Temas Educacionais PedagógicosProcesso de Ensino e Aprendizagem
António Nóvoa considera que a escola precisa mudar
institucionalmente, pois o contexto em que os
professores exercem as suas atividades influencia
fortemente o seu desenvolvimento pessoal e
profissional. Por isso, sugere que o professor veja a
escola não só como o lugar onde ele ensina, mas
onde aprende. O autor considera que a atualização e
a produção de novas práticas de ensino só surgem a
partir de uma reflexão partilhada entre os colegas,
que têm lugar na escola e nascem do esforço de
encontrar respostas para problemas educativos.
O autor completa: “É no espaço de cada escola, em
torno de problemas pedagógicos ou educativos reais,
que se desenvolve a verdadeira formação.
Universidades e especialistas externos são
importantes no plano teórico e metodológico. Mas
todo esse conhecimento só terá eficácia se o
professor conseguir inseri-lo em sua dinâmica pessoal
e articulá-lo com seu processo de desenvolvimento.”
Nesse sentido, identidades isoladas, construídas
historicamente pelos docentes precisam ser
superadas em busca de uma dimensão de grupo, que
rejeite o corporativismo e afirme a existência do
coletivo profissional.
Para Nóvoa, caberá ao professor, portanto:
Para Nóvoa, caberá ao professor, portanto:
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“A escola idealizada por Paulo Freire é uma escola
una e diversa. Uma escola na perspectiva unitária de
sociedade e de educação. Por isso, é uma escola que
luta pela superação das desigualdades perante o
direito à educação. Unitária não significa
uniformizadora. Ao contrário, significa síntese do
diverso. Mas, a diversidade só é democrática quando
existem condições de produção social da existência
igualitárias.” (Moacir Gadotti)
A essa concepção, chamamos de Escola:
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