Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1009936 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBADE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Para Jamil Cury, a educação escolar é uma dimensão fundante da cidadania. Esta afirmativa nos leva a concluir que temos que garantir que o aluno chegue à escola e permaneça nela. Há bastante tempo a escola tem atuado de modo excludente. Ao longo da trajetória escolar, muitos alunos vão encontrando dificuldades que a escola ignora. Essa situação é explicada assim: o acesso é obrigatório por lei, principalmente no Ensino Fundamental; mas, curiosamente, no segundo segmento do mesmo Ensino Fundamental, a evasão escolar vai ganhando índices alarmantes por diversos motivos. Os mais frequentes são as sucessivas repetências e a necessidade do adolescente de trabalhar para ajudar na renda familiar. Encontramos o mesmo cenário no Ensino Médio. Pode-se concluir, então, que, se houve igualdade de acesso, o mesmo não houve em relação à permanência na escola. Segundo Luckesi, o acesso universal ao ensino é, pois, elemento essencial da democratização e a porta de entrada para a realização desse desejo de todos nós; o segundo elemento que define a democratização de ensino é a permanência do educando na escola e a consequente terminalidade escolar. Ou seja, o aluno que teve acesso à escola deve ter a possibilidade de permanecer nela até um nível de terminalidade que seja significativo, tanto do ponto de vista individual quanto do social. Uma ferramenta importantíssima para que as escolas sejam mais eficientes no sentido de assegurar a permanência e a qualidade do ensino é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1009931 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBADE
Orgão: Pref. Vitória-ES
O Prof. Mario Cortella afirma que “Maus exemplos no dia a dia vão formando personalidades que supõem que a saída para a violência seja mais violência. Eu enxergo um cenário que precisará ser positivo. São necessárias ações cotidianas para que essas pontes para o futuro sejam criadas. A escola, por exemplo, não cria violência sozinha, apenas reproduz a violência dentro dela. Mas também pode ser um meio de diminuí-la, se atuar com conteúdos que ofereçam sentidos à vida dos alunos. (...) Se a escola trabalhar com a noção/ideia de pluralidade cultural, diversidade de vida e multiplicidade étnica, fará com que haja a compreensão do respeito à diversidade. É preciso lembrar que essas minorias às quais nos referimos são minorias de poder e não numéricas. Pobres, negros, mulheres, homossexuais, entre outros, precisam ser tratados, no campo da Ética e da Educação, dentro do conceito que eu chamo de antropodiversidade. Lidamos muito com o conceito de biodiversidade, mas também é preciso introduzir a ideia de diversidade humana. Nessa direção, a escola não tem a exclusiva tarefa de fazer essa reflexão, mas tem a força de oferecer fundamentos para que se pense, no campo da história humana e da reflexão filosófica, o lugar da diversidade.”
O trecho acima é uma demonstração da concepção de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1009925 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBADE
Orgão: Pref. Vitória-ES
“[...] aprender é ser capaz de expressar o conteúdo com as próprias palavras, aplicá-lo a situações concretas de vida; é ser capaz de generalizações e casos particulares; é, enfim, desenvolver a capacidade de se apropriar do conhecimento, usando-o de forma significativa” (Lúcia Moysés). Desta forma, entende-se que a aprendizagem só se concretiza quando é compreendida pelo aluno, ou seja, quando o que é ensinado se torna visível, concreto em sua mente e prático em sua vida. Um processo produtivo de interação entre professor, aluno e aprendizagem só irá ocorrer se quem conduz o processo souber caminhar na direção desejada, o que implica na reconstrução do saber. Segundo a autora Lúcia Moysés, o professor deve criar um clima de constante desafio e estimular a curiosidade do aluno para ir sempre além do que já conhece e domina, oferecendo aquilo que ele não está esperando no momento. Nesse sentido, o papel dos professores é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1009924 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBADE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Conceber a prática pedagógica vivenciada em diferentes espaços-tempos envolve pensar uma instituição que planeja sua prática, no sentido de imprimir intencionalidade ao trabalho, destacando que esse planejamento se constitui na dimensão do trabalho coletivo, que se expressa no Projeto Político Pedagógico. Em relação ao trabalho coletivo, há uma especificidade na Educação de Jovens e Adultos a ser considerada, que se refere a um aspecto estruturante da política que se constitui na possibilidade de integração das áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, assim como os espaços-tempos de formação e planejamento. Outro aspecto relevante do planejamento para a EJA, se refere à diversidade dos estudantes, considerando:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1009923 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBADE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Segundo Júlio Groppa Aquino (em pesquisa feita com professores), a indisciplina e o baixo aproveitamento dos alunos se tornam os maiores males da escola contemporânea sendo, estes dois fatores, os principais obstáculos para o trabalho docente e, consequentemente, para o fracasso escolar. Para esse contexto, o autor busca os fundamentos que sustentam as três razões que parecem explicar o fenômeno, ainda segundo os professores pesquisados. A primeira, de cunho histórico, diz que atualmente o aluno é menos respeitador e a escola menos exigente e dura. A segunda, de cunho psicológico, é caracterizada por um conjunto de “nãos”: as crianças de hoje não têm limites, não reconhecem a autoridade, não respeitam as regras, e a responsabilidade por essa situação é dos pais, que teriam se tornado muito permissivos. Por fim, há ainda uma terceira hipótese, a de cunho metodológico, que afirma que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1009917 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBADE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Se um educador planeja as atividades de acordo com a ideia de que os/as alunos/as aprendem através da memorização de conceitos; se mantém uma atitude autoritária sem discutir com eles/as regras do convívio em grupo; se privilegia a ocupação dos espaços das sala de aula com armários (aos quais somente ele tem acesso); se mesas e cadeiras estão dispostas em filas, a concepção que se percebe é eminentemente fundamentada em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1009915 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBADE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Questão 37 O papel da educação escolar no desenvolvimento da criança e do adolescente é a socialização do saber sistematizado. Esse papel consiste na interrelação entre a esfera da vida cotidiana e as esferas não cotidianas, ou seja, para os estudantes passarem do saber que já possuem adquiridos em diversos espaços e situações ─ denominados de conceitos espontâneos (VIGOTSKY) ─ para um conhecimento elaborado ou científico, é necessária a intervenção de um adulto, aqui, no caso, o docente, que tem a função de criar e possibilitar meios e condições para que ocorra esta passagem, bem como a aprendizagem, e por consequência, desenvolvimento humano.
O docente é responsável por criar situações e práticas para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem entre os estudantes. O conjunto de possibilidades e recursos que são criados pelo docente e disponibilizados aos estudantes, como forma de garantia do direito de aprendizagem, e que lhes possibilita meios para se apropriarem de novos aprendizados, que cria situações e problemas que os levem a superar estágios de desenvolvimento e concepções acerca da realidade à sua volta, bem como dos conceitos já construídos, além de elaborar outros, é o fundamento básico do conceito de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1009914 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBADE
Orgão: Pref. Vitória-ES
Segundo Maria Victoria Benevides, Profª da USP, o educador em direitos humanos na escola sabe que não terá tão bons resultados no final do ano como ao ensinar uma matéria que será completada à medida que o conjunto daquele programa for bem entendido e avaliado pelos alunos. Trata-se de uma educação permanente e global, complexa e difícil, mas não impossível. E que se realiza na própria tentativa de realizá-la, como afirma o educador Perez Aguirre, enfatizando que os direitos humanos terão sempre, nas sociedades contemporâneas, a dupla função de ser, ao mesmo tempo:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1009907 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBADE
Orgão: Pref. Vitória-ES
António Nóvoa considera que a escola precisa mudar institucionalmente, pois o contexto em que os professores exercem as suas atividades influencia fortemente o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, sugere que o professor veja a escola não só como o lugar onde ele ensina, mas onde aprende. O autor considera que a atualização e a produção de novas práticas de ensino só surgem a partir de uma reflexão partilhada entre os colegas, que têm lugar na escola e nascem do esforço de encontrar respostas para problemas educativos. O autor completa: “É no espaço de cada escola, em torno de problemas pedagógicos ou educativos reais, que se desenvolve a verdadeira formação. Universidades e especialistas externos são importantes no plano teórico e metodológico. Mas todo esse conhecimento só terá eficácia se o professor conseguir inseri-lo em sua dinâmica pessoal e articulá-lo com seu processo de desenvolvimento.” Nesse sentido, identidades isoladas, construídas historicamente pelos docentes precisam ser superadas em busca de uma dimensão de grupo, que rejeite o corporativismo e afirme a existência do coletivo profissional.
Para Nóvoa, caberá ao professor, portanto:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1009904 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBADE
Orgão: Pref. Vitória-ES
“A escola idealizada por Paulo Freire é uma escola una e diversa. Uma escola na perspectiva unitária de sociedade e de educação. Por isso, é uma escola que luta pela superação das desigualdades perante o direito à educação. Unitária não significa uniformizadora. Ao contrário, significa síntese do diverso. Mas, a diversidade só é democrática quando existem condições de produção social da existência igualitárias.” (Moacir Gadotti) A essa concepção, chamamos de Escola:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas