Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

3165695 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES

A Base Nacional Comum Curricular estabelece seis dimensões para a abordagem das linguagens artísticas no ensino de arte, as quais contemplam dimensões diversas.

Relacione cada dimensão a seguir ao respectivo exemplo de atividade.

1. Crítica

2. Estesia

3. Fruição

4. Reflexão

( ) Analisar e comparar obras de diferentes épocas, discutindo seu contexto histórico para entender como as artes refletem e influenciam seu tempo.

( ) Assistir a uma performance de música clássica, permitindo-se vivenciar as emoções e pensamentos evocados pela peça, e depois compartilhar suas impressões.

( ) Explorar diferentes texturas com os olhos vendados e, posteriormente, criar obras de arte que representam as sensações experimentadas.

( ) Ler um poema e discutir as palavras e metáforas usadas, promovendo um entendimento mais profundo das intenções do autor e do poder expressivo da linguagem poética.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3165694 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
As políticas voltadas à conservação do patrimônio cultural brasileiro desempenham um papel crucial na manutenção dos símbolos nacionais e no estímulo à diversidade cultural.
Com relação ao tema, avalie se o conceito de patrimônio cultural inclui as seguintes manifestações:
I. O Samba de Roda do Recôncavo Baiano, uma expressiva manifestação cultural que mistura música, dança e poesia, refletindo a herança africana da região.

II. Ouro Preto, em Minas Gerais, uma cidade histórica que se destaca por sua arquitetura barroca preservada, simbolizando o esplendor do ciclo do ouro no Brasil.
III. A coleção de arte sacra brasileira, dispersa em igrejas e museus, representa uma valiosa herança religiosa e artística criada desde o período colonial.

Está correto o que se afirma em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3165693 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
Leia o texto a seguir:
A Arte também pode não servir para nada. Pois tem dias que eu olho e não vejo nada. Eu acho que ela não é de verdade. Não sei… mas quando eu ouço uma música que eu gosto muito, meu corpo não para de querer se mexer... Mas o que é Arte, então? É um pensamento. Um pensamento que começa na cabeça e vai descendo, descendo pelo braço até chegar na mão. BERNARDES, R. K.; PEREIRA, A. C. C. “Um encontro com as crianças: o que elas nos dizem sobre o que é arte”. In: Diálogos entre arte, cultura & educação. São Paulo: FEUSP, 2019.
O trecho acima reproduz a fala de uma criança em uma escola pública a respeito da arte. Com base nisso, é correto afirmar que a educação artística deve
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3165692 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
Leia o texto a seguir. O educador, o dançarino, o professor de qualquer modalidade de dança deve saber que ela compreende todos os tipos de movimentos físicos, emocionais e intelectuais. RENGEL, Lenira et al. Elementos do Movimento na Dança. Salvador: UFBA, 2017.
O trecho acima apresenta uma visão expandida da dança. Essa perspectiva afirma que a dança é
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3165691 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
Leia o texto a seguir: Através da combinação destes elementos – nome de rua, o que se lança, modalidades, cores, traços e sombras – os sujeitos que fazem graffiti fabricam as suas identidades e as formas de expressá-las na cidade e para seus pares. LEAL, Gabriela Pereira de Oliveira. “‘Graffiti é existência’: reflexões sobre uma forma de citadinidade”. Horiz. antropol., Porto Alegre, ano 25, set./dez. 2019.
O trecho acima versa sobre o grafite, forma de arte executada em espaços urbanos. As opções abaixo descrevem corretamente essa visão sobre grafite, à exceção de uma. Assinale-a.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3165690 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
A Análise do Movimento Laban (AML) oferece uma análise detalhada e multidimensional do movimento. Relacione as categorias de análise aos respectivos exemplos de aplicação.
1. Corpo
2. Expressividade
3. Espaço
4. Forma

( ) O corpo passa por várias transformações, recolhendo-se e estendendo-se em resposta ao estímulo musical.
( ) Os movimentos são realizados com leveza e de maneira moderadamente rápida, transmitindo suavidade.
( ) O ator se movimenta com liberdade em todas as direções e cria linhas imaginárias pelo ambiente.
( ) Uma ondulação dos ombros até os quadris mostra uma fluidez que conecta a parte superior e inferior do corpo.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3165689 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
Leia o texto a seguir: Não consiste o FOLCLORE na obediência ao pinturesco, ao sertanejismo anedótico, ao amadorismo do caricatural e do cômico, numa caçada monótona ao pseudotípico, industrializando o popular. É uma ciência da psicologia coletiva [...]. Tentei apresentar os aspectos mais vivos do Povo brasileiro através de quatro séculos, uma observação a cada um dos elementos étnicos formadores. CASCUDO, Câmara. Antologia do Folclore Brasileiro, vol. 1. São Paulo: Global, 2014.
No trecho acima, o autor expõe uma visão sobre em que consiste o estudo do folclore. Segundo essa posição, os materiais folclóricos são
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3165688 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
Leia o texto a seguir: O fato de o significado da música não poder ser limitado a estados mentais parece-nos ainda mais importante. As estruturas dinâmicas, tais como as expressas nas percepções auditivas da música, são muito mais abrangentes. Elas se referem a padrões de comportamento que podem ocorrer em qualquer domínio da realidade, quer mental ou físico. ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
A partir da leitura do trecho acima, podemos dizer que o aprendizado musical auxilia na integração dos saberes porque
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3165687 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
Leia o texto a seguir. Talvez as melodias agradem ao ouvido pela mesma razão que rabiscos simétricos, regulares, paralelos ou repetitivos agradam ao olho. [...] Quando ouvimos sons harmonicamente relacionados, nosso sistema auditivo fica satisfeito porque supõe ter esculpido com êxito o mundo auditivo em partes que pertencem a objetos importantes no mundo, ou seja, emissores de sons ressoantes como pessoas, animais e objetos ocos. PINKER, Steven. Como a mente funciona? São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
O trecho acima expõe uma hipótese sobre o aparecimento do fenômeno da música entre os humanos. Essa hipótese afirma que a música é uma
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3165686 Ano: 2024
Disciplina: Educação Artística
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
Leia o texto a seguir: A partir do momento em que Vinicius de Moraes, poeta lírico reconhecido desde a década de 1930, migrou do livro para a canção, no final dos anos 1950 e início dos 1960, a fronteira entre poesia escrita e poesia cantada foi devassada por gerações de compositores e letristas leitores dos grandes poetas modernos (...)
WISNIK, José Miguel. A gaia ciência: literatura e música popular no Brasil. Lisboa: oca, 2019.
O trecho acima diz respeito a uma característica da relação entre música e literatura no Brasil.
Assinale a opção que descreve corretamente essa relação.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas