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É incorreto afirmar que para a perspectiva sociohistórica, uma das bases teóricas para as práticas comunitárias, o social deve ser pensado como:
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A crença na multideterminação do psiquismo, que orienta as práticas em psicologia social-comunitária, nos leva a afirmar que:
1. O homem já nasce dotado de qualidades e defeitos e essa carga genética é a principal determinante de sua subjetividade.
2. O homem é um ser em permanente construção e seu comportamento sofre a influência de muitas variáveis, que incluem desde um suporte biológico, a aprendizagem da linguagem, a inserção no mundo do trabalho e as relações sociais que vivencia.
3. A subjetividade humana é processual por isso podemos falar de uma essência humana, natural, geneticamente constituída.
4. Enquanto ser sociohistórico, o homem sofre influências do meio, mas, também atua sobre esse meio, transformando-o e, ao mesmo tempo, transformando a si mesmo.
Estão corretas apenas:
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A Psicossociologia constitui-se numa das bases teóricas que norteiam as práticas dos psicólogos em comunidades. A escolha dessa abordagem teórica justifica-se na medida em que:
1. Realça a interdependência entre o psicológico e o social.
2. Enfatiza que, na análise do comportamento humano, não se pode reduzir o social às projeções imaginárias individuais, nem colocar o psicológico totalmente à mercê dos determinantes sociais.
3. Favorece o determinismo quer sociológico, quer psicológico.
4. Propõe vários níveis de análise dos comportamentos sociais: o do comportamento social individual, o das relações interpessoais, o dos comportamentos de grupo e dos processos coletivos.
Estão corretas apenas:
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- Psicologia Social e ComunitáriaRepresentações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos
A psicologia sociohistórica, uma das abordagens que fundamentam as intervenções psicossociais, caracteriza-se por:
1. Maior clareza acerca da determinação social do psiquismo.
2. Compreensão de que o homem é um ser em movimento e, portanto, é capaz de mudar a si e as suas circunstâncias.
3. Crença de que cabe ao psicólogo social trabalhar com pequenos grupos, ajustando o indivíduo à realidade.
4. Compreensão de que agindo sobre a natureza através de seu trabalho o homem desenvolve sua consciência o que o torna produto e produtor da realidade. Estão corretas apenas:
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- Psicologia Social e ComunitáriaRepresentações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos
Cada momento histórico, cada contexto social produz modos específicos de subjetivação como estratégias de controle social e de manutenção do status quo, vez que a modelização das subjetividades não se restringe às representações sociais, mas, diz respeito aos comportamentos, sensibilidades, percepção, memória, relações sociais, etc. Nesse sentido, cabe ao profissional que lida com o humano:
1. Analisar e compreender o sujeito, bem como os comportamentos e problemas a ele relacionados, a partir de uma perspectiva que leve em conta o contexto socioeconômico, político e cultural.
2. Estar permanentemente atento para dissociar o objetivo do subjetivo, priorizando a análise das características de personalidade dos indivíduos.
3. Atentar para os aspectos micropolíticos de sua prática profissional, agenciando dispositivos que favoreçam a produção de novos modos de relação, novos comportamentos e práticas sociais.
4. Trabalhar pela heterogeneidade dos grupos sociais, respeitando seus ritmos próprios, suas sensibilidades.
Estão corretas apenas:
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- Psicologia Social e ComunitáriaMovimentos Sociais e de Massa
- Psicologia Social e ComunitáriaRepresentações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos
Em nossa sociedade muitas pessoas acreditam que os pobres são pobres porque não se esforçam, são preguiçosos e não têm aspirações. Essa crença nos ajuda a compreender que:
1. Cada indivíduo desenvolve suas próprias idéias e pontos de vista independentemente das influências ideológicas que possa sofrer.
2. Os grupos sociais constroem representações sobre a realidade de modo a conferir-lhe uma lógica, tornando-a subjetivamente compreensível para os indivíduos.
3. As representações, socialmente construídas, podem, também, ideologicamente inventar outra origem histórica para os fatos e situações sociais.
4. Ao conferirem uma lógica para a realidade, essas representações ajudam a manter a ordem estabelecida.
Estão corretas apenas:
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- Psicologia Social e ComunitáriaPapéis Sociais e Relações de Gênero
- Psicologia Social e ComunitáriaRepresentações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos
Pesquisas recentes, que tratam das relações de gênero entre adolescentes de baixa renda, demonstram ser comum entre jovens do sexo masculino a reprodução de crenças e atitudes semelhantes àquelas desenvolvidas por seus pais. Isto nos ajuda a compreender que:
1. O processo de reificação, cristalização da realidade abre caminho para o novo e favorece a mudança social.
2. Padrões de comportamento, uma vez institucionalizados e legitimados, tendem à inércia e à repetição.
3. As pessoas fazem e aceitam certas coisas não porque dão resultado, mas, porque são certas em termos das definições socialmente legitimadas.
4. Ao cristalizarem a ordem institucional os indivíduos passam a se perceber como sujeitos históricos, responsáveis pela construção e transformação da realidade.
Estão corretas apenas:
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- Psicologia Social e ComunitáriaPapéis Sociais e Relações de Gênero
- Psicologia Social e ComunitáriaRepresentações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos
Pesquisas antropológicas oferecem aos psicólogos muitos elementos para refletir acerca da relação entre subjetividade e cultura. Em uma dessas pesquisas observou-se que entre os Nivacle, índios do Paraguai, o homem é escolhido pela mulher; ela o leva para a cama e eles dormem juntos durante semanas, conversam bastante, até que ela diga que está na hora de consumar o casamento. Já entre os Mundugamor, poucas palavras são trocadas entre o casal antes de se entregarem à primeira relação sexual. Isto nos ajuda a perceber que:
1. As práticas observadas numa sociedade resultam de uma tradição elaborada e transmitida a sucessivas gerações.
2. As práticas sexuais são culturalmente controladas e institucionalizadas ao longo da história particular de cada grupamento humano.
3. A sexualidade faz parte da natureza humana e, por isso, sua expressão é determinada biologicamente.
4. Dada a sua plasticidade, o homem é capaz de encontrar diferentes formas de responder às mesmas necessidades.
Estão corretas apenas:
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O conceito de subjetividade ao adotar uma perspectiva dialógica, dialética e complexa representa uma definição ontológica diferente dos processos psíquicos. Podemos considerar a subjetividade como sendo:
1. Um sistema de significações e sentidos subjetivos em que se organiza a vida psíquica do sujeito e da sociedade.
2. Uma organização psíquica que se esgota no indivíduo.
3. Um sistema processual, plurideterminado, contraditório e em constante desenvolvimento.
4. Um sistema que se caracteriza por invariantes estruturais que permitem construções universais sobre a natureza humana.
Estão corretas apenas:
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Em relação às ações de resposta aos desastres, na fase de reabilitação do cenário do desastre, identifique a atividade que não compreende um ato desse momento:
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