Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

3148345 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: Pref. Prudentópolis-PR
A doença de Marchiafava-Bignami é uma desmielinização rara do corpo caloso que ocorre em pacientes com alcoolismo, predominantemente homens. Sobre este tema analise as alternativas a seguir e assinale a incorreta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3148344 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: Pref. Prudentópolis-PR
Sobre a encefalopatia de Wernicke resulta da ingestão ou absorção inadequada de tiamina associada à ingestão continuada de carboidratos. Leia as alternativas a seguir e assinale a correta:
I - O alcoolismo grave é condição subjacente comum. A ingestão excessiva de álcool interfere na absorção de tiamina do trato gastrintestinal e no armazenamento hepático de tiamina; a nutrição ruim associada ao alcoolismo muitas vezes impede o consumo adequado de tiamina. II - A encefalopatia de Wernicke também pode resultar de outras doenças que causam desnutrição prolongada ou deficiência de vitamina (exemplo: diálise regular, hiperemese, inanição, plicatura gástrica, câncer, aids). III - Administrar uma carga de carboidratos para pacientes com deficiência de tiamina (isto é, exemplo: realimentação após inanição ou administração de soro glicosado IV para pacientes de alto risco) pode desencadear a encefalopatia de Wernicke. IV - Nem todas as pessoas que abusam do álcool e são deficientes em tiamina desenvolvem a encefalopatia de Wernicke, sugerindo que outros fatores podem estar envolvidos. Alterações genéticas que resultem em forma defeituosa de transcetolase, uma enzima que processa a tiamina, podem estar envolvidas. V - Caracteristicamente, as lesões do sistema nervoso central estão distribuídas, de forma simétrica, em volta do 3º ventrículo, aqueduto e 4º ventrículo. Mudanças em corpos mamilares, tálamo dorsomedial, locus ceruleus, matéria cinzenta periaquedutal, núcleos oculares motores e núcleos vestibulares são comuns.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3148343 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: Pref. Prudentópolis-PR
A deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) é um distúrbio genético hereditário que pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos (hemólise) depois de uma doença aguda ou uso de certos medicamentos:
I - A deficiência de G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase) ocorre devido a um defeito genético em uma enzima envolvida no metabolismo dos glóbulos vermelhos. II - A deficiência de G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase) resulta na destruição de glóbulos vermelhos em resposta a certas doenças ou medicamentos. III - A destruição de glóbulos vermelhos pode causar sintomas, incluindo coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, urina escura e, às vezes, dor lombar ou abdominal. IV - Um exame de sangue pode avaliar o nível da enzima G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase). V - Normalmente não é necessário tratamento, mas as pessoas com deficiência de G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase) devem evitar certos medicamentos.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3148342 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: Pref. Prudentópolis-PR
Doenças crônicas frequentemente levam a anemia, especialmente em adultos idosos. Quadros clínicos como infecções, doenças autoimunes (sobretudo artrite reumatoide), doenças renais e câncer causam, muito frequentemente, anemia por doença crônica. Quais as formas pelas quais a doença crônica pode causar anemia:
I - Supressão da produção de glóbulos vermelhos na medula óssea. II - Diminuição do ciclo de vida dos glóbulos vermelhos. II - Problemas na forma como o corpo utiliza o ferro. IV - A supressão da produção de glóbulos vermelhos não costuma ser grave. Assim, a anemia se desenvolve lentamente e só fica evidente depois de algum tempo. V - Quando há um problema na forma como o corpo utiliza o ferro, a medula óssea não consegue utilizar o ferro armazenado para criar novos glóbulos vermelhos.

Assinale a alternativa correta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3148341 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: Pref. Prudentópolis-PR
Sobre as arritmias cardíacas um dos principais acometimentos de pacientes cardiopatas. Sobre este assunto, analise as alternativas e assinale a incorreta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3148340 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: Pref. Prudentópolis-PR
Na sífilis que é uma doença sexualmente transmissível pode ocorrer complicações, dentre elas a neurosífilis. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:
I - Neurossífilis assintomática causa meningite leve em cerca de 15% das pessoas com diagnóstico original de sífilis latente, em 25 a 40% daquelas com sífilis secundária, em 12% daquelas com sífilis cardiovascular e em 5% das com sífilis terciária benigna. Sem tratamento, evolui para neurossífilis sintomática em 5% dos casos. É improvável que uma pessoa cujo líquido cefalorraquidiano é normal > 2 anos após a infecção inicial desenvolva neurossífilis. II - Neurossífilis meningovascular resulta de inflamação das artérias de tamanho médio ou pequeno do cérebro ou da medula espinal; os sintomas ocorrem tipicamente em 5 a 10 anos após a infecção e variam de nenhum a acidente vascular encefálico. Os sintomas podem começar com cefaleia, rigidez de nuca, tontura, comportamento estranho, pouca concentração, perda de memória, cansaço, insônia e visão borrada. O envolvimento da medula espinal pode produzir fraqueza e desgaste da cintura escapular e dos músculos do membro superior, paraplegia espástica lentamente progressiva com incontinência urinária e/ou fecal e, em casos raros, paralisia súbita das pernas decorrente de trombose das artérias espinais. III - Neurossífilis parenquimatosa (paresia geral ou demência paralítica) resulta de meningoencefalite crônica que provoca destruição do parênquima cortical. Em geral, desenvolve-se em 15 a 20 anos depois da infecção inicial, na maioria das vezes não afetando pacientes antes dos 40 ou 50 anos de idade. Produz deterioração progressiva de comportamento e pode mimetizar uma doença mental ou demência. Irritabilidade, dificuldade de concentração, deterioração de memória, julgamento alterado, cefaleia, insônia, fadiga e letargia são comuns; convulsões, afasia e hemiparesia transitória são possíveis. A higiene e a aparência do paciente se deterioram. Instabilidade emocional, perda ponderal, depressão e delírios de grandeza com falta de discernimento podem ocorrer. Os sinais incluem tremores de boca, língua, mãos estendidas e corpo inteiro; anormalidades de pupila; disartria; hiper-reflexia; e, em alguns casos, respostas do músculo extensor plantar. A caligrafia é geralmente trêmula e ilegível.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3148339 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: Pref. Prudentópolis-PR
A Síndrome do Intestino Irritável [SII — anteriormente chamada doenças gastrointestinais funcionais (GI)] é um distúrbio de interação intestino-encéfalo. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a incorreta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3148338 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: Pref. Prudentópolis-PR
A sífilis é provocada por T. pallidum, um espiroqueta que não pode sobreviver muito tempo fora do corpo humano. Na sífilis sexualmente adquirida, T. pallidum entra pelas mucosas ou pela pele, alcança os linfonodos regionais dentro de horas e rapidamente se dissemina ao longo do corpo, sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:
I - A maioria dos casos de sífilis primária e secundária ocorreu em homens (81%) e, entre os homens, 53% dos casos ocorreram naqueles que fazem sexo com homens. A incidência da sífilis tem aumentado rapidamente nos Estados Unidos; de 2015 a 2020, a taxa de sífilis primária e secundária entre mulheres aumentou 147% (de 1,9 para 4,7 por 100.000); a taxa entre homens aumentou 34% (de 15,5 para 20,8 por 100.000). II - A sífilis pode ser diagnosticada em qualquer fase e pode afetar um ou múltiplos órgãos, imitando muitas outras doenças. Pode ser acelerada por infecção concomitante pelo HIV; nesses casos, envolvimento ocular, meningites e outras complicações neurológicas são mais comuns e mais graves. III - Sífilis gomatosa terciária benigna geralmente se desenvolve em 3 a 10 anos depois da infecção e pode envolver a pele, ossos e órgão internos. Gomas são massas inflamatórias, macias, destrutivas que geralmente são localizadas, mas podem infiltrar órgãos ou tecidos de maneira difusa; crescem e se curam lentamente e deixam cicatrizes
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3148337 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: Pref. Prudentópolis-PR
Os glóbulos brancos se desenvolvem a partir de células-tronco da medula óssea. Por vezes, ocorrem erros na sua maturação, e alguns fragmentos dos cromossomos reorganizam-se. Os cromossomos anormais resultantes interferem no controle normal da divisão celular e fazem com que as células afetadas se multipliquem sem controle ou fiquem resistentes à morte celular natural, o que resulta em leucemia. Sobre este tema, analise as alternativas e assinale a incorreta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3148336 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: Pref. Prudentópolis-PR
A Gota é uma artrite inflamatória de origem metabólica que é causada por cristalização dos cristais de urato monossódico monohidratado (UMS) nas articulações, podemos analisar os itens e assinalar os corretos:

I - O desequilíbrio metabólico responsável pela gota é a supersaturação do sangue e dos fluidos orgânicos com o íon urato, até o ponto em que a formação de cristais é viável. II - A gota é resultado das respostas inflamatórias aos cristais depositados nas articulações devido a um ou mais desarranjos na fisiologia do urato. Ao contrário da maioria dos mamíferos, o urato é o produto final da degradação oxidativa do metabolismo da purina em humanos e em espécies primatas superiores, porque o gene que codifica a enzima uricase (oxidase do urato) tem sido silenciado por mutações. III - As concentrações séricas de urato que excedem 6,8 mg/dL são saturantes, uma condição referida como hiperuricemia. A hiperuricemia persistente indica saturação de líquido extracelular com urato. Valores crescentes de hiperuricemia conferem risco crescente (mas não linearmente relacionado) de deposição de cristal de urato e consequências clínicas associadas. IV - A hiperuricemia ocorre quando a produção de urato não é balanceada pela excreção renal. Em 90% de todos os pacientes com gota, a causa desse desequilíbrio é a subexcreção renal. Os 10% restantes dos casos de gota são causados por superprodução de purina ou uma combinação da superprodução e subexcreção.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas