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Para Hoffmann (2012), a avaliação na Educação Infantil consiste em um conjunto de procedimentos didáticos que se estendem por um longo tempo e em vários espaços escolares de caráter:
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De acordo com o texto Corpos e danças na Educação Infantil, presente na obra Infância e suas linguagens (2014), Isabel Marques afirma que o papel da dança na Educação Infantil é favorecer a construção de um corpo lúdico e crítico por intermédio dos seus principais protagonistas que são os alunos e os professores, nas suas relações com a dança.
A construção desse corpo lúdico e crítico deve estar voltado para a cidadania:
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De acordo com Richter & Barbosa (2010), o currículo traz consigo uma visão de conhecimento e de processo educacional que engloba a cultura, a pesquisa e o aperfeiçoamento dos professores. Nessa perspectiva, o professor não é visto como um especialista que programa tecnicamente o ensino, mas assume a postura de:
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Paulo Fochi (2015), a partir das contribuições de Malaguzzi e Fortunatti, destaca que a construção de projeto educativo ocorre em três âmbitos que são:
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Gobbi & Pinazza (2014) ressaltam as contribuições de Froebel, Dewey e Bruner para repensar a criança em uma perspectiva humanizadora que conduza à construção de olhares e práticas que nos capacitem a ver e aprender com as crianças desde que nascem rompendo com propostas e relações:
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Richter & Barbosa (2010) identificam três modalidades curriculares presentes nas creches do país: listagem de ações educativas marcada pela fragmentação das áreas do conhecimento; ações de “vigilância” ou “aceleração” do desenvolvimento infantil cuja base ancora-se nas etapas evolutivas; e ações voltadas prioritariamente para o atendimento às necessidades básicas das crianças.
As autoras afirmam que estas três modalidades curriculares são propostas que têm como característica a prescrição advinda de pedagogias:
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Em Ideias orientadoras para creche: a qualidade negociada, Becchi (2012, p. 9) destaca que a creche possui a função de tornar pública a infância e o seu desenvolvimento, pois nela a criança experimenta a coletividade e a heterogeneidade na interação com diversos sujeitos e saberes distintos dos da sua família.
Dessa forma, ao conviver com o coletivo e efetivar trocas com os outros, a criança tem oportunidade de construir sua:
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Hoffmann (2014) ressalta que é necessário que o professor compreenda a avaliação não como um jogo de regras definidas e uniformes com parâmetros fixos e controladores.
Assim, é preciso que o professor aprenda a olhar e observar não só o que está visível no cotidiano escolar, mas ir além, desenvolvendo:
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De acordo com Stela Barbieri, em seu livro Interações: onde está a arte na infância? (2012), a imaginação e a criatividade das crianças são ilimitadas, o que favorece o desenvolvimento de sua potência e a ampliação das suas formas de expressão por meio da exploração e apropriação:
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Falk (2011, p. 28), com base no trabalho desenvolvido por Pikler, aponta quatro princípios básicos sobre o cuidado com bebês em espaços coletivos.
Sobre esses princípios é correto afirmar:
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