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Maria Cecília L. Fonseca, em O patrimônio em processo
afirma que “dada a importância de Minas Gerais e dos
mineiros na criação do Sphan, interessa caracterizar
a posição desse grupo e o papel de Minas tanto no
movimento modernista quanto na política brasileira nas
décadas de 1920 e 1930” (2005, p. 92), Pois, para os
modernistas, Minas Gerais se constituiu, desde a década
de 1920, em polo catalisador e irradiador de ideias.
Levando tais afirmações em conta, numere a
COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo
a relação entre as ideias difundidas pelo grupo de
modernistas mineiros e os acontecimentos.
COLUNA I 1. Em viagem a Minas Gerais, em 1916, Alceu Amoroso Lima e Rodrigo Melo Franco perceberam a riqueza da arte colonial e a necessidade de sua preservação. 2. Em 1923, o deputado Luiz Cedro apresentou um projeto de lei destinado a salvar o patrimônio mineiro, sugerindo a criação de um órgão público de proteção aos monumentos. 3. Em 1924, um grupo paulista acompanha o poeta Blaise Cendrars em viagem a Minas Gerais e tem contato com a arte colonial brasileira e o grupo de modernistas mineiro.
COLUNA II ( )Segundo os membros desse grupo, essa seria a viagem de “Descoberta do Barroco”. ( )Proposta de criação de uma inspetoria dos monumentos históricos. ( )Mario de Andrade dizia que foi a viagem de contato com a arte colonial, de “Descoberta do Brasil”.
Assinale a sequência correta.
COLUNA I 1. Em viagem a Minas Gerais, em 1916, Alceu Amoroso Lima e Rodrigo Melo Franco perceberam a riqueza da arte colonial e a necessidade de sua preservação. 2. Em 1923, o deputado Luiz Cedro apresentou um projeto de lei destinado a salvar o patrimônio mineiro, sugerindo a criação de um órgão público de proteção aos monumentos. 3. Em 1924, um grupo paulista acompanha o poeta Blaise Cendrars em viagem a Minas Gerais e tem contato com a arte colonial brasileira e o grupo de modernistas mineiro.
COLUNA II ( )Segundo os membros desse grupo, essa seria a viagem de “Descoberta do Barroco”. ( )Proposta de criação de uma inspetoria dos monumentos históricos. ( )Mario de Andrade dizia que foi a viagem de contato com a arte colonial, de “Descoberta do Brasil”.
Assinale a sequência correta.
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De acordo com o Guia Básico de Educação Patrimonial
(1999, p.11), identificado o objeto / fenômeno / tema
de estudo, a ação educativa se desenvolverá ao longo
de etapas. Levando em conta os passos estabelecidos
pela metodologia, numere a COLUNA II de acordo
com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre as
etapas e os objetivos / exemplos de atividades a serem
desenvolvidas em cada uma delas.
COLUNA I 1. Observação 2. Registro 3. Exploração 4. Apropriação
COLUNA II ( )Identificar o objeto / função / significado; exercícios de percepção visual / sensorial, por meio de perguntas, medição, dedução ou manipulação, como exemplos de ações dessa etapa. ( )Desenvolver capacidade de análise e julgamento crítico, interpretação das evidências e significados; análise de problema, levantamento de hipóteses e pesquisa em outras fontes são exemplos de atividades dessa etapa. ( )Envolver afetivamente, internalização e valorização do bem cultural; ações de releitura, dramatização, interpretação em diferentes meios de expressão, como pintura, caracterizam essa etapa. ( )Fixar o conhecimento percebido, aprofundamento da observação e análise, desenvolvimento da memória sobre a experiência; as atividades de descrição verbal ou escrita, construção de maquetes e outras representações são exemplos de ações possíveis nessa etapa.
Assinale a sequência correta.
COLUNA I 1. Observação 2. Registro 3. Exploração 4. Apropriação
COLUNA II ( )Identificar o objeto / função / significado; exercícios de percepção visual / sensorial, por meio de perguntas, medição, dedução ou manipulação, como exemplos de ações dessa etapa. ( )Desenvolver capacidade de análise e julgamento crítico, interpretação das evidências e significados; análise de problema, levantamento de hipóteses e pesquisa em outras fontes são exemplos de atividades dessa etapa. ( )Envolver afetivamente, internalização e valorização do bem cultural; ações de releitura, dramatização, interpretação em diferentes meios de expressão, como pintura, caracterizam essa etapa. ( )Fixar o conhecimento percebido, aprofundamento da observação e análise, desenvolvimento da memória sobre a experiência; as atividades de descrição verbal ou escrita, construção de maquetes e outras representações são exemplos de ações possíveis nessa etapa.
Assinale a sequência correta.
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- Conservação e PreservaçãoArquitetura de Museus
- Conservação e PreservaçãoMuseografia
- Conservação e PreservaçãoSegurança e Gestão de Riscos
Recentemente, o país foi abalado pelo incêndio no Museu
Nacional. O sinistro alertou as autoridades gestoras do
patrimônio cultural do país para a necessidade de se
investir em medidas de conservação e preservação do
rico patrimônio museal possuído pelo Brasil.
São ações básicas na escolha dos espaços de exposição de acervos museológicos, exceto:
São ações básicas na escolha dos espaços de exposição de acervos museológicos, exceto:
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Considerando os riscos aos quais são expostos o
patrimônio arqueológico em Lagoa Santa, assinale a
alternativa incorreta:
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- Conceitos e DefiniçõesMemória e Patrimônio Cultural
- Documentação MuseológicaCaracterização, Classificação e Registro
- Legislação
Márcia Sant’Anna (2003, p. 46 et seq.) historia o
reconhecimento dos bens imateriais pelas políticas de
patrimônio nacional e internacional. Nesse processo,
a instituição de uma sistemática de registro e inventário
no país foi consolidada a partir da criação do Decreto
nº 3.551/2000.
Assim, à semelhança dos bens tombados, foram criados os seguintes livros de registro para o patrimônio imaterial, exceto:
Assim, à semelhança dos bens tombados, foram criados os seguintes livros de registro para o patrimônio imaterial, exceto:
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Em parecer sobre o tombamento do Centro Histórico
de Laguna, o arquiteto Luís Fernando Franco chama
atenção para o fato de que esse tombamento não
é indicado pela excepcionalidade dos monumentos,
e sim por “[...] tratar-se de documento precioso da
história urbana do país, menos como sede de
acontecimentos notáveis – embora estes também tenham
sido ali assinalados – do que pela escolha criteriosa do
sítio, pelo papel que o povoado pôde desempenhar,
em virtude de sua localização, no processo de expansão
das fronteiras meridionais e, sobretudo, pela forma
urbana assumida com precipitação espacial dos dois
processos precedentes” (FRANCO apud FONSECA,
2005, p. 198).
Considerando esse contexto, analise as duas asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Foi essa nova visão de história que motivou a proposta desse mesmo arquiteto para transcrição dos centros históricos inscritos nos livros Histórico e de Belas Artes para o livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, em 1986, PORQUE II. essa visão implicava uma leitura mais abrangente desses bens, que analisa os fatos históricos a partir de uma proposta multidisciplinar, para a qual concorrem a história, a geografia, a arqueologia, a geologia, a antropologia, etc.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Considerando esse contexto, analise as duas asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Foi essa nova visão de história que motivou a proposta desse mesmo arquiteto para transcrição dos centros históricos inscritos nos livros Histórico e de Belas Artes para o livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, em 1986, PORQUE II. essa visão implicava uma leitura mais abrangente desses bens, que analisa os fatos históricos a partir de uma proposta multidisciplinar, para a qual concorrem a história, a geografia, a arqueologia, a geologia, a antropologia, etc.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
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Assinale a alternativa que apresenta o princípio básico
da organização dos arquivos.
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Em 1966, foi criado o Conselho Federal de Cultura
(CFC), composto por 24 membros, nos moldes do
Conselho Federal de Educação. O Conselho possuía
quatro câmaras, uma delas dedicada ao patrimônio
histórico e artístico nacional. Pretendia-se criar um Plano
Nacional de Cultura e auxiliar as instituições culturais do
país, de acordo com o Decreto-lei 74/1966.
Sobre as proposições políticas desse Conselho, assinale a alternativa incorreta:
Sobre as proposições políticas desse Conselho, assinale a alternativa incorreta:
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Os itens listados a seguir são bens tombados pelo
município de Lagoa Santa, exceto:
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Lia Calabre em Políticas Culturais no Brasil (2009)
afirma, com base em estudo da legislação, elaboração
de propostas e planos e diretrizes de gestão pública
para o campo da Cultura que, no governo de Fernando
Henrique Cardoso, as Leis de Incentivo tornaram-se a
política cultural do Ministério da Cultura.
No entanto, haveria uma honrosa exceção nesse quadro, que seria a elaboração de uma política pública cultural para
No entanto, haveria uma honrosa exceção nesse quadro, que seria a elaboração de uma política pública cultural para
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