Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

3145580 Ano: 2024
Disciplina: História
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. Juru-PB
Provas:

Durante muito tempo, trabalhou-se dentro da História que, durante o período Pré-histórico, havia grupos hegemonicamente caçadores. O fato é, que estudos recentes, nos apresentam possibilidades de pensarmos diferente o modo de vida e a cultura desse período. Isto é, como historiador (a), podemos traçar outras formas de perceber e pensar o período em questão. Ao menos é o que indica os estudos e as investigações realizadas pelas pesquisadoras: Cara Ocobock (Professora do departamento de Antropologia e diretora do laboratório de Energética Humana de Norte Dame) e Sara Lacy (Antropóloga com experiência em arqueologia biológica na Universidade de Delaware), em uma investigação coletiva, sinalizando que:

Disponível: https://www.scientificamerican.com/article/the-theory-that-men-evolved-to-hunt-and-women-evolved-to-gather-is-wrong/. Acesso: 27/11/2023.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3145579 Ano: 2024
Disciplina: História
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. Juru-PB
Provas:

Durante os séculos XVI e XIX ocorreram intensas trocas entre a África e a América. Originados no lucrativo tráfico de escravizados -que sustentaram toda/ parte das atividades econômicas realizadas da colônia -, essas trocas importaram a mão de obra escravizada na América portuguesa, envolvendo relações políticas e intercâmbios culturais.

Sobre essa questão, avalie a legitimidade das informações e assinale (V) se VERDADEIRAS ou (F), FALSAS:

( ) Primeiramente, no Brasil Colônia, explorou-se o pau-brasil, utilizando-se, principalmente, mão de obra indígena. Os primeiros escravos no Brasil foram os nativos, que nas regiões mais ricas, inicialmente no Nordeste, depois no sudeste brasileiro e, ainda, na região sul, foram substituídas por africanos.

( ) O uso de estrangeiros como escravos também foi um fator importante no uso de negros em substituição ao indígena na América portuguesa. Quanto mais distante e isolado estivesse o escravo de sua comunidade nativa, mais completa seria sua mudança em fator de produção e mais profícua de sua atividade.

( ) Dentre os fatores que caracterizaram a escravidão coo forma de dominação extrema de um homem sobre o outro, a violência teve um papel crucial na criação e manutenção da escravidão no Brasil colonial da América portuguesa. Dessa forma, o senhor de engenho detinha o poder de vida e morte dos escravos.

( ) A guerra dos Palmares foi um episódio de resistência mais notório da história da escravidão do novo mundo. As comunidades rebeldes, que então se organizaram, não resistiram as diversas incursões dos bandeirantes e foram prontamente inutilizados pelas tropas repressoras, a exemplo da guerra dos Saramaca.

( ) A bordo dos navios negreiros irromperam revoltas nas quais, os escravos mataram marinheiros e europeus, jogava-os nas águas do Atlânticos e tomavam o comando das embarcações, tendo em vista, a batalha de Eusébio de Querós, que passou a estabelecer e defender medidas de proteção dentro das embarcações negreiras; delegando formas e medidas de organização por: peso, idade, naturalidade e estirpe dos negros escravizados.

A sequência CORRETA é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3145578 Ano: 2024
Disciplina: História
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. Juru-PB
Provas:

A imagem exposta a seguir, extraída da capa da Revista Careta "O Direito das Minorias". Ilustrado pelo chargista Alfredo Storni. Anno XIX. Nº 951, 11 de Setembro de 1925, apresenta-nos:

Enunciado 3557632-1

Disponível em: https://acervo.bn.gov.br/sophia_web/Resultado/Listar?guid=1699457862234 Acesso: data 08/11/2023.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3145577 Ano: 2024
Disciplina: História
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. Juru-PB
Provas:

Sobre o texto, e a seguinte afirmação “Convocadas ou não convocadas, elas tiveram a mais viva participação das festas da Federações”, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3145576 Ano: 2024
Disciplina: História
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. Juru-PB
Provas:

.O texto, extraído do dicionário biográfico dos Excluídos da História. Operários, Mulheres e Prisioneiros, de Michelle Perrot, 2006.

Leia o texto I para responder às questões 36 e 37.

Texto I

[...] “Profundamente ambivalente, o princípio feminino deve ser respeitado. Tanto que a natureza feminina tem dois pólos: um maternal e benéfico, outro mágico, vermelho como o sangue, negro como o diabo, maléfico. Mães, as mulheres são benevolentes: assim, em 5 e 6 de outubro de 1789, elas se conformam ao papel tradicional de dona-de-casa. “As mulheres estiveram na vanguarda de nossa Revolução. Não é de admirar: elas sofriam mais.” Ou ainda, na festa da Federação elas cimentam a união dos cidadãos, fazendo com que o entusiasmo da família conflua para a pátria, associando o privado ao público: “Convocadas ou não convocadas, elas tiveram a mais viva participação das festas das Federações. Em não sei que aldeia, os homens tinham se reunido sozinhos um grande edifício, para redigirem juntos uma mensagem para a Assembléia Nacional. Elas se aproximam, escutam, entram com lagrimas nos olhos, também querem estar ali. Então relêem a mensagem para elas; elas aderem de todo o coração. Essa profunda união entre família e pátria trouxe a todas as almas um sentimento desconhecido”. Mas renunciaram elas a esse papel, queriam usurpar o poder masculino – como Catarina de Médici, encarnação do mal da infelicidade deixem desencadear a violência, o gosto pelo sangue, a paixão noturna que nelas habita, e a história, tal como um rio selvagem que sai do seu leito destruíra tudo à sua passagem”.

(PERROT, 2006, p. 173 a 174)

A respeito do texto, assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3145566 Ano: 2024
Disciplina: História
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. Juru-PB
Provas:

A instalação da República foi um ensaio, na tentativa de desarticulação da política imperialista no Brasil. Teoricamente, o sistema federalista, dava autonomia aos estados, que, em sua maioria, eram governados por partidos únicos. Portanto, é possível perceber que com a proclamação da República não significou grandes mudanças no país, que continuou inventariada, sobretudo, na exportação de café, e na política monopolista. Com à manutenção desse sistema políticos, alguns movimentos de contestação revelaram-se.

Sobre os primeiros momentos do sistema republicano no país, e seus desdobramentos, observe o que diz a segunda coluna e relacione-a com cada etapa e suas características.

1. Política do Encilhamento

2. Revolta da Chibata

3. Guerra de Canudos

4. Guerra do Contestado

5. O Tenentismo

( ) Caráter messiânico, e contavam com a fé para se verem livres da miséria. Foram grupos messiânicos que vagavam pelo sertão da Bahia, seguindo o líder Antônio Conselheiro.

( ) Movimento político-militar que se desenvolveu durante o período de 1920-1935, aproximadamente, sob a liderança dos oficiais revolucionários da época, alguns de baixa patente. Alguns dos principais integrantes do movimento foram: Luís Carlos Prestes, Juarez Távora e Eduardo Gomes.

( ) Fenômeno ocorrido logo no início da República Velha, durante o governo de Deodoro da Fonseca, que caracterizou-se por medidas de expansão de créditos e de estimulo à criação de bancos, empresas e ao processo de industrialização.

( ) Era uma disputa entre os estados de Santa Catarina e o Paraná. Tratava-se de uma região favorável à ocupação humana e irrigada por muitos rios, entre eles o do Peixe e o Iguaçu, com vales de terras férteis, propícias a agricultura, e campo para criação de gados.

( ) Foi uma rebelião organizada pela insatisfação das condições que enfrentavam alguns marinheiros, em especial os negros e mestiços; um movimento contra a desigualdade social e racial existente tanto na marinha como na sociedade como um todo e teve como líder João Cândido; o Almirante Negro.

Assinale sequência CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3145564 Ano: 2024
Disciplina: História
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. Juru-PB
Provas:

Sobre o processo do Imperialismo Norte-Americano e/ou a expressão “Destino Manifesto”, analise as proposições:

I. Foi com a Guerra de Secessão, que consolidou-se a hegemonia da burguesia industrial britânica, no controle politico do país, através do partido Republicano Socialista Soviético, viabilizando a implementação de uma política de Estado fundada na industrialização das tecnologias e controle do Estado.

II. Foi uma das políticas defensivas da proposta americana, iniciada por James Monroe, a “Doutrina de Monroe”, defendida pelo lema: “América para os Americanos”, contrapondo-se aos domínios e expansão europeia.

III. O “Destino Manifesto”, anexado ao contexto do imperialismo Norte-Americano, é uma expressão que se popularizou no território americano, argumentada tanto do ponto de vista religioso, cultural e econômico.

IV. A expressão “Destino Manifesto", por sua vez, representava uma proposta dos ideários imperialistas, que acompanhou o expansionismo interna e externo nas colônias do Norte e Sul, que se desenvolveram de forma análogas.

V. Umas das propostas que fundamentaram o imperialismo Norte-Americano foi o fato de pensarem serem ser, os Estados Unidos da América, protótipos políticos, econômicos e culturais, padrões de influência.

Está(ão) CORRETO(S):

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3145563 Ano: 2024
Disciplina: História
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. Juru-PB
Provas:

Sobre o conflito entre Israel e Hamas, 2023, analise o texto a seguir:

Segundo à British Broadcasting Corporation News (BBC):

“Os gritos de socorro ecoam em meio à destruição causada por bombas lançadas na Faixa de Gaza. Embaixo de escombros de construções como prédios ou estabelecimentos comerciais há sobreviventes de ataques que clamam para ser salvos”.

“Agora o nosso principal objetivo é ficar vivo, por um milagre. Não sabemos o que vai acontecer. As bombas caem por todos os lugares e a nossa sorte é ficar vivo junto com a minha família. Não temos nenhum escape disso, não existe nenhum lugar considerado seguro”.

Disponível em:https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1dk7z3x1ero.amp. Acesso: 23/10/2023.

Sobre a guerra no Oriente Médio, entre Israel e Palestina, podemos considerar como Correto, EXCETO, o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3145562 Ano: 2024
Disciplina: História
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. Juru-PB
Provas:

A imagem exposta a seguir, extraída a partir da representação da estatueta que sinaliza uma das obras literárias mais utilizadas para justificar à fundação do Império Romano, possibilita-nos imaginarmos como, hipoteticamente, a cidade de Roma originalizou-se.

Enunciado 3557612-1

Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/uso-musica-para-ensino-historia-imperio-romano.htm. Acesso: 23/10/2023

Sobre os povos romanos desse período, analise as proposições:

I. A sociedade, no período da Monarquia, baseava-se na gens, que eram grupos de pessoas com passados comuns. Além de seus membros naturais, a gens, abrigava outros membros, que ficaram conhecidos como clientes.

II. A base política, durante o período da Monarquia, era a cúria. Eram nas assembleias curiais que se elegia um dos membros da Plebe, para representar o povo, que iria assumir a figura de Rei e as funções políticas, militares e religiosas.

III. Os patrícios, foram os povos que instituíram a República Romana, e substituíram o governo monárquico por um governo oligárquico; por serem grandes detentores de terras.

IV. Durante os diversos ataques e conquistas territoriais, durante o Império, Roma não podia ser mais governada pelas cidade-Estado (organização social proveniente do surgimento da República). Destarte, vindo a surgir uma segunda Monarquia durante o Império.

Está(ão) CORRETO(S):

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3145561 Ano: 2024
Disciplina: História
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. Juru-PB
Provas:

Analise o texto a seguir:

“Inicialmente a historiografia separa seu presente de um passado. Porém, repete sempre o gesto de dividir. Assim sendo, sua cronologia se compõe de "períodos" (por exemplo Idade Média, História Moderna, História Contemporânea) entre os quais se indica sempre a decisão de ser outro ou de não ser mais o que havia sido até então (o Renascimento, a Revolução). Por sua vez, cada tempo "novo" deu lugar a um discurso que considera "morto" "aquilo que o precedeu, recebendo um "passado " já marcado pelas rupturas anteriores. Logo, o corte é o postulado da interpretação (que se constrói a partir de um presente) e seu objeto (as divisões organizam as representações a serem reinterpretadas.

Sobre as escritas nas produções historiográficas, é INCORRETO afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas