Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1577310 Ano: 2011
Disciplina: Engenharia Florestal
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:
Com relação às propriedades organolépticas da madeira, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Várias madeiras apresentam brilho natural, que está relacionado tanto com a orientação dos elementos celulares como com a presença de extrativos (resinas, óleos) no cerne. O brilho deve ser observado sempre em superfície longitudinal do cerne livre de verniz ou cera.

( ) As madeiras de grãs irregulares incluem madeiras cujos elementos axiais apresentam variações de inclinação quanto ao eixo longitudinal do tronco ou de peças de madeira. O gosto e o cheiro são propriedades organolépticas intimamente relacionadas, por se originarem nas mesmas substâncias.

( ) A cor é de grande importância sob o ponto de vista prático, pela influência que exerce sobre o seu valor decorativo, e a grã da madeira é o termo que se refere à orientação geral dos elementos horizontais constituintes do lenho em relação ao eixo da árvore.

( ) A textura é o efeito produzido na madeira pelas dimensões, distribuição e percentagem dos diversos elementos estruturais constituintes do lenho. No seu conjunto, encontramos os seguintes tipos: grossa, média e fina.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1577293 Ano: 2011
Disciplina: Engenharia Florestal
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:
Os “sítios” onde se desenvolvem as plantas apresentam diversos fatores que influenciam diretamente seu desenvolvimento. Entre eles, são muito importantes os chamados macronutrientes, e na sua ausência evidenciam-se sintomas de deficiência. Em relação a esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. Plantas deficientes em fósforo apresentam folhas jovens com nervuras e áreas internervais verde-claras. 2. Plantas deficientes em magnésio apresentam folhas variegadas ou cloróticas, que podem avermelhar-se e apresentar algumas vezes machas necróticas. Os ápices e as margens foliares tornam-se curvados para cima. 3. Plantas deficientes em nitrogênio apresentam clorose generalizada, especialmente nas folhas mais velhas. Nos casos mais graves, as folhas tornam-se completamente amarelas e ficam marrons quando morrem. 4. Plantas deficientes em potássio apresentam folhas variegadas ou cloróticas, com pequenas manchas de tecidos necróticos no ápice e na margem. 5. Plantas deficientes em cálcio apresentam mortalidade nos ápices caulinares e radiculares. Folhas jovens primeiro formam ganchos e depois os ápices, e as margens morrem, adquirindo a aparência de terem sido cortadas nesse local. Assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1577282 Ano: 2011
Disciplina: Engenharia Florestal
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:
A construção de estradas e o preparo do solo são atividades muito importantes em empreendimentos de base florestal, requerendo implementos específicos. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. A subsolagem é realizada quando a camada compactada está a uma profundidade maior ou igual a 30 centímetros, sendo realizada por implementos denominados “subsoladores”. 2. A escarificação é usada quando a camada compactada está a uma profundidade de 15 a 30 centímetros. Essa operação é feita com implementos denominados arados escarificadores. 3. O “enleiramento” refere-se à disposição de material lenhoso derrubado em “leiras”. Um equipamento específico para tal fim é a lâmina frontal enleiradora (ancinho enleirador). 4. As estradas e aceiros principais devem ser locados no sentido norte-sul, para facilitar a secagem de seus leitos durante o período chuvoso. Os talhões devem ter seu maior comprimento no sentido leste-oeste, para facilitar a extração da madeira. 5. A grade “bedding” revolve o terreno, faz um camalhão, alinha o plantio e ainda pode, dependendo da adaptação, deixar o terreno adubado e sulcado. Assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1577280 Ano: 2011
Disciplina: Engenharia Florestal
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:
A poda é uma das intervenções silviculturais mais importantes. Em relação à morfologia da base de galhos e ao processo de reação à perda de galhos, considere as seguintes afirmativas:

1. A “compartimentalização” cria barreiras no interior do tronco para evitar o crescimento de patógenos e outros agentes degradadores.

2. A região conhecida como “fossa basal” é o colar negativo, ou seja, uma depressão no tronco abaixo da base do galho. Essa parte indica uma falta de fluxo de seiva elaborada do galho para o tronco, mesmo com folhas vivas realizando fotossíntese.

3. O “colar” é a porção superior do galho, na inserção do tronco.

4. A região conhecida como “crista de casca” é formada por um acúmulo de casca na parte inferior do galho, na inserção do tronco.

Assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1577273 Ano: 2011
Disciplina: Engenharia Florestal
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:
O processo conhecido como eutrofização é um dos principais problemas relacionados à poluição de recursos hídricos. Em relação a esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Considera-se um lago como oligotrófico quando apresenta baixa produtividade biológica e baixa concentração de nutrientes.

2. A eutrofização manifesta-se por meio do aumento da produtividade biológica do lago, sendo observada a proliferação de algas e outros vegetais aquáticos, devido à maior quantidade de nutrientes disponível.

3. Os nutrientes mais importantes para a ocorrência da eutrofização são em geral o fósforo e/ou o nitrogênio.

4. A eutrofização causa redução de matéria orgânica no ambiente. Com isso, os peixes passam a competir com os decompositores pelo oxigênio disponível. Isso resulta em mortalidade de peixes e a sobrevivência das espécies menos exigentes.

Assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1577270 Ano: 2011
Disciplina: Engenharia Florestal
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:
Em ecologia florestal, diversos termos são importantes para a descrição de componentes e de processos que compõem um determinado ambiente. Em relação ao termo ecossistema, considere as seguintes afirmativas:

1. A energia no ecossistema pode ser armazenada e depois liberada sob controle, ou exportada, mas não pode ser reutilizada.

2. Os ecossistemas são ambientes fechados. Mesmo assim, os chamados ambientes de entrada e de saída devem ser considerados partes importantes do conceito.

3. Os componentes e processos que tornam funcional um ecossistema são a comunidade, o fluxo de energia e a ciclagem de materiais.

4. O ecossistema é a unidade funcional básica na ecologia, pois inclui tanto os organismos quanto o ambiente abiótico.

Assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1576082 Ano: 2011
Disciplina: Engenharia Florestal
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:
Considere as seguintes definições: 1. Escarpa: espaço brejoso ou encharcado que contém nascentes ou cabeceiras de cursos d’água, onde há ocorrência de solos hidromórficos, caracterizado predominantemente por renques de Mauritia flexuosa e outras formas de vegetação típica. 2. Nascente ou olho d’água: local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a água subterrânea. 3. Vereda: unidade geomorfológica de constituição predominantemente arenosa, com aparência de cômoro ou colina, produzida pela ação dos ventos, situada no litoral ou no interior do continente, podendo estar recoberta ou não por vegetação. 4. Nível mais alto: nível alcançado por ocasião da cheia sazonal do curso d’água perene ou intermitente. 5. Duna: rampa de terrenos com inclinação igual ou superior a 45º, que delimitam relevos de tabuleiros, chapadas e planalto. São definições dadas na Resolução 303, de 20 de março de 2.002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1576081 Ano: 2011
Disciplina: Engenharia Florestal
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:
No estudo da vegetação, existem técnicas para a coleta e a preparação de material. Em relação a esse assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. A “herborização” envolve prensagem, secagem e preparação do exemplar botânico para a inclusão no herbário. 2. As etiquetas de identificação devem reunir algumas informações: o coletor (Col.) deve indicar seu nome sempre da mesma forma, abreviando o primeiro nome e escrevendo por extenso os últimos nomes; o primeiro identificador do exemplar botânico (Det.) preenche o nome científico na etiqueta. 3. As amostras das plantas depositadas no herbário são montadas em folhas de cartolina, recebendo etiquetagem. Essa amostra chama-se exsicata. 4. A prensagem é o processo de preparação da amostra, a partir da coleta. Consiste em acondicionar o exemplar em folhas de jornais, dentro de uma prensa, para submetê-lo posteriormente a um processo de desidratação em estufa. Assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1576080 Ano: 2011
Disciplina: Engenharia Florestal
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:
O solo é a fonte primária de nutrientes para os vegetais. Em relação a esse assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. O horizonte A, ou base do solo, é composto por rochas intemperizadas e minerais, a partir dos quais o verdadeiro solo dos horizontes superiores é formado.

2. O horizonte B contém muito menos material orgânico e é menos intemperizado que o horizonte A acima dele. O óxido de ferro, as partículas de argila e pequena quantidade de material orgânico estão entre os materiais carregados do horizonte A para o B.

3. O horizonte C do solo é a região superior, de grande atividade física, química e biológica. Esse horizonte contém a maior quantidade de material orgânico do solo.

4. Solos argilosos, quando comparados com solos arenosos, seguram uma quantidade bem menor de água. Isso se deve à presença de poros finos e às forças de atração que existem entre as moléculas de água e as partículas de argila de tamanho coloidal.

5. O “ponto de murcha permanente do solo” associa-se a uma porcentagem de água que resta num solo. Nessa condição, quando submetidas a um murchamento intenso, as plantas não se recuperam, mesmo quando colocadas em uma câmara úmida.

Assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1576078 Ano: 2011
Disciplina: Engenharia Florestal
Banca: UFPR
Orgão: Itaipu
Provas:
Os chamados sistemas silviculturais tropicais são praticados em diversas partes do mundo. Sobre esses sistemas, considere as seguintes afirmativas:

1. Os “sistemas de melhoramento” compreendem intervenções de domesticação em povoamentos, visando melhorar sua produção no futuro.

2. O método “Martineau” envolve um processo de domesticação através de plantios sob cobertura. Uma das espécies originalmente utilizadas foi Tarrietia utilis.

3. Os sistemas silviculturais de transformação envolvem uma conversão gradual e lenta de uma floresta quanto à sua composição e/ou estrutura.

4. O método conhecido como “Okoumé” é um sistema de substituição. Esse método foi praticado originalmente no Gabão, tendo como destaque a espécie Antocephalus cadamba.

5. O método chamado de “Limba” é um sistema silvicultural de substituição, desenvolvido originalmente no Congo.

Assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas