Magna Concursos

Foram encontradas 51 questões.

A corrosão uniforme é uma das mais fáceis de controlar, de ver, de proteger e também é a mais comum. Se trata de uma corrosão eletroquímica que se processa em toda a extensão da superfície, ocorrendo perda uniforme de espessura. É o tipo mais comum e ocorre sobre toda a superfície da peça. Irregularidades microscópicas formam milhões de anodos e catodos espalhados pela superfície do metal em contato com o meio eletrolítico (pilhas de ação local).

Sobre o tema corrosão uniforme, assinale a afirmativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
No que se refere às questões relacionadas a fragilização por hidrogênio, assinale a afirmativa incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A necessidade de aços microligados, resistentes aos ambientes agressivos encontrados nas jazidas de petróleo e gás, como no pré-sal, que contém quantidades consideráveis de ácido sulfídrico (H2S) e dióxido de carbono (CO2), requer que todos os setores envolvidos na cadeia produtiva da indústria petroleira conheçam os fatores que influenciam os processos de corrosão e falhas provocadas pelo hidrogênio em tubulações e peças fabricadas com aços microligados.

(Duberney Hincapie-Ladino; Neusa Alonso Falleiros. Trincamento induzido por hidrogênio em aços microligados. Tecnol. Metal. Mater. Miner., São Paulo, v. 12, n. 1, p.82-93, jan./mar. 2015)


Assim sendo, assinale com V a(s) afirmativa(s) considerada (s) verdadeiras e com F a(s) falsa(s).


( ) O fenômeno da fragilização por hidrogênio é definido como a diminuição da ductilidade pela entrada de hidrogênio atômico no metal; aços com alta resistência são muito vulneráveis, como os aços temperados e revenidos ou endurecidos por precipitação.


( ) Certos elementos e compostos químicos aceleram a entrada de hidrogênio aumentando os danos. Entre as espécies presentes no eletrólito, que promovem a entrada de hidrogênio no metal, estão os compostos dos elementos fósforo, arsênio e antimônio pertencentes ao grupo 5A, somente.


( ) A fratura induzida pelo hidrogênio normalmente é reportada em aços microligados, expostos a ambientes ácidos (sour gas), encontrados na indústria do petróleo e gás.


( ) O trincamento induzido por hidrogênio se inicia com a corrosão do aço no meio aquoso (sour gas) onde são gerados átomos de hidrogênio (H) na superfície do aço.



As afirmativas são, respectivamente,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Dentre os métodos de proteção contra a corrosão, destacam-se os filmes protetores que podem ser obtidos por diferentes técnicas como, por exemplo, deposição eletroforética (EPD). Sobre essa técnica e seus parâmetros, assinale a afirmativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Em ambientes de alta agressividade aos materiais metálicos, pode ser indicado o uso de ligas resistentes à corrosão. Entretanto, mesmo em ligas resistentes, é possível a ocorrência de crévice, que pode ser avaliado por teste padronizado em laboratório, conforme descrito na norma ASTM G192. Com relação a esse ensaio são feitas as seguintes afirmativas:

I. Na primeira etapa do teste, a amostra metálica deve ser polarizada anodicamente de forma galvanostática para surgimento do crévice.

II. Durante o ensaio são aplicadas duas diferentes técnicas de polarização: galvanostática e potenciostática.

III. O potencial de repassivação é definido como aquele em que a corrente aumenta continuamente em função do tempo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3146969 Ano: 2024
Disciplina: Química
Banca: Instituto Access
Orgão: INT
Com relação ao mecanismo de corrosão pelo CO2, assinale a afirmativa incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A Mecânica da Fratura trata do comportamento à fratura de componentes contendo defeitos ou trincas sob condições semelhantes às encontradas na prática.

Materiais de engenharia podem fraturar de forma dúctil ou frágil, dependendo de sua capacidade de tolerar deformação plástica.

No que se refere à ductilidade, assinale a afirmativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Os processos de corrosão são considerados reações químicas heterogêneas ou reações eletroquímicas, que se passam geralmente na superfície de separação entre metal e o meio corrosivo.

No que se refere à proteção e alguns fatores causadores da corrosão, analise as afirmativas a seguir:

I. Para proteger um metal contra a corrosão, existem técnicas consideradas úteis, como: pintura, plastificação, galvanoplastia, anodização e proteção catódica.

II. Os meios corrosivos mais frequentemente encontrados são os seguintes: atmosfera, águas naturais, água do mar, solo, produtos químicos, alimentos, substâncias fundidas.

III. Existem fatores que por si só não provocam corrosão, mas são capazes de acelerar o processo. Um exemplo disso é a presença de gás carbônico (CO₂), dióxido de enxofre (SO₂) e outras substâncias ácidas no ar.

IV. Uma forma muito comum de proteger um metal da corrosão é revesti-lo com metais que tenham maior potencial de redução, ou seja, maior tendência a perder elétrons.

São consideradas CORRETAS:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Há três formas de o meio agir sobre o material, degradando-o, e por essa razão a corrosão é classificada em eletroquímica, química e eletrolítica.

Sobre as três formas citadas, assinale a afirmativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Com relação à qualificação de inibidores de corrosão para oleodutos, assinale a afirmativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas