Magna Concursos

Foram encontradas 70 questões.

3106257 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Dado o excerto da Marcha Real, da obra A História do Soldado, de Igor Stravinsky (1882-1971), compassos 1 a 14, responda à questão:

Enunciado 3431801-1

Considerando que o andamento do trecho seja semínima igual a 120 batidas por minuto e que a colcheia é sempre igual à colcheia, o regente deverá bater o compasso de dois tempos. O gráfico que melhor representa a escolha do regente é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3106256 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Dado o excerto da Marcha Real, da obra A História do Soldado, de Igor Stravinsky (1882-1971), compassos 1 a 14, responda à questão:

Enunciado 3431800-1

Considerando que o andamento do trecho seja semínima igual a 120 batidas por minuto e que a colcheia é sempre igual à colcheia, o regente deverá bater o compasso:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3106255 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Observe os excertos:

Enunciado 3431799-1

I.

Enunciado 3431799-2

II.

Enunciado 3431799-3

III.

Enunciado 3431799-4

IV.

Enunciado 3431799-5

Os gráficos acima, na ordem que se apresentam, representam as seguintes formas de compasso:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3106254 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Observe os excertos:

Enunciado 3431798-1

Considerando que o tempo do primeiro excerto seja mínimas iguais a 110 batidas por minuto, o melhor gráfico que representa o gestual do regente será:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3106253 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Observe os excertos:

Enunciado 3431797-1

Estão CORRETAS as afirmações:

I. No primeiro caso, quando a música começar no primeiro tempo, será suficiente marcar o tempo anterior, o que já fará com que a entrada seja precisa.

II. Se a música começar do último tempo de um compasso quaternário, servirá de preparação o tempo anterior, isto é o terceiro.

III. No terceiro caso, quando a entrada é feita ente dois tempos fortes, o tempo forte que preceder deve destacar-se para que haja clareza e o grupo sinta a parte forte precedente.

IV. Em todos os casos deve-se marcar um compasso em branco antes do início da música.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3106252 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Observe as figuras e as sentenças abaixo.

Enunciado 3431796-1

As descrições abaixo se referem às figuras:

I. Este gesto descreve um movimento ininterrupto e sem apoio sobre os tempos. É empregado, em geral, nos andamentos moderados onde se requer pouca intensidade sonora da orquestra, mas como sonoridade muito ligada e expressiva.

II. Podemos exemplificar este gesto no movimento do metrônomo, cujo pêndulo oscila acentuando cada tempo, mas perfazendo um trajeto sem repouso sobre cada marcação. É um movimento ligado, mas não contínuo, pois apenas passa por cada tempo que marca.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3106251 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Observe as figuras e as sentenças abaixo.

Enunciado 3431795-1

A sentença INCORRETA é:

I. Embora as intenções musicais sejam diferentes entre si, a música não é regida no mesmo padrão de quatro tempos por todos os padrões acima.

II. Os padrões de regência ainda podem variar de acordo com marcações específicas na partitura, como: entradas, cortes, subdivisões, acentos e fermatas, entre outros conceitos musicais.

III. Com isso nota-se a complexidade da regência, principalmente no tocante da execução de gestos que deverão ser claros principalmente por poderem possuir sutis diferenças entre si.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3106250 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Observe as figuras e as sentenças abaixo:

Enunciado 3431794-1

Estão INCORRETAS as sentenças:

I. Durante a execução do padrão de regência, o regente deverá estar atento à marcação de tempo, o qual realiza seguindo os batimentos por minuto abordados anteriormente, à medida que explora o espaço.

II. É importante mencionar que os padrões mostrados nos exemplos acima se referem sempre ao movimento da mão direita. Desta forma, o movimento espelhado horizontalmente seria o equivalente à mão esquerda.

III. Considerando os padrões anteriores, vemos que há diferenças devidas ao fato de serem de escolas distintas, entretanto, outros fatores para escolha de variações entre os padrões têm características exclusivamente musicais, como expressividade, articulação rítmica (staccatos, legatos, etc), fraseado musical e afetividade, entre outros.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3106249 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Observe as figuras e as sentenças abaixo:

Enunciado 3431792-1

Estão CORRETAS as sentenças:

I. A velocidade com que o movimento é realizado dependerá de quantas batidas por minuto (“BPM”) são utilizadas pela música. Uma BPM de 60 significa que em 1 minuto são realizadas 60 batidas, isto é, marcações de tempo.

II. No exemplo de um movimento de 4 tempos, isto equivale a dizer que, a cada 1 segundo o próximo tempo é marcado, ou seja, todo padrão é realizado em 4 segundos.

III. Analogamente, o mesmo padrão seria realizado em 2 segundos se a BPM fosse 120, já que cada tempo seria marcado a cada ½ segundo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3106248 Ano: 2016
Disciplina: Música
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Observe as figuras e as sentenças abaixo:

Enunciado 3431791-1

Estão CORRETAS as sentenças:

I. Todos os gráficos acima são capazes de localizar o músico nos tempos do compasso (as partes de um todo).

II. As formas dos esquemas exemplificados são diferentes em função de terem surgido em escolas de regência diferentes e as respectivas coerências de suas construções técnicas.

III. Nos padrões de regência, cada número representa a marcação de um tempo (“batida”) e as linhas representam o percurso a ser realizado pela mão do regente.

IV. O movimento é iniciado, pelo menos, dois tempos antes daquele onde a música de fato começa.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas