Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

75395 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

“O partido arquitetônico seria uma conseqüência formal derivada de uma série de condicionantes ou de determinantes; seria o resultado físico da intervenção sugerida”. (LEMOS, 1980) Dentre os principais determinantes ou condicionantes de um partido arquitetônico podemos citar:

I. A técnica construtiva (recursos locais humanos e materiais, intenção plástica)

II.O clima

III. As condições físicas e topográficas do sítio

IV. O programa de necessidades

V. As condições financeiras do empreendedor

VI. A legislação regulamentadora

Com relação ao dito anterior podemos afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
75394 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

“A presença de áreas verdes, sobretudo as de ordem pública, é essencial na estrutura e dinâmica do ambiente urbano, que por seus atributos, vem colaborar para melhoria da qualidade ambiental e da vida da população, através dos múltiplos benefícios desempenhado pelas funções naturais da vegetação arbórea”. (RESENDE & SOUZA, 2009) Com relação ao texto anterior analise qual alternativa não representa um benefício da arborização urbana.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
75393 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

“na década de 50 do século passado, surgiram e se consolidaram no país as principais linhas do projeto paisagístico contemporâneo, sendo também cenário da idealização e da construção das mais radicais posturas referentes à conformação dos espaços livres urbanos.” (FILHO, 2001) O texto anterior refere-se ao surgimento do paisagismo moderno no Brasil, que, por sua vez, seguiu os ditames do urbanismo moderno. Assinale a alternativa correta quanto ao princípio característico deste estilo, visivelmente presente no plano de Brasília:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
75392 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

“passavam pois a vigorar os princípios da planta livre, com ampla flexibilidade, de modo que, pelo menos em teoria, somente seriam satisfeitas nos projetos as exigências de funcionalidade e da própria composição. Se, por um lado, na prática esses alvos estavam longe de um completo atendimento, por outro é inegável que seriam superados os entraves que ainda dificultavam o desenvolvimento na organização espacial.” (FILHO, 1978) O texto anterior refere-se a que fase da arquitetura nacional.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
75391 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Antes de passarmos efetivamente para o interior e um edifício, nos aproximamos de sua entrada, que se constitui na primeira fase na qual somos preparados a ver, experimentar e utilizar os espaços internos de um edifício. Este “elemento” da concepção arquitetônica do edifício, que nos permite esta experiência, pode variar, em duração, de alguns passos, pode se dar de forma perpendicular à fachada principal ou ser oblíqua a ela, pode ainda ser espiral e enfatizar a tridimensionalidade do edifício à medida em que nos movemos ao redor de seu perímetro. (CHING, 1998) O texto anterior refere-se a que elemento da concepção arquitetônica de um edifício.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
75390 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Paris passou por um rigoroso processo de reforma urbanística sob o comando de napoleão iii que definiu uma política de reformas ambiciosa – implementadas pela forte figura de seu prefeito - onde os principais objetivos eram o de fazer desaparecer a imagem da cidade antiga, velha e insalubre, facilitar a circulação multiplicando as ligações entre as diferentes partes da cidade, assegurar a valorização dos monumentos colocandoos no eixo de uma perspectiva, possibilitar a manutenção da ordem em caso de rebelião. Todo este processo influenciou fortemente o projeto de reformas urbanísticas de diversas cidades do mundo. (HAROUEL, 1990) Com relação exclusivamente a este importante momento da história do urbanismo analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O urbanismo de Haussmann caracteriza-se pela criação de uma vasta rede de grandes artérias que cortam indistintamente o território da cidade, quer se trate dos bairros mais densos no centro ou nas zonas periféricas onde a urbanização está por se fazer. São traçados concebidos em nível global, com numerosos entroncamentos em estrela. Uma nova estrutura feita de bulevares, avenidas e ruas largas sobrepõe-se à trama existente, criando uma forte hierarquia entre vias novas e a maioria das vias antigas. (HAROUEL, 1990)

II.As grandes vias impões a toda Paris a mesma imagem de uma capital moderna. O caráter uniformemente monumental das fachadas dissimula a realidade social das zonas atravessadas. Nos bairros populares como nos bairros aristocráticos é a mesma imagem da cidade que se impõe. A urbanização de Haussmann pretende dar a ilusão de uma perfeita homogeneidade do espaço urbano. (HAROUEL, 1990)

III. As ruas antigas são objeto de melhoramentos progressivos. A secretaria das Finanças, orientando os alinhamentos, procura obter seus alargamentos e a retificação de seus traçados. Mas essa é uma obra de grande fôlego que alcança uma repercussão limitada. As indenizações por desapropriação são geralmente de responsabilidade dos proprietários das casas que não foram demolidas, na proporção da vantagem que se estima que eles obtenham com o alargamento. (HAROUEL, 1990)

Está ou estão corretas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
75388 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

A escolha dos materiais pode ser considerada um dos principais itens para a sustentabilidade ambiental e econômica de uma construção. Com relação a este aspecto, assinale a alternativa que corresponde a falso (f) ou verdadeiro (v) para todas as afirmações a seguir:

- A manutenção dos materiais escolhidos deve ser levada em consideração para se ter uma idéia de se será necessário gastar muito dinheiro e esforço para manter suas condições ao longo do tempo (LENGEN, 2008).

- Tanto os materiais básicos como os de acabamento podem vir de regiões afastadas, uma vez que as condições de transporte e fabricação não interferem no desenvolvimento da obra (LENGEN, 2008).

- Deve-se aproveitar ao máximo a mão de obra local para trabalhar o material escolhido (LENGEN, 2008).

- Pensar em como trazer o material de fora sem quebrá-lo no transporte e como armazená-lo sem que se deteriore (LENGEN, 2008).

- A combinação de materiais requer uma atenção especial, por exemplo, um teto de material pesado sobre paredes leves vai requerer uma estrutura que pode custar caro, assim como tetos de lâmina sobre paredes grossas vai fazer com que o frio e o calor não entrem pelas paredes e sim pelo teto (LENGEN, 2008).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
75387 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Um grande recurso de auxílio ao arquiteto para garantir o conforto térmico nas edificações e planejamento urbano é a utilização de cartas ou gráficos solares. Com relação a este aspecto assinale a alternativa que corresponde a falso (f) ou verdadeiro (v) para todas as afirmações a seguir:

I. Os gráficos solares poderão auxiliar na elaboração do desenho urbano de um determinado local, contribuindo para definição do sistema viário, estudo da insolação e sombreamento proporcionado por edifícios de gabaritos específicos, além da escolha da arborização urbana com fins de sombreamento, entre outros (BITTENCOURT, 1988).

II.Um estudo adequado do sol poderá evitar (como acontece frequentemente) a implantação de avenidas onde o encadeamento provocado pelo sol poente tem acarretado desastres automobilísticos e desconforto visual aos usuários destas vias de grande fluxo (BITTENCOURT, 1988).

III. Também com o gráfico podemos estudar a implantação de espécies vegetais com o fim de proporcionar sombreamento (ou insolação) nos passeios e nas próprias edificações (BITTENCOURT, 1988).

IV. O estabelecimento de gabarito, recuos frontais e laterais dos edifícios, ocasionam um maior ou menor grau de insolação dos edifícios vizinhos, podendo ser previsto seus efeitos também com o auxílio das cartas solares (BITTENCOURT, 1988).

V. O diagrama solar pode ser utilizado como auxiliar na escolha de melhor orientação para as nossas construções, e para analisar o tipo de incidência solar que cada fachada receberá (BITTENCOURT, 1988).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
75386 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Considere um paralelepípedo elementar (de aresta unitária), submetido a um estado duplo de tensões, ambos de tração (!$ \sigma_x !$ e !$ \sigma_y !$), aplicadas nas direções das arestas e orientadas segundo o espaço tridimensional R³. Se o paralelepípedo sofrer as deformações !$ \in_x !$, !$ \in_y !$ e !$ \in_z !$, sendo !$ E !$ o módulo de elasticidade longitudinal e !$ \mu !$ coeficiente de Poisson do material, podemos afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
75385 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Para se obter concretos de boa qualidade são necessários três requisitos: o emprego de materiais de boa qualidade; dosar os materiais em proporções adequadas e efetuar o transporte e colocação do concreto nas formas sem provocar segregação dos componentes, e compactar o concreto por meio de vibração. Em relação às propriedades do concreto normal endurecido pode-se afirmar-se que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas