Magna Concursos
75390 Ano: 2010
Disciplina: Arquitetura
Banca: IFS
Orgão: IFS
Provas:

Paris passou por um rigoroso processo de reforma urbanística sob o comando de napoleão iii que definiu uma política de reformas ambiciosa – implementadas pela forte figura de seu prefeito - onde os principais objetivos eram o de fazer desaparecer a imagem da cidade antiga, velha e insalubre, facilitar a circulação multiplicando as ligações entre as diferentes partes da cidade, assegurar a valorização dos monumentos colocandoos no eixo de uma perspectiva, possibilitar a manutenção da ordem em caso de rebelião. Todo este processo influenciou fortemente o projeto de reformas urbanísticas de diversas cidades do mundo. (HAROUEL, 1990) Com relação exclusivamente a este importante momento da história do urbanismo analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O urbanismo de Haussmann caracteriza-se pela criação de uma vasta rede de grandes artérias que cortam indistintamente o território da cidade, quer se trate dos bairros mais densos no centro ou nas zonas periféricas onde a urbanização está por se fazer. São traçados concebidos em nível global, com numerosos entroncamentos em estrela. Uma nova estrutura feita de bulevares, avenidas e ruas largas sobrepõe-se à trama existente, criando uma forte hierarquia entre vias novas e a maioria das vias antigas. (HAROUEL, 1990)

II.As grandes vias impões a toda Paris a mesma imagem de uma capital moderna. O caráter uniformemente monumental das fachadas dissimula a realidade social das zonas atravessadas. Nos bairros populares como nos bairros aristocráticos é a mesma imagem da cidade que se impõe. A urbanização de Haussmann pretende dar a ilusão de uma perfeita homogeneidade do espaço urbano. (HAROUEL, 1990)

III. As ruas antigas são objeto de melhoramentos progressivos. A secretaria das Finanças, orientando os alinhamentos, procura obter seus alargamentos e a retificação de seus traçados. Mas essa é uma obra de grande fôlego que alcança uma repercussão limitada. As indenizações por desapropriação são geralmente de responsabilidade dos proprietários das casas que não foram demolidas, na proporção da vantagem que se estima que eles obtenham com o alargamento. (HAROUEL, 1990)

Está ou estão corretas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Arquiteto e Urbanista

50 Questões