Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

2786177 Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Provas:

Observe a imagem abaixo:

Enunciado 3577357-1

Figura 2 - Geometria à brasileira chega ao paraíso tropical, 2018 impressão digital, colagem e monotipia sobre papel. 48 x 33 cm

Disponível em: https://dasartes.com.br/de-arte-a-z/em-exposicao-no-texas-artistas-refletem-sobre-estruturas-opressoras-no-brasil/

Essa imagem é uma obra da artista

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2786176 Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Provas:

Sobre uma determinada artista, analise as características abaixo:

  1. A fase europeia de sua vida foi marcada pela perseguição ao povo judeu, vindo para o Brasil em meados do século XX.
  2. Pintou naturezas-mortas que se associam às obras do artista italiano Giorgio Morandi.
  3. Tem um trabalho denominado droguinhas que se constituem do mesmo papel de arroz japonês das monotipias, cujas folhas foram enroladas e retorcidas para formar fios, trançados numa espécie de renda e unidos por nós em intervalos irregulares.
  4. Sua última série completa é denominada Sarrafos. Trata-se de chapas de compensado de madeira revestidas com tinta acrílica branca e sarrafos de madeira pintados à têmpera de preto, fixos aos pares com parafusos, de modo a formar diversas estruturas angulares que se projetam para fora do plano pictórico.

As informações acima definem a artista:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2786175 Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Provas:

Canongia (2005), em sua obra “O Legado dos anos 60 e 70”, trata dos movimentos e rupturas artísticas ocorridas em tais décadas, tanto no exterior, quanto no Brasil. Assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, a partir das unidades listadas com a explicação correspondente, considerando as informações abordadas pela autora.

Coluna1

1. Action Painting.

2. Readymade.

3. Combine-paintings.

4. Tropicalismo.

Coluna 2

( ) Torna o espaço da tela um campo de ação cromática especialmente vigorosa, com a expansão e a intensidade do gesto determinando o tônus das manchas de cor e sua configuração formal.

( ) Conhecido por trabalhar com objetos comuns do cotidiano que são escolhidos ao acaso e acoplados, formando uma reunião de elementos díspares em um universo unívoco e coeso de gêneros desconexos, ou seja, é a combinação do incombinável em uma imagem que relaciona pintura e objeto.

( ) Não é restrito ao âmbito das artes visuais, pois também marcou a produção na música, na poesia e no teatro. Caracterizado por usar da confluência de mídias e linguagens, da dispersão dos suportes de trabalho e do contágio direto entre várias áreas da arte e da cultura.

( ) É uma oposição aos modelos convencionais modernos ao desmantelar seus princípios e técnicas e negar o sistema de valores que edificou a noção de objeto artístico. É contra o formalismo e as convenções burguesas, revelando a crise da pintura e a redenção da arte enquanto ideia.

A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2786174 Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Provas:

Cauquelin (2005) ao refletir sobre figuras e modos de arte contemporânea, diz:

“Ao isolarmos aqui os ‘ ´, estamos fazendo referência a esses dois modos temporais: uma mensagem recebida no presente e seu enunciador – que foi seu autor –, e desse modo nos referimos à conexão que se operou entre passado e presente, mas também ao jogo duplo dessas unidades colocadas no limite do objetivo (a mensagem enviada) e do subjetivo (a singularidade de quem enuncia). Se nos colocamos no ponto de vista do , o fato de a mensagem – ouvida no presente – voltar a seu autor antigo pertence à figura de pensamento dita ‘ ´ (ou movimento que leva para trás), e faz surgir elementos do passado na esfera da atualidade”. (CAUQUELIN, 2005).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2786173 Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Provas:

Segundo Coli (1995), a instauração da arte e os modos do discurso envolvem os seguintes aspectos:

I. Existe um aparato cultural que cria uma linha divisória entre os objetos artísticos e os não artísticos, determinando uma hierarquia dos objetos. Como exemplo, tem-se os museus e galerias como espaços de validação de obras de arte.

II. Os agentes do sistema das artes determinam o estatuto de arte a um objeto e o classificam em uma ordem de excelência por meio de critérios próprios que validam ou não o objeto artístico.

III. Hoje, os profissionais do discurso sobre a arte possuem critérios específicos, os quais estão relacionados à técnica e à habilidade, ou seja, ao saber fazer.

IV. Uma mesma obra ou artista pode receber novos olhares e críticas com o passar do tempo a depender das mudanças de valores e critérios artísticos estabelecidos.

V. Os discursos que determinam o estatuto de arte e o valor de um objeto artístico são simples e orientados pelo julgamento técnico por meio de regras específicas que não permitem interferências, como afinidades entre a cultura do crítico e a do artista.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2786172 Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Provas:

Sobre um determinado termo abordado em “Jogos Teatrais” de Koudela (2009), analise as características abaixo:

  1. Equivale a ponto de concentração do ator.
  2. Define o objetivo comum e elimina modelos de comparação, critérios de qualidade, julgamentos de valor e respostas subjetivas.
  3. Através do conceito em questão, a avaliação gira em torno da solução de um problema de atuação e não do desempenho de uma cena.

As características acima definem o termo:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2786171 Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Provas:

Segundo o pensamento do compositor e educador Kodály, qual a alternativa correta?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2786170 Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Provas:

Ao refletir sobre os princípios do ensino de música, Swanwick (2003) aponta que uma visão de música como uma forma de discurso impregnada de metáfora traz consequências relevantes para e educação musical e identifica modos pelos quais a música funciona metaforicamente. Assinale a alternativa que contenha as propostas corretas, considerando os apontamentos da autora sobre o processo da metáfora na música.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2786169 Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Provas:

Analise o exercício abaixo, extraído da obra “O Ouvido Pensante” de R. Murray Schafer (1991):

1. Experimente gravar uma discussão em sala de aula. Volte a fita. Concentre-se na audição de sons que não teve a intenção de gravar. Que outros sons (ruídos) você nota?

2. Questão para discussão: Se você não gosta de uma peça de música, ela é ruído?

3. O texto que segue é para ser lido por um aluno de frente para a classe para que de vez em quando atrapalhe o leitor com explosões de ruídos, como urros, berros, assobios, silvos, vaias, risadinhas, guinchos, arrasta-pés, gargalhadas, aplausos, etc.

O exercício acima está de acordo com uma proposta do autor denominada de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2786168 Ano: 2023
Disciplina: Educação Artística
Banca: FUNDATEC
Orgão: IFC
Provas:

Para Fonterrada (2008), a educação musical reflete os hábitos, valores, condutas e visões da sociedade de cada época. Desse modo, mudanças no modo de conceber e produzir música devem acarretar transformações na educação musical. Para ela, a música é uma parte necessária da cultura humana e precisa ocupar um lugar de destaque no sistema educacional. Acerca de suas reflexões, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas