Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

3108715 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

“Para complementar o currículo da base nacional comum, o ensino de Libras e o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua, para alunos surdos, devem ser ministrados em uma perspectiva dialógica, funcional e instrumental, como: II - áreas de conhecimento, como disciplinas curriculares, nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior”.

(Capítulo IV, Art. 15, inciso II, do Decreto 5.626, de 22 de Dezembro de 2005).

A partir do exposto na Lei, analise os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108714 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Com base em orações produzidas por aprendizes surdos, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108713 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Caracterizar a Cultura Surda como multicultural é o primeiro passo para admitir que a Comunidade Surda partilha com a Comunidade Ouvinte o mesmo espaço físico e geográfico, a mesma alimentação e vestuário, entre outros hábitos e costumes, mas que sustenta em seu cerne aspectos peculiares, além de tecnologias particulares, desconhecidas ou ausentes do mundo ouvinte cotidiano. (MEC, SEESP, 2004. 2 v., p. 40).

Com base nessa concepção multicultural, julgue os itens que seguem como verdadeiros (V) ou falsos (F).

( ) Inserir histórias surdas e a cultura surda no ensino de Língua Portuguesa para surdos aproxima, professor ouvinte e estudante surdo, da cultura um do outro.

( ) O signwriting e a ELiS são formas de agregar as tecnologias educacionais ao ensino de português como segunda língua para surdos, pois representam meios potenciais para registros perenes e sólidos do pensamento surdo.

( ) Os estudantes surdos captam as informações literais do texto. Por esse motivo, o professor de Língua Portuguesa precisa desconsiderar as informações subentendidas nos textos, mediante a pouca acessibilidade dos estudantes a essas informações.

( ) As produções escritas dos surdos aprendizes da Língua Portuguesa como segunda língua costumam ser em uma interlíngua, ou seja, por meio de produções de textos que carregam a estrutura da língua de sinais e o vocabulário da Língua Portuguesa.

( ) Se a Metodologia de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos precisa ser coerente com a capacidade visual dos estudantes, respeitando-se e aproveitando-se de temas emergentes na cultura surda e das tecnologias disponíveis ao ensino, o whatsApp, messenger, email, torpedo, edições legendadas do Telecurso de 1º e 2º graus, entre outros recursos tecnológicos podem ser amplamente aproveitados no planejamento do professor e na execução das aulas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108712 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Skliar (1998, p.28) defende que “é possível aceitar o conceito de Cultura Surda por meio de uma leitura multicultural, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções, pois a Cultura Surda não é uma imagem velada de uma hipotética Cultura Ouvinte, não é seu revés, nem uma cultura patológica.”

A partir das reflexões de Skliar, avalie as afirmações que se seguem e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.

( ) O ensino de Língua Portuguesa para surdos, sob a perspectiva socioantropológica da surdez, é mais adequado que o ensino da Língua Portuguesa sob a perspectiva patológica da surdez.

( ) A perspectiva socioantropológica da surdez entende a pessoa surda como um ser visual, que partilha de uma cultura visual, a qual precisa ser aproveitada no ensino por meio de estratégias visuais que modelarão a prática do professor de português para surdos.

( ) A perspectiva patológica da surdez leva a um ensino que busca sanar as dificuldades dos estudantes surdos na escrita da Língua Portuguesa.

( ) Apresentar o texto como objeto cultural, constituído e significado em determinadas relações sociais que lhe atribuem significado, possibilita aos aprendizes surdos assumirem uma posição de acatamento, discordância, ponderação, superação e de réplica às vozes sociais presentes no texto.

( ) Embora a Libras e a Língua Portuguesa sejam línguas de modalidades diferentes, podem ser produzidas simultaneamente, o que gera a possibilidade de empregar, satisfatoriamente, o bimodalismo no processo de ensino e aprendizagem.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108711 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

O Parágrafo 1º do Art. 22 do Capítulo VI do Decreto 5.626, de 22 de Dezembro de 2005, concebe escolas e classes de educação bilíngue como “aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo”. Essa definição acarreta uma série de entendimentos sobre as escolas e classes de educação bilíngue. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108710 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

“A tarefa de adquirir uma língua impõe o domínio dos elementos do léxico, os quais trazem consigo informações sintáticas, semânticas e fonológicas, bem como as possíveis combinações entre eles, o que resulta no conhecimento da boa ou má-formação (sintática, fonológica e semântica) de sequências. Esses dois tipos de conhecimento sintetizam o conhecimento mental do sistema de regras (ou gramática) da língua”

(MEC, SEESP, 2004. 2 v., p. 123).

A partir dos pressupostos dessa afirmação, marque com (V) os itens verdadeiros e com (F) os itens falsos.

( ) O estudante surdo, ao iniciar suas aulas de Língua Portuguesa como segunda língua, possui um saber gramatical, embora não possua conhecimento gramatical, nem teoria gramatical.

( ) A natureza e função do ensino de primeira e de segunda língua são idênticas, o que torna o ponto de partida para o processo de aprendizagem o mesmo.

( ) Os conteúdos trabalhados no ensino de Língua Portuguesa para falantes nativos do português são os mesmos trabalhados no ensino de Língua Portuguesa para surdos. Isso significa que, para uma aula adequada, o professor de Língua Portuguesa como segunda língua precisa basicamente seguir a sequência dos livros didáticos em suas aulas.

( ) O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos deve basear-se na formação de hábitos pela prática da repetição, pois esses hábitos levam à construção adequada de sentidos e à fixação de estruturas linguísticas.

( ) Oportunizar aos estudantes a possibilidade de editar e revisar seus próprios textos, a partir de conhecimentos já interiorizados, é uma prática metodológica satisfatória para a produção escrita.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108709 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

A respeito das possíveis propostas curriculares e metodológicas empregada no ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108708 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Fernandes (2003, p.148), ao tratar do processamento da leitura por pessoas surdas, explica que a rota fonológica não pode ser acionada pela impossibilidade de estabelecerem relação entre fonemas e grafemas. Assim, as pessoas surdas processam mentalmente o sistema gráfico pela rota lexical.

Com base nessa asserção, julgue alternativas que seguem e assinale aquela que NÃO ESTÁ EM ACORDO com a afirmação da autora.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108707 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

O que deve ser levado em consideração no ensino de leitura do português para surdos? Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os aspectos.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108706 Ano: 2015
Disciplina: Libras
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Leia com atenção os fragmentos a seguir.

Fragmento 1: “A surdez deve ser reconhecida como apenas mais um aspecto das infinitas possibilidades da diversidade humana, pois ser surdo não é melhor ou pior do que ser ouvinte, é apenas diferente. Se consideramos que os surdos não são ‘ouvintes com defeito’, mas pessoas diferentes, estaremos aptos a entender que a diferença física entre pessoas surdas e pessoas ouvintes gera uma visão não-limitada, não-determinística de uma pessoa ou de outra, mas uma visão diferente de mundo, um 'jeito Ouvinte de ser' e um 'jeito Surdo de ser', que nos permite falar em uma cultura da visão e outra da audição.”

(PIMENTA, Nelson (2001, p. 24) In. MEC, SEESP, 2004. 2 v., p. 39)

Fragmento 2: “Mesmo com tantas descobertas, ainda sentia ter uma identidade de transição. Cresci em ambientes ouvintes, e quando descobri a comunidade surda passei a viver um conflito cultural [...] Quando aprendi a Libras, descobri um mundo novo, passei a entender coisas simples.”

(VIDAL, Vanessa. A verdadeira Beleza, 2ª edição, Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011, p.125-6)

A respeito da cultura, da identidade surda e do ensino da Língua Portuguesa para surdos, leia as alternativas a seguir e assinale aquela que contém a afirmação INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas