Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2741286 Ano: 2019
Disciplina: Química
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE

A separação de misturas é uma das principais ferramentas utilizadas pelos químicos. Para se entender a matéria, primeiro é necessário separar os componentes. Vários são os métodos de separação de misturas e o critério de escolha destes vai depender do tipo de amostra a qual se deseja estudar, por exemplo, se é um líquido, um sólido, um gás, se é uma mistura heterogênea, se é uma solução, se há partículas magnéticas, se há matéria orgânica, etc. Com base no método de separação por extração, que é a retirada de um ou mais componentes a partir da dissolução em um solvente, enumere as afirmações a seguir baseando-se nos seguintes métodos de extração.

1. Extração com Funil

2. Extração Sohxlet

( ) Indicado para separar o álcool da gasolina de posto de combustível vendida no Brasil.

( ) Utiliza separação líquido-líquido.

( ) Utiliza refluxo.

( ) Indicado para separar lipídeos pouco solúveis de um material sólido.

( ) Indicado para separação sólido-líquido

A sequência de numeração CORRETA é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2741285 Ano: 2019
Disciplina: Química
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE

A partir do início do século XX, a luz passou a ser entendida como uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo com uma velocidade constante de aproximadamente 3 x 108 m/s. A energia da radiação eletromagnética é calculada com base no seu comprimento de onda. A luz visível é aquela que apresenta comprimentos de onda compreendidos entre 400 – 700 nm. Quando essa energia radiante interage com a matéria, alguns fenômenos ocorrem. Sobre a interação da energia radiante com a matéria, podemos afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2741284 Ano: 2019
Disciplina: Engenharia Química
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE

Leia os trechos abaixo para responder à questão 38.

TRECHO 1

Alambiques, retortas e fornos estão sempre presentes em imagens para caracterizar alquimistas e químicos em seus laboratórios. Isso indica que tais instrumentos, utilizados no processo de destilação, têm papel destacado no imaginário relativo tanto à alquimia quanto à química. Essa ideia não deixa de ter fundamento, pois a destilação há muito tempo vem sendo utilizada tanto nas artes que envolvem o tratamento e a transformação de materiais quanto por estudiosos que buscavam afirmar ou elaborar ideias sobre a composição da matéria.

BELTRAN, M.H.R. Destilação: a arte de extrair virtudes. Revista Química Nova na Escola, nº 4, novembro, 1996, p. 26.

TRECHO 2

A destilação é o método mais importante e comum de purificação de líquidos. Para a separação de um líquido de impurezas não voláteis, é o método mais indicado em escala de laboratório. Destilação é o processo de separação de um líquido de um sólido (ou de outro líquido) por evaporação do líquido em um recipiente e posterior condensação, em outro recipiente, do vapor resultante.

Disponível em: http://livresaber.sead.ufscar.br. Acesso em: jul. 2019

Sobre a separação de misturas, enumere as afirmações com base no tipo de destilação ou em qualquer outro método de separação indicado.

1. destilação simples

2. destilação fracionada

3. outro método de separação que não a destilação

( ) Separar mistura de água e éter (água e éter formam um mistura heterogênea).

( ) Indicado(a) para separar uma mistura homogênea de água e sal.

( ) Separar uma mistura de água e carvão ativado.

( ) Separar uma mistura de água e acetona (água e acetona formam uma mistura homogênea).

( ) Separar uma mistura de água e vitamina C.

Enunciado 3426085-1

A sequência CORRETA é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2741283 Ano: 2019
Disciplina: Química
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE

As titulações redox são muito importantes em química analítica. Elas se baseiam em reações de oxidação e redução, ou seja, em reações de trocas de elétrons. Essas titulações nos permitem analisar melhor o funcionamento das células galvânicas, bem como o uso da equação que descreve uma pilha, a equação de Nernst.

Realizando uma titulação de Fe2+ com permanganato de potássio KMnO4, os quais reagem em meio ácido de acordo as seguintes semi-reações de oxidação e redução:

Fe2+ -> Fe3+ + e

MnO4- + e- + H+ -> Mn2+ + H2O.

Quantos mililitros de uma solução 0,030 M de KMnO4- serão utilizados para atingir o ponto de equivalência de 60 mL de uma solução 0,200 M de Fe(NO3)2?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2741282 Ano: 2019
Disciplina: Engenharia Química
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE

O processo de cristalização pode ser utilizado como um processo de purificação ou de separação de substâncias. O método é realizado a partir da evaporação do solvente até que os componentes se cristalizem gradualmente. Sobre esse método, analise as proposições a seguir.

I. Cristalização fracionada é um método de purificação de substâncias baseado em diferenças de solubilidade.

II. Cristais formados de forma rápida tendem a ser puros, enquanto que cristais que se formam lentamente tendem a ser impuros.

III. Pode-se utilizar a cristalização para separar o sal (NaCl) da água do mar.

IV. No processo de cristalização fracionada, será cristalizada primeiro aquela substância que for mais solúvel.

V. Em uma solução contendo AgNO3 e CuNO3, após a adição de HCl, quem precipitará primeiro é o AgCl.

Dado: Kps(AgCl) = 1,6 x 10-10 e Kps(CuCl) = 1,0 x 10-6

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2741281 Ano: 2019
Disciplina: Química
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE

A análise de cátions é comumente realizada a partir da marcha analítica, que é uma sequência de adição de reagentes específicos, sendo esses denominados de reagentes de grupo, que têm por finalidade separar os cátions nos grupos analíticos a partir de reações de precipitação. Após a separação dos cátions, normalmente também é realizada a análise dos reagentes conforme ume série de procedimentos. Com base na separação de cátions dos grupos analíticos, responda à questão abaixo.

Quais os reagentes de grupo dos cátions dos grupos I, II, III, IV e V, na respectiva sequência?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2741280 Ano: 2019
Disciplina: Química
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE

A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. A grande variedade de combinações entre fases móveis e estacionárias a torna uma técnica extremamente versátil e de grande aplicação. O termo cromatografia foi primeiramente empregado em 1906 e sua utilização é atribuída a um botânico russo ao descrever suas experiências na separação dos componentes de extratos de folhas. Diversas são as técnicas de cromatografia, podendo variar a exemplo da cromatografia de papel, a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE; em inglês: High performance liquid chromatography - HPLC) e a cromatografia gasosa (CG).

DAGANI, A. L G. Cromatografia um breve ensaio. Revista Química Nova na Escola, no 7, maio de 1998, p. 21. (adaptado)

Com base nessa técnica de purificação, marque a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2741279 Ano: 2019
Disciplina: Química
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE

Ricardo, aluno do último ano do Curso Técnico em Química do IFPE, queria retirar a prata de uma solução de nitrato de prata entregue a ele por seu professor. Para isso, estudante procurou no laboratório algum reagente que lhe permitisse realizar a separação da prata na solução. Encontrou, então, 100 g de cloreto de magnésio, contendo 4,7 % de impureza. Qual será a máxima quantidade de prata que Ricardo conseguirá precipitar da solução aquosa do seu professor, utilizando o cloreto de magnésio encontrado? (dados de massas molares em g/mol: Mg = 24,3; Cl = 35,5; Ag = 107,9; N = 14; O = 16).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2741278 Ano: 2019
Disciplina: Química
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE

A titulação é um dos métodos analíticos mais utilizados em laboratórios de química. Esse procedimento se baseia na adição do titulante ao titulado. O titulante, a depender do tipo de titulação realizada, pode ser uma base (com uma concentração bem definida), a qual, a partir do volume adicionado ao titulado, poderá ter seu ponto de equivalência identificado por uma mudança de cor da solução ocasionada por um indicador. Alberto realizou uma titulação com 50 mL de um titulado de HCl que apresentou o ponto de equivalência com a adição de 25 mL de uma titulante de NaOH 0,002 M. O potencial hidrogeniônico da solução titulada é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2741277 Ano: 2019
Disciplina: Química
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE

. A solubilização é a capacidade que uma substância tem de se dissolver em outra. Um conceito muito importante adotado no processo de solubilidade é o de “semelhante dissolve semelhante”. Diversos sais apresentam solubilidade em água, enquanto que outros não. A solubilização é um processo acompanhado de dois fenômenos, um de dissociação iônica e outro de solvatação. Consideremos um sal pouco solúvel de fórmula AB2 e constante de equilíbrio (Kps) igual a 4 x 10-6. Podemos afirmar que a concentração molar de íons B- no equilíbrio será

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas