Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2579366 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

Diversos autores atribuem o surgimento, na década de 1990, da organização internacional de camponeses Via Campesina à crescente mercantilização e internacionalização da agricultura.

(Adaptado de Flávia Braga Vieira, Articulações internacionais “desde baixo” em tempos de

globalização. In: Maria da Glória Gohn e Breno M. Bringel (orgs.))

Em relação aos novos movimentos sociais camponeses ou do campo, analise as sentenças a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A oposição aos modelos agrícolas adotados pelo agronegócio, às instituições financeiras internacionais e a organizações multilaterais como a OMC constituem elementos que reforçam o sentimento de pertencimento e os vínculos de solidariedade entre as organizações-membro de articulações como a Via Campesina.

( ) Para movimentos camponeses como o MST e a Via Campesina, a defesa da soberania alimentar implica a defesa de novos modelos de agricultura, de distribuição da terra e de mundo que remetem à ideia de soberania nacional, entendida como soberania popular.

( ) No final do século XX e do século XXI, os movimentos camponeses inovam ao manterem questões clássicas como o internacionalismo da luta de classes e, ao mesmo tempo, acionarem temas contemporâneos como as questões de gênero e meio ambiente e assimilarem estratégias de ação de ONGs e redes transnacionais aos quais se opõem.

( ) O compartilhamento de ideias e os vínculos de solidariedade de articulações internacionais como a Via Campesina excluem a existência de divergências e conflitos entre as organizações-membro.

( ) Os movimentos camponeses do século XXI apresentam, como limitação, o fato de que suas demandas permanecem reivindicativas e corporativas, sem transcender os limites do ambiente rural.

A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579365 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

“Vários analistas têm afirmado que a teorização sobre os movimentos sociais é a parte mais difícil, na qual se encontram as grandes lacunas na produção acadêmica. Por quê? Porque, concordando com Melucci, eles são "parte da realidade social na qual as relações sociais ainda não estão cristalizadas em estruturas, onde a ação é portadora imediata de tessitura relacional da sociedade e do seu sentido" (Melucci, 1994: 190). Ou seja, os movimentos transitam, fluem e acontecem em espaços não-consolidados das estruturas e organizações sociais. Na maioria das vezes eles estão questionando estas estruturas e propondo novas formas de organização à sociedade política. Por isso eles são inovadores (...) e são lumes indicadores da mudança social.

Citando ainda Melucci (1994, p. 190), ‘eles são uma lente por intermédio da qual problemas mais gerais podem ser abordados, e estudá-los significa questionar a teoria social e tratar questões epistemológicas tais como: o que é a ação social?

(Maria da Glória Gohn. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos

e contemporâneos. 11ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1997).

Acerca das abordagens nos estudos dos movimentos sociais, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579364 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

Analise as sentenças a seguir:

I - As teorias críticas da educação e do currículo desenvolvidas na década de 1970 opuseram-se às teorias tradicionais do currículo, deslocando o foco de interesse das técnicas de construção do currículo para o questionamento dos arranjos sociais e educacionais, buscando explicar o que o currículo faz. Exemplificam essas teorias Ideologia e os aparelhos ideológicos de Estado, de Louis Althusser; A reprodução, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; A Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire; os trabalhos do norte-americano Michael Apple e do inglês Michael Young; e os diversos estudos embasados nas correntes pós-modernas.

II - A noção de “currículo oculto” foi utilizada por perspectivas críticas em dois sentidos. No primeiro, indica que a principal estratégia de exclusão operada pelos currículos é a diferença dos conteúdos dos programas escolares destinados aos filhos das classes dominantes e daqueles destinados aos das classes dominadas. Em um segundo sentido, guarda analogias com a dimensão prática e material da ideologia tal como descrita por Louis Althusser.

III - Perspectivas críticas contemporâneas têm buscado incorporar aos debates sobre os currículos escolares as estratégias de desconstrução de narrativas e das identidades nacionais, étnicas e raciais que têm sido desenvolvidas nos campos teóricos do pós-estruturalismo, dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais.

IV - Ao questionar a aparente neutralidade – em termos de gênero – do conhecimento do mundo social, teorias feministas permitem o questionamento da influência da epistemologia dominante – que expressa a cosmovisão masculina fundada na separação entre sujeito e objeto – sobre os currículos escolares e sobre as práticas pedagógicas.

Conforme pode ser encontrado em obras que abordam e/ou desenvolvem diferentes correntes nos estudos sociológicos da educação, tais como o livro Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo, de Tomaz Tadeu da Silva, está CORRETO o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579363 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

Considerando os textos A Ciência como vocação e A Política como vocação, de Max Weber, julgue as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579361 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

“Na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência”.

(Karl Marx, Contribuição ao Prefácio à Crítica da Economia Política).

Em relação ao conceito de modo de produção, analise as sentenças abaixo, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas:

I - O conceito de forças produtivas corresponde à combinação da força de trabalho humana (força física e conhecimento técnico) com os meios de produção (objetos de trabalho como ferramentas, máquinas, a terra e demais recursos naturais).

II - O conceito de relações de produção ou relações sociais de produção diz respeito ao regime de propriedade, às formas de repartição do produto e à estrutura de classes. Para Marx, é a contradição entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção que impulsiona o desenvolvimento histórico.

III - A caracterização de um modo de produção depende do reconhecimento de como as relações sociais de produção são reproduzidas, ou seja, quais são as determinações da permanência contínua da reprodução do modo de produção, o que nos leva, necessariamente, a ter que desvendar quais são as características essenciais dessas relações sociais de produção; como estão distribuídos os meios de produção; como se dá a apropriação do que é produzido; como estão dispostos os humanos nessas relações sociais de produção (as classes sociais); a forma de Estado e de todo o aparelho jurídico-político derivado dessas relações e essencial para a reprodução; bem como as representações ideológicas e políticas que permitem até certo ponto a coesão social sem eliminar os conflitos inerentes às contradições fundadas na estrutura econômica.

IV - No trecho citado, é expressa a concepção determinista e finalista, segundo a qual o conjunto das relações sociais é determinado no âmbito da produção econômica e, a partir daí, reflete-se no aparelho jurídicopolítico e nas representações ideológicas.

As alternativas que apresentam sentenças VERDADEIRAS são:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579360 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

A Sociologia se constitui como uma das expressões do pensamento moderno, dialogando fundamentalmente com as transformações desencadeadas pela Revolução Francesa e pela Revolução Industrial. Nas obras dos pais fundadores da disciplina, encontramos projetos que objetivavam, ao mesmo tempo, apontar as especificidades da nova sociedade, situá-la em relação às formas de organização social do passado e delinear perspectivas para o futuro.

Seguindo a interpretação de Raymond Aron, em As etapas do pensamento sociológico, é CORRETO afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579359 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

“Para que não se possa abusar do poder, é preciso que, pela disposição das coisas, o poder contenha o poder. Uma constituição pode ser tal que ninguém será obrigado a fazer as coisas a que a lei não o obrigue nem a não fazer as que a lei lhe permite”.

(Montesquieu, O espírito das leis, Livro XI, Capítulo IV).

É INCORRETO afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579358 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

A diversidade cultural é questão chave da Antropologia e sempre remete a discussões sobre o etnocentrismo e as perspectivas aceitáveis para que, em um mundo caracterizado pela diversidade, antropólogos e não antropólogos lidem com as diferenças sem transformá-las em desigualdades.

Analise as sentenças a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A visão etnocêntrica pode criar distorções, entre as quais concepções e práticas de preconceito, discriminação, racismo e xenofobia.

( ) Em Raça e história (1952), Lévi-Strauss argumenta que o etnocentrismo não é algo ruim em si mesmo, desde que não saia do controle, pois, embora as culturas não desconheçam umas às outras e tomem empréstimos entre si, para não perecerem devem permanecer impermeáveis sob alguns aspectos.

( ) Clifford Geertz, no texto Os usos da diversidade (1986), critica o relativismo assumido por Lévi-Strauss ao abordar a questão do etnocentrismo nos textos Raça e história e O olhar distanciado. O texto de Geertz assume uma perspectiva antirrelativista que inscreve este autor na tradição universalista ou, pelo menos, cosmopolita de cultura.

( ) Para a maioria dos seus críticos, os pressupostos filosóficos do relativismo autorizam a conclusão de que, “não havendo verdade absoluta, qualquer prática seria válida”. Nestas perspectivas, o relativismo criaria o problema de inviabilizar a crítica e o diálogo entre culturas.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579357 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

A etnicidade tornou-se uma das chaves para a abordagem de questões relacionadas às desigualdades econômico-sociais, conflitos políticos e culturais nas sociedades contemporâneas.

(Lima e Castilho, Grupos étnicos e etnicidades. In: Sociologia. Coleção Explorando o Ensino, vol. 15, MEC/SEB, 2010).

Marque abaixo a única alternativa INCORRETA no que se refere às contribuições das teorias da etnicidade desenvolvidas a partir dos anos 1960.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579356 Ano: 2021
Disciplina: Sociologia
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

São princípios do liberalismo clássico:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas