Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2579389 Ano: 2021
Disciplina: Educação Física
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

Enunciado 3507717-1

Fonte: Disponível em: http://politicaeeducacaoespecial.blogspot.com/2016/02/. Acesso em 12 de janeiro de 2022.

A charge apresenta estratégias de ensino que excluem pessoas com deficiência do processo de ensinoaprendizagem entre si. Em práticas pedagógicas de Educação Física, para não se reproduzir esse cenário, segundo Brotto (1999), é necessário possibilitar a inclusão por meio de algumas estratégias de cooperação.

BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como exercício de convivência. Dissertação

(Mestrado em Educação Física). Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1999.

De acordo com Brotto (1999), assinale a alternativa que corresponde a uma característica que se assemelha à imagem da charge, em situações de aulas de Educação Física, com a temática Jogos Cooperativos:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579267 Ano: 2021
Disciplina: Educação Física
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

A pedagogia do esporte, enquanto área de intervenção, investiga as práticas esportivas corporais e os sujeitos condicionantes de sua existencialidade (REVERDITO; SCAGLIA; PAES, 2009).

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte: panorama e análise

das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v.15 n.3 p.600-610, jul./ set. 2009.

A respeito dos objetivos da pedagogia do esporte, segundo Reverdito, Scagia e Paes (2009), todas as alternativas estão CORRETAS, exceto:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579266 Ano: 2021
Disciplina: Educação Física
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

O esporte Contemporâneo é compreendido como um fenômeno plural de grandeza mundial e particularidades regionais, espaço em que as pessoas de todo o mundo oscilam entre o econômico e o racional e as relações humanas mais profundas (GALATTI et. al, 2018). Heinemann (1999 apud GALATTI, 2018) apresenta cinco conjunto de organizações promotoras do esporte contemporâneo.

GALATTI, L. R; PAES, R. R.; COLLET, C. SEOANE, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para

a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá- MT, vol. 22, n. 03, p. 115-127, set./dez., 2018.

Relacione as colunas a seguir:

1 - Esportes não organizados

2 - Organizações esportivas públicas

3 - Organizações secundárias

4 - Estabelecimentos Comerciais

5 - Clubes esportivos

( ) Vinculam-se à flexibilização e maior autonomia do praticante em optar pela prática em diferentes significados, sem o comprometimento com federações e competições sistematizadas. Exemplos: escolinhas de futebol, academia, entre outros.

( ) Apresentam objetivos diversificados e incluem os esportes para alcançá-los. Exemplos: ONGs, SESI, SESC, SENAI.

( ) Cumprem com a obrigação dos Órgãos públicos em garantir o acesso da população aos esportes.

( ) Compreendem a prática do esporte informal, auto organização para a prática em espaços públicos, praças etc.

( ) Instituições marcantes na configuração do esporte, com base no associacionismo por afinidade e afetividade, em função de algumas modalidades esportivas, com fins predominantemente competitivos e estrutura no serviço voluntário.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a relação entre as colunas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579265 Ano: 2021
Disciplina: Educação Física
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

O olimpismo é um movimento que nasce no final do século XIX, e sua intervenção se dá na organização e promoção de valores agregados à prática esportiva e tem nos Jogos Olímpicos sua expressão máxima.

Atualmente o olimpismo “é um terreno pleno de ambiguidades, pois, ao mesmo tempo em que procura assegurar uma certa tradição oriunda da Grécia Clássica, convive com a espetacularização do esporte que, em diferentes situações, distancia-se radicalmente dos valores agregados às competições de outrora” (BRACHT,1997; DACOSTA, 2000; TAVARES, 2001 apud GOELLNER, 2005, p.81). A fim de atender aos diferentes interesses que circundam o esporte contemporâneo, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 foram inseridas 5 novas modalidades. Kaite Falkingham (2021), em reportagem publicada no site da BBC News, apontou que a intenção do COI é atrair a atenção dos jovens e “refletir a tendência de urbanização do esporte”. Outra novidade, de acordo com Eduardo Carneiro (2021), foi a inclusão de uma modalidade relacionada à Dança nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

CARNEIRO, E. Paris- 24 saiba quais são as modalidades que estreiam na próxima olimpíada.

Band Sports, 2021. Disponível em: https:// bandsports.band.uol.com.br/noticias/paris-2024- saiba-

quais- sao-as- modalidades-que-estreiam-na-proxima-olimpiada-16364366. Acesso em: 02 de fev. 2022.

FALKINGHAM, K. Tóquio 2020 quais são os novos esportes da Olimpíada. BBC News, 2021.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral- 57889404. Acesso em: 02 de fev. 2022.

GOELLNER, S. V. Locais da memória: histórias do esporte moderno. Arquivos em movimento, v.1, n. 2, p. 79-86, jul./dez. 2005.

Com base nas reportagens realizadas por Falkingham (2021) e Carneiro (2021), assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as novas modalidades que foram inseridas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 e a modalidade relacionada à Dança inserida nos Jogos Olímpicos de Paris 2024`, respectivamente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579263 Ano: 2021
Disciplina: Educação Física
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

A avaliação ainda é um dos temas polêmicos da Educação. Para Venâncio e Sanches Neto (2019), a temática da avaliação é um dos nós da Educação Mundial. Os autores destacam o erro como fonte do trabalho educativo.

VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em Educação Física: errar é humano,

mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Rev. Est. e Pesq em Educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-76. Jan./jun. 2019.

A esse respeito, com base em Venâncio e Sanches Neto (2019), é CORRETO afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579262 Ano: 2021
Disciplina: Educação Física
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

Ao tratar com os alunos do 1° ano do Ensino Médio Integrado o conteúdo jogo, a professa Patrícia explicou para eles que o jogo faz parte do conjunto de conhecimentos presentes na Cultura Corporal de Movimento, sendo fundamental compreender o seu processo histórico a partir de uma análise crítica. O trabalho realizado por Decian, Rigo e Marin (2015) verificou que o jogo estava presente como conteúdo da Educação Física no Ensino Médio em 10 dos 18 referenciais curriculares analisados de diferentes estados brasileiros.

DECIAN, M.R.; RIGO, L. C.; MARIN, E. C. O jogo como conteúdo da Educação

Física no Ensino Médio. Revista Didática Sistêmica, v.esp., p. 51-58, 2015.

A respeito do trato dos jogos no Ensino Médio de acordo com Decian, Rigo e Marin (2015), todas as assertivas podem ser consideradas verdadeiras, EXCETO:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579261 Ano: 2021
Disciplina: Educação Física
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

A Ginástica, como era nomeada a Educação Física no século XIX, esteve vinculada a uma tradição científica e política, alicerçada nos princípios da ordem e a hierarquia, foi e continua sendo um importante modelo de educação corporal que integra o discurso do poder (SOARES, 2011).

SOARES, C. L. Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. In: SOARES, C. L (Organizadora).

Corpo e História. 4a edição. Campinas: Autores Associados, 2011. (Coleção educação contemporânea).

Analise as assertivas, segundo Soares (2011), a respeito do corpo e os aspectos históricos da Educação Física:

( ) A Ginástica, compreendida como síntese do pensamento científico, foi afirmada ao longo de todo o século XIX no Ocidente Europeu como parte integrante dos novos códigos de civilidade, integrando também os currículos escolares.

( ) A inserção da Ginástica na escola traduz a compreensão do corpo como objeto de intervenção da ciência, como máquina a ser manipulada, sendo pautada principalmente nos conhecimentos advindos da Anatomia, da Mecânica e, mais tarde, da Fisiologia.

( ) Os saberes das práticas populares tradicionais dos artistas de rua, acrobatas e funâmbulos, daqueles que apresentam o corpo espetáculo, não apresentaram nenhuma influência para a construção da base científica da Ginástica do século XIX.

( ) Na instituição escolar, o discurso pedagógico que vai predominar é aquele que toma por base os preceitos científicos sobre a Ginástica. E é o seu caráter higiênico e moral alargado que contribui para a formação de uma outra estética, a estética da retidão.

( ) Para a Ginástica e a Educação Física do século XIX e XX, o corpo passa a ser visto como produtor e consumidor de energia. Daí, a preocupação com a economia de gestos, com as intenções e a subjetividade dos praticantes.

Considere V para Verdadeiro e F para Falso, e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579260 Ano: 2021
Disciplina: Educação Física
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

Lino Castellani Filho (1991), no seu livro Educação Física no Brasil: a história que não se conta, aponta que a Educação Física esteve presente nos documentos legais de 1942, o que ficou conhecido como a “Reforma Capanema", sendo matéria obrigatória a ser oferecida pelos estabelecimentos de ensino e cumprida por todos os alunos até os 21 anos de idade. Neste contexto a Educação Física desempenhava um papel fundamental na formação da classe trabalhadora, dentro e fora dos espaços oficiais de ensino.

CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que

não se conta. 3a ed. Campinas: Papirus, 1991.

A esse respeito, de acordo com Castellani Filho (1991), analise as afirmações abaixo:

I - A formação de mão de obra fisicamente adestrada era um dos objetivos de Educação Física naquele período.

II - A Educação Física, fora do espaço de ensino, colaborou para a extensão do controle sobre o trabalhador.

III - Pretendia-se orientar a ocupação do tempo de não trabalho do trabalhador, a fim de que, mesmo que indiretamente, aumentasse a sua capacidade de produção.

IV - Pretendia-se estabelecer um processo de Educação da Classe trabalhadora, pautada nos valores burgueses dominantes, de forma a descaracterizá-la enquanto classe social, diluindo os antagonismos de classe presentes na relação Capital-Trabalho.

Assinale a alternativa que contém as assertivas CORRETAS:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579259 Ano: 2021
Disciplina: Educação Física
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

De acordo com Bracht (2005, p. 99), a utilização do termo "Cultura" permite estabelecer uma nova relação entre a Educação Física e a Natureza e auxilia na superação do “naturalismo” presente historicamente na área. Nas palavras do autor: “tudo na nossa área era (em parte ainda é) considerado natural: o corpo é algo da natureza, as ciências que nos fundamentam são as da natureza, a própria existência e/ou necessidade da Educação Física é natural. Entender nosso saber como uma dimensão da cultura não elimina sua dimensão natural mas a redimensiona e abre nossa área para outros saberes, outras ciências (outras interpretações) e amplia nossa visão dos saberes a serem tratados".

BRACHT, V. Cultura Corporal, Cultura de Movimento ou Cultura Corporal de Movimento? In: SOUZA JÚNIOR, M. Educação

Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.

FRIZZO, G. Objeto de estudo da educação física: as concepções materialistas e

idealistas na produção do conhecimento. Motrivivência (Florianópolis), v. 40,
p. 192-206, 2013.

A partir da análise apresentada pelo autor, pode-se afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579258 Ano: 2021
Disciplina: Educação Física
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT

A década de 1980 foi um período de intensa discussão sobre os objetivos e o objeto de estudos da Educação Física escolar. Atualmente conceitos como Cultura Corporal, Cultura de movimento ou Cultura corporal de movimento são utilizados para delimitar o rol de conhecimentos da Educação Física Escolar. Para Bracht (2005), o conceito de Cultura indica uma construção nova do objeto de estudos da área e melhor reflete a sua contextualização sócio-histórica. Frizzo (2013, p. 195) ressalta que não se pode considerar esses conceitos como um simples jogo de palavras entre cultura, movimento e corpo, pois “são formas divergentes de explicação do real”.

BRACHT, V. Cultura Corporal, Cultura de Movimento ou Cultura Corporal de Movimento? In: SOUZA JÚNIOR, M.

Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.

FRIZZO, G. Objeto de estudo da educação física: as concepções materialistas e

idealistas na produção do conhecimento. Motrivivência (Florianópolis), v. 40, p. 192-206, 2013.

Assinale a alternativa CORRETA sobre os autores que utilizam os conceitos de Cultura Corporal, Cultura de Movimento e Cultura Corporal de Movimento, respectivamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas