Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

Mineração de dados é o processo de encontrar anomalias, padrões e correlações em grandes conjuntos de dados para prever resultados. Através de uma variedade de técnicas, pode-se usar essas informações para aumentar a renda, cortar custos, melhorar o relacionamento com os clientes, reduzir riscos e mais. No mundo corporativo, gera insights que resultam em vantagens competitivas para a empresa. Os dados processados podem motivar ações corretivas ou mudanças estratégicas como alterações no portfólio de produtos e direcionamento de investimentos.

Esse processo é conhecido como

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2334874 Ano: 2021
Disciplina: TI - Banco de Dados
Banca: IDECAN
Orgão: IF-CE

Analise as tabelas abaixo, do banco de dados relacional IFCE.

Enunciado 3484704-1

Para determinar quais artigos inclusos em estoque em 2021 e que tenham a mesma nomenclatura, deve ser executada uma operação da álgebra relacional sobre as tabelas ESTOQUE e MATERIAL, resultando na tabela denominada RESULTADO. Essa operação relacional é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2334873 Ano: 2021
Disciplina: TI - Banco de Dados
Banca: IDECAN
Orgão: IF-CE

No que diz respeito à garantia da segurança e confiabilidade dos dados, o Banco de Dados Distribuído preserva as propriedades ACID, Com relação a essas propriedades, analise as afirmativas a seguir.

I. Consistência: Indica que a transação deve ter todas as suas ações concluídas ou não. Caso todas as ações da transação sejam terminadas com sucesso, então é executado o COMMIT na transação inteira; caso contrário, a transação inteira deve ser revertida, ROLLBACK.

II. Isolamento: Cada transação não toma conhecimento de outras transações concorrentes.

III. Durabilidade: Depois que transação for completada com sucesso (COMMIT), as mudanças que ela faz no banco de dados persistem.

Assinale

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2334872 Ano: 2021
Disciplina: TI - Banco de Dados
Banca: IDECAN
Orgão: IF-CE

Banco de Dados Distribuído tem por definição ser uma coleção de nós, onde cada nó mantém um banco de dados local, mas cujo conjunto atua como um único sistema de banco de dados lógico. Entre as regras para um SGBDD, criadas por Date e Codd, duas são detalhadas a seguir.

I. Dados podem estar replicados em vários nós da rede, de forma transparente. As réplicas de dados devem ser mantidas sincronizadas automaticamente pelo SGBDD.

II. Um SGBDD deve ser projetado para executar independentemente do protocolo de comunicação e da topologia usada para interligar os vários nós que fazem parte da rede.

As regras I e II são conhecidas, respectivamente, como Independência de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Um princípio da Programação Orientada a Objetos está associado ao mecanismo que permite definir uma nova classe (subclasse) a partir de uma classe já existente (superclasse). O principal conceito é a propriedade de duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse responderem a mesma mensagem, cada uma de uma forma diferente. Ocorre quando uma subclasse redefine um método existente na superclasse, ou seja, quando se tem os métodos sobrescritos.

Este princípio é conhecido como

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

No que diz respeito aos paradigmas de linguagens de programação, há vários tipos, dos quais dois são detalhados a seguir.

I. Esse paradigma é bastante conhecido e foi popularizado com a linguagem de programação Java, ao permitir uma programação multiplataforma de uma mesma maneira. Surgiu como uma grande aposta para resolver gargalos da indústria de software, como produzir programas de forma mais rápida, com maior confiabilidade e a um custo menor. Para que uma linguagem de programação seja enquadrada neste tipo de paradigma, deve implementar seus três alicerces básicos, que são os conceito de herança, polimorfismo e encapsulamento.

II. Esse paradigma é também chamado de procedural, no qual as instruções devem ser passadas ao computador na sequência em que devem ser executadas, sendo suportado por diversos tipos de linguagem de programação como Cobol, Fortran e Pascal. Nesse tipo, o programador passa uma espécie de passo-a-passo dos procedimentos que a máquina deverá executar - daí o nome procedural. É recomendado em projetos nos quais não se espera que haja mudanças significativas ao longo do tempo, quando se tratar de uma operação complexa ou quando não existiram muitos elementos compartilhados. Esse paradigma tem a vantagem de ser eficiente e de permitir uma modelagem tal qual o mundo real, além de ser bem estabelecido e bastante flexível. Por outro lado, o código fonte gerado é de difícil legibilidade.

Os paradigmas descritos em I e II são denominados, respectivamente

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Testes de software devem exibir um conjunto de características que atingem o objetivo de encontrar a maioria dos erros com um mínimo de esforço, o que resulta um software testável. Por meio de perguntas relacionadas, duas características são destacadas a seguir.

I. “Quanto melhor funciona, mais eficientemente pode ser testado.” – Se um sistema é projetado e implementado com qualidade, poucos defeitos vão bloquear a execução dos testes, permitindo que o teste progrida sem problemas.

II. “Quanto menos modificações, menos interrupções no teste.” – Modificações no software não são frequentes, controladas quando ocorrem e não invalidam os testes existentes. O software recupera-se bem de falhas.

As características destacadas em I e II são denominadas, respectivamente

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Uma estratégia de teste de software integra métodos de projetos de casos de teste em uma série bem planejada de passos, que resultam na construção bem sucedida de software. Neste contexto, dois termos são definidos a seguir.

I. Constitui um conjunto de atividades que garante que o software implementa corretamente uma função específica. Neste caso, a pergunta é “ESTAMOS CONSTRUINDO O PRODUTO CORRETAMENTE?”

II. Constitui um conjunto de atividades que garante que o software construído corresponde aos requisitos do cliente. Neste caso, a pergunta é “ESTAMOS CONSTRUINDO O PRODUTO CERTO?”

Os termos definidos em I e II são denominados, respectivamente

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Uma estratégia de teste de software pode ser vista no contexto da espiral, conforme a figura abaixo, englobando quatro tipos de teste.

Enunciado 3484697-1

Os identificadores ALFA, BETA, GAMA e DELTA representam, respectivamente, os tipos de testes de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

No processo de desenvolvimento de um sistema, pode se aplicar o reuso de software em vários momentos. Existe a possibilidade de se reusar ideias, especificações, projetos, códigos-fonte e outros produtos nas diversas fases do processo de desenvolvimento. A seguir são descritas três tipos de reuso.

I. é o que ocorre dentro de um mesmo domínio de aplicação. O objetivo é derivar um modelo genérico para ser usado dentro de um único domínio de aplicação na criação de novos sistemas. Este tipo de reuso é o que ocorre em fábricas de software.

II. é o visa eliminar a necessidade do desenvolvedor de um conhecimento da implementação de algum componente de software que fará parte do processo de reuso. Em vez disso, o reuso se dá através da descrição de interfaces ou contratos bem definidos que devem ser respeitados pela implementação a ser elaborada. O esforço sempre é usado na nova implementação e nunca ocorre um desperdício tentando entender implementações de terceiros.

III. é o mais utilizado na prática, sendo a maioria das ferramentas de reuso e métodos voltados para este tipo de reuso.

Os três tipos descritos em I, II e III são conhecidos, respectivamente, como reuso

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas