Magna Concursos

Foram encontradas 55 questões.

As cabines de segurança biológica (CSB) estão entre os mais comuns e eficazes dispositivos de contenção primária utilizados em laboratório que trabalham com agentes infecciosos. Existem três tipos gerais de CSB, designadas de classe I, classe II e classe III e que possuem características e aplicações distintas. Sobre as CSB utilizadas em laboratório de microbiologia, assinale a afirmativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A análise das sequências integrais de cromossomos bacterianos permitiu a constatação de que a maioria, se não todos, são estruturas em mosaico, compreendendo genes conservados além de múltiplas sequências inseridas de diferentes origens. São exemplos dessas sequências, exceto:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
392032 Ano: 2010
Disciplina: Técnicas em Laboratório
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
Yersinia pestis possui uma série de fatores de virulência com propriedades anti-fagocíticas, dentre os quais não está:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Muitos testes microbiológicos requerem o isolamento de microrganismos viáveis. Isto significa que o espécime apropriado deve ser coletado, levado rapidamente ao laboratório em meio de transporte adequado e semeado em meios de cultura de forma a permitir o crescimento. Sobre os principais meios de isolamento bacteriano, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Durante os estágios iniciais de um processo infeccioso, as bactérias precisam expressar adesinas permitindo a ligação às células do hospedeiro. Após essas etapas, a expressão de exotoxinas e fatores de evasão precisa ser regulada positivamente, com concomitante repressão dos fatores de colonização. A regulação da expressão de fatores de virulência pode ser controlada por diferentes mecanismos, por exemplo, sistemas de transdução de sinal de dois componentes. São exemplos desses sistemas, exceto:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391960 Ano: 2010
Disciplina: Técnicas em Laboratório
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
Sobre as características da eletroforese de isoenzimas (MLEE Multilocus Enzyme Electrophoresis), analise as afirmativas a seguir.
I. A técnica representa um método de fingerprinting genético robusto.
II. Detecta polimorfismo em regiões codificantes e não codificantes de um gene.
III. Aproximadamente 15% das trocas de aminoácidos são detectadas na média em uma proteína.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
As vias Hexose-Monofosfato e Hexose-Difosfato são vias de oxidação da glicose referidas, respectivamente, como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Com relação aos mecanismos de ação das toxinas do tipo AB, analise as afirmativas abaixo.
I. A toxina diftérica catalisa a transferência de ADP-ribose do NAD para o fator de elongação 2 (EF-2), inibindo a síntese protéica.
II. A toxina Pertussis possui cinco subunidades B, das quais a subunidade S2 está envolvida na ligação a um receptor glicolipídico em células respiratórias ciliadas e a subunidade S3 se liga a glicolipídios em fagócitos.
III. A toxina colérica se liga ao receptor gangliosídeo GM1 na superfície dos enterócitos por meio das subunidades B e o fragmento A1, ativado pela redução da ponte dissulfeto da subunidade A, promove a ADP-ribosilação da proteína Gs.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Os laboratórios de microbiologia podem ser divididos em quatro categorias de acordo com os níveis de biossegurança. A classificação em cada um desses quatro diferentes níveis consiste da combinação de práticas e técnicas de laboratório, equipamentos de segurança e instalação do laboratório. Cada combinação é adequada especificamente para as operações realizadas, vias de transmissões documentadas ou suspeitas de agentes infecciosos e funcionamento ou atividade do laboratório.
Sobre as principais características dos quatros níveis de biossegurança, analise as afirmativas abaixo.
I. Nos laboratório de nível 1 de biossegurança, as práticas, os equipamentos de segurança e o projeto das instalações são apropriados para o treinamento educacional secundário ou para treinamento de técnicos e de professores de técnicas laboratoriais. Em laboratório de nível 1, trabalha-se com cepas de microrganismos viáveis e conhecidos por não causarem doença em homens adultos e sadios, como o Bacillus subtilis.
II. Nos laboratórios de nível 2 de biossegurança, as práticas, os equipamentos, a planta e a construção das instalações são aplicáveis aos laboratórios clínicos, de diagnóstico, laboratórios escola e outros laboratórios que trabalham com agentes biológicos que provocam infecções no homem e animais, cujo potencial de propagação na comunidade e disseminação no ambiente é limitado. Exemplos de microrganismos que podem ser manipulados em laboratório de nível 2 de biossegurança incluem Enterococcus spp., Brucella spp. e Escherichia coli O157:H7.
III. Nos laboratórios de nível 3 de biossegurança, as práticas, o equipamento de segurança, o planejamento e a construção das dependências são aplicáveis para laboratórios clínicos, de diagnóstico, laboratório escola, de pesquisa ou de produções. Enquanto os laboratórios de nível 4 de biossegurança são aplicáveis para trabalhos que envolva agentes exóticos que representam alto risco. Clostridium botulinum e Mycobacterium tuberculosis são exemplos de microrganismos manipulados em laboratórios de nível 3, enquanto que Bacillus anthracis é um exemplo de microrganismo manipulado em laboratório de nível 4 de biossegurança.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391904 Ano: 2010
Disciplina: Técnicas em Laboratório
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
Os plasmídios de virulência pXO1 e pXO2, encontrados principalmente em Bacillus anthracis, carreiam genes responsáveis pela expressão de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas