Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

Texto I

A natureza remodelada

A evolução não é só aquela força que dá origem aos mamutes e dinossauros ao longo de milhões de anos. Ela está agora aí ao seu lado - e, pelo que os cientistas estão descobrindo, de uma forma cada vez mais rápida. Basta alguma coisa dificultar a vida de uma espécie - o que os biólogos chamam de “pressão seletiva” - para que ela seja forçada a se adaptar ou desaparecer. Nas últimas duas décadas, os cientistas descobriram que essas mudanças nem sempre se dão de forma lenta e gradual - muito frequentemente elas acontecem em 10 ou 20 anos. Hoje, a atividade humana tem gerado pressões seletivas em várias espécies e, sem querer, estimulando os seres vivos a se adaptar a nós. “É importante perceber que o que estamos descrevendo são mudanças quantitativas nos organismos, como alterações de tamanho, na forma e na idade de maturidade”, diz o biólogo David Reznick, da Universidade da Califórnia, em Riverside. Para ele, essas pequenas alterações são o primeiro passo para as grandes mudanças evolutivas , como o desenvolvimento de asas nas aves. “Não sei quais serão os resultados de tudo isso, mas acho que serão muito maiores do que o esperado”, afirma o botânico Donald Waller, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Assim como o ser humano adaptou cavalos e cachorros ao seu modo de vida, é possível que ele sem querer domestique grande parte da natureza.

(Superinteressante, ed. 219, Nov. 2005)

Os cientistas cujas declarações estão presentes no texto têm a utilidade de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Texto II

Destruição e construção

A imprensa não deve nunca abandonar o papel de investigar e denunciar irregularidades, corrupções, erros e mentiras. Mas não pode abdicar de procurar os fatos estimulantes, positivos e construtivos. Não deve ser vista apenas como o anjo exterminador, vingadora, justiceira, destruidora. Deve ser uma força que ajuda a compreender, construir e defender a comunidade, o Estado e o país. Ou seja, é fundamental que a preocupação ética, o triunfo do princípio sobre a conveniência, a responsabilidade junto aos indivíduos, ao público, à nação (e até ao planeta) estejam sempre na balança.
(Roberto Civita)
Sendo um jornalista bastante conhecido, o autor do texto, adota em sua construção um tom que deve ser caracterizado como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391158 Ano: 2010
Disciplina: Mecânica
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
Tipo de soldagem de alta qualidade, em que a geração de distorções é minimizada e a zona termicamente afetada (ZTA) é relativamente pequena. Não pode ser executado em locais com corrente de ar, emite uma alta intensidade de radiação ultravioleta e pode contaminar a solda por tungstênio. O trecho refere-se ao seguinte tipo de soldagem:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391157 Ano: 2010
Disciplina: Mecânica
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ

Chaveta é um corpo prismático que pode ter faces paralelas ou inclinadas, em função da grandeza do esforço e tipo de movimento que deve transmitir. É construída normalmente de aço. A união por chaveta é um tipo de união desmontável, que permite às árvores transmitirem seus movimentos a outras peças.

Correlacione os tipos de chavetas, apresentados na coluna da esquerda, com suas características.

1. Chaveta plana

2. Chaveta tangencial

3. Chaveta encaixada

4. Chaveta meia-cana

5. Chaveta de disco

( ) É a chaveta mais comum, e para facilitar seu emprego, o rasgo da árvore é sempre mais comprido que a chaveta.

( ) Sua base é côncava com inclinação de 1:100, com ou sem cabeça, e transmite o movimento por efeito do atrito, de forma que, quando o esforço no elemento conduzido é muito grande, a chaveta desliza sobre a árvore.

( ) É similar à chaveta encaixada, tendo, porém, no lugar de um rasgo na árvore, um rebaixo plano, com inclinação de 1:100 com ou sem cabeça, onde seu emprego é reduzido, pois serve somente para a transmissão de pequenas forças.

( ) É formada por um par de cunhas com inclinação de 1:60 a 1:100 em cada rasgo, são sempre utilizadas duas chavetas e os rasgos são posicionados a 120º, e pelo posicionamento (uma contra a outra) é muito comum o seu emprego para transmissão de grandes forças, e nos casos em que o sentido de rotação se alterna.

( ) É uma variante da chaveta paralela, porém recebe esse nome porque sua forma corresponde a um segmento circular. É comumente empregada em eixos cônicos por facilitar a montagem e se adaptar à conicidade do fundo do rasgo do elemento externo.

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391156 Ano: 2010
Disciplina: Mecânica
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ

A criação dos mancais de rolamento diminuiu sensivelmente os problemas de atrito de resistência à alta velocidade encontrados nos mancais de deslizamento.

A vantagem que os rolamentos possuem em relação aos mancais de deslizamento é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391155 Ano: 2010
Disciplina: Mecânica
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ
As transmissões por correias e polias apresentam a seguinte vantagem:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391154 Ano: 2010
Disciplina: Mecânica
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ

A respeito das engrenagens, analise as afirmativas a seguir:

I. As engrenagens são elementos básicos na transmissão de potência entre árvores; elas permitem o aumento ou a redução da velocidade, sem nenhuma perda de energia, por não deslizarem.

II. O vão do dente é o espaço entre dois dentes consecutivos e não pode ter a mesma dimensão da espessura do dente.

III. O módulo é sua unidade de medida e serve de base para calcular a dimensão dos dentes.

Assinale:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391153 Ano: 2010
Disciplina: Mecânica
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ

Os ciclos térmicos de soldagem descrevem um ponto localizado próximo à junta que experimenta uma variação de temperatura, devido à passagem da fonte de calor, e a repartição térmica em uma solda consiste na variação da temperatura de pico com a distância ao centro do cordão de solda, ou seja, em sua direção perpendicular. Os ciclos térmicos de soldagem e a repartição térmica dependem de diversas variáveis. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Quanto maior a condutividade térmica do tipo de material de base, maior a velocidade de resfriamento.

II. A velocidade de resfriamento diminui com a redução da energia de soldagem e da temperatura inicial da peça.

III. A velocidade de resfriamento aumenta com a espessura da peça soldada até certo limite. Acima deste limite, a velocidade de resfriamento independe da espessura.

Assinale:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391152 Ano: 2010
Disciplina: Mecânica
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ

A respeito dos micrômetros, analise as afirmativas a seguir:

I. O micrômetro digital eletrônico é ideal para leitura rápida, com erros de paralaxe, próprio para uso em controle estatístico de processos.

II. O micrômetro para medir a parede de tubos é dotado de arco especial e possui contatos perpendiculares com a haste móvel, o que permite a introdução do contato fixo no furo do tubo.

III. O micrômetro com contador mecânico tem uso comum, porém sua leitura pode ser efetuada no tambor ou no contador mecânico, que facilita a leitura independentemente da posição de observação.

Assinale:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
391151 Ano: 2010
Disciplina: Mecânica
Banca: FGV
Orgão: FIOCRUZ

Os ensaios não-destrutivos são realizados em materiais acabados ou semi-acabados para verificar a existência ou não de descontinuidades ou defeitos, sem interferir em seu uso posterior.

Com relação aos ensaios não-destrutivos, assinale a afirmativa incorreta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas