Foram encontradas 100 questões.
Assinale a alternativa que contém uma palavra na qual deve haver colocação de acento agudo, decorrente das normas de acentuação.
Provas
Relacione as colunas quanto à classificação do período composto. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – coordenação
2 – subordinação
3 – coordenação e subordinação
( ) “Vim para sofrer as influências do tempo / E para afirmar o princípio eterno de onde vim.” (Murilo Mendes)
( ) “Anda o sol pelas campinas/e passeia a mão dourada / pelas águas, pelas folhas...” (Cecília Meireles)
( ) “A mão que afaga é a mesma que apedreja.” (Augusto dos Anjos)
Provas
Assinale a alternativa em que há duas possibilidades de leitura da frase, sendo para uma delas necessário o acento indicativo de crase. Obs.: podem ter sido retirados acentos indicativos de crase nas demais alternativas.
Provas
Relacione as colunas quanto à classificação da oração subordinada adverbial. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – temporal ( ) “Se culpado há, é D. Inácia.” (Nélida Piñon)
2 – concessiva ( ) “Quando os índios iam precipitar-se sobre o cavaleiro, Peri saltou no meio deles, (...)” (José de Alencar)
3 – condicional ( ) “Por mais que o compadre a questionasse, apenas murmurou algumas frases ininteligíveis (...)” (Manuel Antônio de Almeida)
Provas
Assinale a alternativa em que o adjetivo destacado, quanto ao gênero, classifica-se como uniforme.
Provas
Leia:
“Mantenho o outrossim.”, “Retira o deveras.” e “Aliás é ótimo.”
As palavras destacadas nas frases acima, retiradas da crônica De Domingo, de Luís Fernando Veríssimo, assumem, no texto, natureza substantiva, embora, originalmente recebam a seguinte classificação morfológica:
Provas
Assinale a alternativa em que a flexão de gênero e de número dos substantivos em destaque está correta.
Provas
Assinale a alternativa em que o agente da passiva não está explícito.
Provas
Assinale a alternativa em que há erro no emprego do pronome em destaque.
Provas
Assinale a alternativa correta quanto à classificação das conjunções em destaque nas estrofes seguintes.
Motivo (Cecília Meireles)
Eu canto porque o instante existe (1)
e a minha vida está completa. (2)
Não sou alegre nem triste:
sou poeta.
(...)
Se desmorono ou se edifico, (3)
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico (4)
ou passo. (5)
(...)
Provas
Caderno Container