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O atual padrão monetário do meio circulante brasileiro é o Real. Antes dele, outras denominações foram utilizadas, tais como Cruzeiro e Cruzado. Durante o Império e no começo do regime republicano, a moeda brasileira também se chamou Real, e foi dessa época que os autores do plano Real (1994) retiraram a denominação atual, como se pode verificar no trecho de Trigueiros.
Foi o Brasil um dos primeiros países a adotar o sistema decimal de pesos e medidas. Mas, paradoxalmente, no campo monetário, o Real foi o padrão de nossa moeda até 1942, quando se instituiu o Cruzeiro.
TRIGUEIROS, F. S., Dinheiro no Brasil. Rio de Janeiro: Léo Christiano, 1987, p. 191.
A principal característica que faz o meio circulante brasileiro, durante o primeiro sistema da denominação Real, perdurar até 1942 e diferir em muito do segundo, o atual, é o (a):
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Em 1820, o filósofo, poeta e teatrólogo Wolfgang Goethe, um dos maiores críticos de arte da história, ousou questionar a teoria das cores do físico Isaac Newton.
Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I - É um efeito que, embora dependente da luz, não seria a própria luz.
II - O branco, por ser uma cor mais clara que todas as outras, não poderia ser formada pelo somatório delas, contrariando assim a Síntese Aditiva.
III - Existem três tipos de cores: um resultado da ação visual, um fenômeno derivado de meios incolores e como parte integrante dos objetos visualizados.
Está de acordo com Goethe o que se afirma em
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A retícula digital estocástica foi lançada com a tecnologia Cristal Raster (Agfa), Diamond Screening (Linotype-Hell) e Full Tone (Scitex). Sem um padrão aparente para o posicionamento dos pontos, também não há lineatura, inclinação nem rosetas. A retícula estocástica de primeira ordem mantém constante o tamanho dos pontos e trabalha a variação tonal, aumentando ou diminuindo sua frequência e possibilitando assim uma reprodução com riqueza de detalhes. Apesar da vantagem do uso desse tipo de retícula, existe(m) desvantagem(ns), como
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No programa Adobe Illustrator, uma das maneiras para se construir polígonos é acessando a janela Rectangle na Toolbox e digitando as medidas desejadas para largura e altura nos respectivos campos. Para construir um retângulo com quinas arrendondadas, porém, deve-se abrir a janela Rounded Rectangle e escrever o valor de curvatura desejado no campo
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Ao se desenhar a lápis a anatomia humana, é bom ter em mente que o movimento do corpo tende a seguir a direção do queixo. Se o queixo for desenhado colado ao pescoço, o corpo tende a recuar, já se o queixo se deslocar para a frente, o corpo o acompanhará. Caso o queixo esteja virado para a esquerda ou para a direita, o tronco corresponderá com uma torção, e os membros acompanharão o movimento. Assim, o nariz indica o movimento, mas as partes do corpo que o antecipam são os
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Faca é uma lâmina que produz um recorte ou uma dobra diferente do tradicional, transformando uma publicação em uma peça gráfica mais requintada, e, por isso, mais cara. Além disso, a faca de corte e vinco é essencial para as embalagens, que precisam de um encaixe perfeito. Esse tipo de faca é composto pelos elementos
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As tintas gráficas podem ser classificadas com base nos vários sistemas de impressão. Existem tintas para impressão relevográfica, planográfica, encavográfica e permeográfica. Os fabricantes diferenciam as tintas gordurosas ou pastosas das outras. As tintas para impressão em serigrafia não se encaixam nesses dois grupos. Elas dividem-se em duas categorias que incluem as que apresentam uma base
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O advento dos computadores pessoais escreveu um novo capítulo na história da tipografia.
PORQUE
A linguagem PostScript desenvolvida pela Adobe Systems permitia que textos e gráficos de alta qualidade fossem impressos em uma mesma página por impressoras caseiras, originando o Desktop Publishing.
Analisando-se as afirmativas, conclui-se que
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Há vários processos de produção de provas de cor, utilizadas para a checagem da qualidade das fotos, das cores e do texto e produzidas a partir dos fotolitos. A exceção é da prova digital, que é gerada a partir do arquivo de computador. A prova rapidamente obtida por um processo fotográfico com depósito de pigmentos coloridos e o que dela resulta chama-se
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Na teoria das cores, cor-luz ou cor-energia contrapõe- -se à cor-pigmento. Ela diz respeito à reflexão dos raios luminosos e não à cor efetiva contida na substância. Isaac Newton foi quem primeiro mencionou essa concepção das cores, que, identificada pelo fenômeno da refração dos raios solares, postula que a cor percebida pelos olhos é aquela refletida pelo objeto no qual o raio solar incide. Por esse princípio, o branco é a mistura de todas as cores, e o preto é a ausência delas. Já a cor-pigmento sofrerá um efeito diferente porque, misturando-se todas as cores, o resultado será
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