Foram encontradas 60 questões.
- MorfologiaVerbosConjugaçãoFlexão Verbal de ModoIndicativo
- MorfologiaVerbosConjugaçãoFlexão Verbal de TempoEmprego dos Tempos Verbais
Texto para as questões de 36 a 60.
Diva.
1 Visitando o negociante, vi ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci.
Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com
atenção.
Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.
5 Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém, na
mesma delicadeza do porte, esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade
nos relevos.
Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo
do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha
10 de róseo matiz. A dela era assim.
Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela
se preparava para sua celeste ascensão.
Às vezes, porém, a impressão da leitura turbava a serena elação da sua figura, e despertava nela a mulher. Então
15 desferia alma por todos os poros. Os grandes olhos, velutados de negro, rasgavam-se para dardejar as centelhas elétricas do
nervoso organismo. Nesses momentos toda ela era somente coração, porque toda ela palpitava e sentia.
Eu tinha parado na porta, e admirava: afinal adiantei-me para cumprimentá-la. Ouvindo o rumor dos meus passos, ela
voltou-se.
- Minha senhora!... Murmurei inclinando-me.
20 As cores fugiram-lhe. Ela vestiu-se como de uma túnica lívida e glacial: logo depois sua fisionomia anuviou-se, e eu vi
lampejos fuzilarem naquela densidade de uma cólera súbita.
Fulminou-me com um olhar augusto e desapareceu.
Acreditas, Paulo, que essa moça que te descrevi fosse Emília, a menina feia e desgraciosa que eu deixara dois anos
antes? Que sublime trabalho de florescência animada não realizara a natureza nessa mulher!
25 Emília teria então dezessete anos. Sentia-se, olhando-a, a influência misteriosa que um espírito superior tinha exercido
na revolução operada em sua pessoa. O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo;
mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto
trançado do luxuoso cabelo negro.
Voltei impressionado por essa visão de sala em pleno dia.
30 Se a transformação de Emília produzira em mim uma admiração grande, maior foi a humilhação que sofri com o seu
desdém. Já não era uma menina; estava moça, e não me devia só a cortesia a que tem direito o homem delicado, devia-me
gratidão.
- Talvez ignore! Disse eu comigo.
Nos dias que se seguiram, surgiu alguma vez em meu espírito aquela imagem de moça; mas essa lembrança me
35 incomodava.
Uma tarde encontrei-me com o irmão:
- Ia à tua casa! Disse-me Geraldo.
- Pois vamos.
- Não. Já que te encontrei poupa-me essa maçada. Minha tia manda-te dizer que amanhã toma-se chá em sua casa.
40 Julinha faz anos.
- Ah! D. Matilde?...
- Sim. Adeus.
- Espera.
- Não posso. Ainda vou à chácara, e tenho de voltar para o teatro.
45 D. Matilde é casada com um irmão de Duarte. Seu marido vive constantemente na fazenda, trabalhando para tirar
dela os avultados rendimentos necessários ao luxo que sua família ostenta na corte. Ainda moça, bonita e muito elegante,
ela é perdida pelo cortejo e galanteio de sala. Nunca a honra conjugal sucumbiu a essa fascinação, mas a casta dignidade da
esposa foi sacrificada sem reserva.
Disponível em: https://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/diva.pdf
Assinale a alternativa que contém, no mesmo período, respectivamente, verbo no futuro do pretérito do indicativo e pretérito imperfeito do indicativo.
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Texto para as questões de 36 a 60.
Diva.
1 Visitando o negociante, vi ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci.
Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com
atenção.
Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.
5 Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém, na
mesma delicadeza do porte, esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade
nos relevos.
Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo
do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha
10 de róseo matiz. A dela era assim.
Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela
se preparava para sua celeste ascensão.
Às vezes, porém, a impressão da leitura turbava a serena elação da sua figura, e despertava nela a mulher. Então
15 desferia alma por todos os poros. Os grandes olhos, velutados de negro, rasgavam-se para dardejar as centelhas elétricas do
nervoso organismo. Nesses momentos toda ela era somente coração, porque toda ela palpitava e sentia.
Eu tinha parado na porta, e admirava: afinal adiantei-me para cumprimentá-la. Ouvindo o rumor dos meus passos, ela
voltou-se.
- Minha senhora!... Murmurei inclinando-me.
20 As cores fugiram-lhe. Ela vestiu-se como de uma túnica lívida e glacial: logo depois sua fisionomia anuviou-se, e eu vi
lampejos fuzilarem naquela densidade de uma cólera súbita.
Fulminou-me com um olhar augusto e desapareceu.
Acreditas, Paulo, que essa moça que te descrevi fosse Emília, a menina feia e desgraciosa que eu deixara dois anos
antes? Que sublime trabalho de florescência animada não realizara a natureza nessa mulher!
25 Emília teria então dezessete anos. Sentia-se, olhando-a, a influência misteriosa que um espírito superior tinha exercido
na revolução operada em sua pessoa. O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo;
mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto
trançado do luxuoso cabelo negro.
Voltei impressionado por essa visão de sala em pleno dia.
30 Se a transformação de Emília produzira em mim uma admiração grande, maior foi a humilhação que sofri com o seu
desdém. Já não era uma menina; estava moça, e não me devia só a cortesia a que tem direito o homem delicado, devia-me
gratidão.
- Talvez ignore! Disse eu comigo.
Nos dias que se seguiram, surgiu alguma vez em meu espírito aquela imagem de moça; mas essa lembrança me
35 incomodava.
Uma tarde encontrei-me com o irmão:
- Ia à tua casa! Disse-me Geraldo.
- Pois vamos.
- Não. Já que te encontrei poupa-me essa maçada. Minha tia manda-te dizer que amanhã toma-se chá em sua casa.
40 Julinha faz anos.
- Ah! D. Matilde?...
- Sim. Adeus.
- Espera.
- Não posso. Ainda vou à chácara, e tenho de voltar para o teatro.
45 D. Matilde é casada com um irmão de Duarte. Seu marido vive constantemente na fazenda, trabalhando para tirar
dela os avultados rendimentos necessários ao luxo que sua família ostenta na corte. Ainda moça, bonita e muito elegante,
ela é perdida pelo cortejo e galanteio de sala. Nunca a honra conjugal sucumbiu a essa fascinação, mas a casta dignidade da
esposa foi sacrificada sem reserva.
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Assinale a alternativa que contenha artigo definido.
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Texto para as questões de 36 a 60.
Diva.
1 Visitando o negociante, vi ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci.
Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com
atenção.
Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.
5 Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém, na
mesma delicadeza do porte, esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade
nos relevos.
Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo
do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha
10 de róseo matiz. A dela era assim.
Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela
se preparava para sua celeste ascensão.
Às vezes, porém, a impressão da leitura turbava a serena elação da sua figura, e despertava nela a mulher. Então
15 desferia alma por todos os poros. Os grandes olhos, velutados de negro, rasgavam-se para dardejar as centelhas elétricas do
nervoso organismo. Nesses momentos toda ela era somente coração, porque toda ela palpitava e sentia.
Eu tinha parado na porta, e admirava: afinal adiantei-me para cumprimentá-la. Ouvindo o rumor dos meus passos, ela
voltou-se.
- Minha senhora!... Murmurei inclinando-me.
20 As cores fugiram-lhe. Ela vestiu-se como de uma túnica lívida e glacial: logo depois sua fisionomia anuviou-se, e eu vi
lampejos fuzilarem naquela densidade de uma cólera súbita.
Fulminou-me com um olhar augusto e desapareceu.
Acreditas, Paulo, que essa moça que te descrevi fosse Emília, a menina feia e desgraciosa que eu deixara dois anos
antes? Que sublime trabalho de florescência animada não realizara a natureza nessa mulher!
25 Emília teria então dezessete anos. Sentia-se, olhando-a, a influência misteriosa que um espírito superior tinha exercido
na revolução operada em sua pessoa. O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo;
mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto
trançado do luxuoso cabelo negro.
Voltei impressionado por essa visão de sala em pleno dia.
30 Se a transformação de Emília produzira em mim uma admiração grande, maior foi a humilhação que sofri com o seu
desdém. Já não era uma menina; estava moça, e não me devia só a cortesia a que tem direito o homem delicado, devia-me
gratidão.
- Talvez ignore! Disse eu comigo.
Nos dias que se seguiram, surgiu alguma vez em meu espírito aquela imagem de moça; mas essa lembrança me
35 incomodava.
Uma tarde encontrei-me com o irmão:
- Ia à tua casa! Disse-me Geraldo.
- Pois vamos.
- Não. Já que te encontrei poupa-me essa maçada. Minha tia manda-te dizer que amanhã toma-se chá em sua casa.
40 Julinha faz anos.
- Ah! D. Matilde?...
- Sim. Adeus.
- Espera.
- Não posso. Ainda vou à chácara, e tenho de voltar para o teatro.
45 D. Matilde é casada com um irmão de Duarte. Seu marido vive constantemente na fazenda, trabalhando para tirar
dela os avultados rendimentos necessários ao luxo que sua família ostenta na corte. Ainda moça, bonita e muito elegante,
ela é perdida pelo cortejo e galanteio de sala. Nunca a honra conjugal sucumbiu a essa fascinação, mas a casta dignidade da
esposa foi sacrificada sem reserva.
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Acerca do texto apresentado, pode-se afirmar que a sua tipologia textual primária e secundária corresponde, respectivamente, às modalidades
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Texto para as questões de 36 a 60.
Diva.
1 Visitando o negociante, vi ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci.
Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com
atenção.
Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.
5 Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém, na
mesma delicadeza do porte, esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade
nos relevos.
Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo
do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha
10 de róseo matiz. A dela era assim.
Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela
se preparava para sua celeste ascensão.
Às vezes, porém, a impressão da leitura turbava a serena elação da sua figura, e despertava nela a mulher. Então
15 desferia alma por todos os poros. Os grandes olhos, velutados de negro, rasgavam-se para dardejar as centelhas elétricas do
nervoso organismo. Nesses momentos toda ela era somente coração, porque toda ela palpitava e sentia.
Eu tinha parado na porta, e admirava: afinal adiantei-me para cumprimentá-la. Ouvindo o rumor dos meus passos, ela
voltou-se.
- Minha senhora!... Murmurei inclinando-me.
20 As cores fugiram-lhe. Ela vestiu-se como de uma túnica lívida e glacial: logo depois sua fisionomia anuviou-se, e eu vi
lampejos fuzilarem naquela densidade de uma cólera súbita.
Fulminou-me com um olhar augusto e desapareceu.
Acreditas, Paulo, que essa moça que te descrevi fosse Emília, a menina feia e desgraciosa que eu deixara dois anos
antes? Que sublime trabalho de florescência animada não realizara a natureza nessa mulher!
25 Emília teria então dezessete anos. Sentia-se, olhando-a, a influência misteriosa que um espírito superior tinha exercido
na revolução operada em sua pessoa. O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo;
mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto
trançado do luxuoso cabelo negro.
Voltei impressionado por essa visão de sala em pleno dia.
30 Se a transformação de Emília produzira em mim uma admiração grande, maior foi a humilhação que sofri com o seu
desdém. Já não era uma menina; estava moça, e não me devia só a cortesia a que tem direito o homem delicado, devia-me
gratidão.
- Talvez ignore! Disse eu comigo.
Nos dias que se seguiram, surgiu alguma vez em meu espírito aquela imagem de moça; mas essa lembrança me
35 incomodava.
Uma tarde encontrei-me com o irmão:
- Ia à tua casa! Disse-me Geraldo.
- Pois vamos.
- Não. Já que te encontrei poupa-me essa maçada. Minha tia manda-te dizer que amanhã toma-se chá em sua casa.
40 Julinha faz anos.
- Ah! D. Matilde?...
- Sim. Adeus.
- Espera.
- Não posso. Ainda vou à chácara, e tenho de voltar para o teatro.
45 D. Matilde é casada com um irmão de Duarte. Seu marido vive constantemente na fazenda, trabalhando para tirar
dela os avultados rendimentos necessários ao luxo que sua família ostenta na corte. Ainda moça, bonita e muito elegante,
ela é perdida pelo cortejo e galanteio de sala. Nunca a honra conjugal sucumbiu a essa fascinação, mas a casta dignidade da
esposa foi sacrificada sem reserva.
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Assinale a alternativa que apresenta classe de palavras frequentemente utilizada como marcador discursivo.
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- Interpretação de TextosFunções da LinguagemConotativa, Apelativa, Metafórica ou Figurada
- Interpretação de TextosFunções da LinguagemDenotativa, Própria, Referencial, Literal ou Informativa
- Interpretação de TextosFunções da LinguagemFunção Emotiva ou Expressiva
- Interpretação de TextosFunções da LinguagemFunção Metalinguística
Texto para as questões de 36 a 60.
Diva.
1 Visitando o negociante, vi ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci.
Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com
atenção.
Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.
5 Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém, na
mesma delicadeza do porte, esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade
nos relevos.
Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo
do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha
10 de róseo matiz. A dela era assim.
Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela
se preparava para sua celeste ascensão.
Às vezes, porém, a impressão da leitura turbava a serena elação da sua figura, e despertava nela a mulher. Então
15 desferia alma por todos os poros. Os grandes olhos, velutados de negro, rasgavam-se para dardejar as centelhas elétricas do
nervoso organismo. Nesses momentos toda ela era somente coração, porque toda ela palpitava e sentia.
Eu tinha parado na porta, e admirava: afinal adiantei-me para cumprimentá-la. Ouvindo o rumor dos meus passos, ela
voltou-se.
- Minha senhora!... Murmurei inclinando-me.
20 As cores fugiram-lhe. Ela vestiu-se como de uma túnica lívida e glacial: logo depois sua fisionomia anuviou-se, e eu vi
lampejos fuzilarem naquela densidade de uma cólera súbita.
Fulminou-me com um olhar augusto e desapareceu.
Acreditas, Paulo, que essa moça que te descrevi fosse Emília, a menina feia e desgraciosa que eu deixara dois anos
antes? Que sublime trabalho de florescência animada não realizara a natureza nessa mulher!
25 Emília teria então dezessete anos. Sentia-se, olhando-a, a influência misteriosa que um espírito superior tinha exercido
na revolução operada em sua pessoa. O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo;
mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto
trançado do luxuoso cabelo negro.
Voltei impressionado por essa visão de sala em pleno dia.
30 Se a transformação de Emília produzira em mim uma admiração grande, maior foi a humilhação que sofri com o seu
desdém. Já não era uma menina; estava moça, e não me devia só a cortesia a que tem direito o homem delicado, devia-me
gratidão.
- Talvez ignore! Disse eu comigo.
Nos dias que se seguiram, surgiu alguma vez em meu espírito aquela imagem de moça; mas essa lembrança me
35 incomodava.
Uma tarde encontrei-me com o irmão:
- Ia à tua casa! Disse-me Geraldo.
- Pois vamos.
- Não. Já que te encontrei poupa-me essa maçada. Minha tia manda-te dizer que amanhã toma-se chá em sua casa.
40 Julinha faz anos.
- Ah! D. Matilde?...
- Sim. Adeus.
- Espera.
- Não posso. Ainda vou à chácara, e tenho de voltar para o teatro.
45 D. Matilde é casada com um irmão de Duarte. Seu marido vive constantemente na fazenda, trabalhando para tirar
dela os avultados rendimentos necessários ao luxo que sua família ostenta na corte. Ainda moça, bonita e muito elegante,
ela é perdida pelo cortejo e galanteio de sala. Nunca a honra conjugal sucumbiu a essa fascinação, mas a casta dignidade da
esposa foi sacrificada sem reserva.
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Identifique corretamente as Funções de Linguagem principal e a secundária presentes no texto.
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Texto para as questões de 36 a 60.
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1 Visitando o negociante, vi ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci.
Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com
atenção.
Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.
5 Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém, na
mesma delicadeza do porte, esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade
nos relevos.
Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo
do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha
10 de róseo matiz. A dela era assim.
Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela
se preparava para sua celeste ascensão.
Às vezes, porém, a impressão da leitura turbava a serena elação da sua figura, e despertava nela a mulher. Então
15 desferia alma por todos os poros. Os grandes olhos, velutados de negro, rasgavam-se para dardejar as centelhas elétricas do
nervoso organismo. Nesses momentos toda ela era somente coração, porque toda ela palpitava e sentia.
Eu tinha parado na porta, e admirava: afinal adiantei-me para cumprimentá-la. Ouvindo o rumor dos meus passos, ela
voltou-se.
- Minha senhora!... Murmurei inclinando-me.
20 As cores fugiram-lhe. Ela vestiu-se como de uma túnica lívida e glacial: logo depois sua fisionomia anuviou-se, e eu vi
lampejos fuzilarem naquela densidade de uma cólera súbita.
Fulminou-me com um olhar augusto e desapareceu.
Acreditas, Paulo, que essa moça que te descrevi fosse Emília, a menina feia e desgraciosa que eu deixara dois anos
antes? Que sublime trabalho de florescência animada não realizara a natureza nessa mulher!
25 Emília teria então dezessete anos. Sentia-se, olhando-a, a influência misteriosa que um espírito superior tinha exercido
na revolução operada em sua pessoa. O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo;
mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto
trançado do luxuoso cabelo negro.
Voltei impressionado por essa visão de sala em pleno dia.
30 Se a transformação de Emília produzira em mim uma admiração grande, maior foi a humilhação que sofri com o seu
desdém. Já não era uma menina; estava moça, e não me devia só a cortesia a que tem direito o homem delicado, devia-me
gratidão.
- Talvez ignore! Disse eu comigo.
Nos dias que se seguiram, surgiu alguma vez em meu espírito aquela imagem de moça; mas essa lembrança me
35 incomodava.
Uma tarde encontrei-me com o irmão:
- Ia à tua casa! Disse-me Geraldo.
- Pois vamos.
- Não. Já que te encontrei poupa-me essa maçada. Minha tia manda-te dizer que amanhã toma-se chá em sua casa.
40 Julinha faz anos.
- Ah! D. Matilde?...
- Sim. Adeus.
- Espera.
- Não posso. Ainda vou à chácara, e tenho de voltar para o teatro.
45 D. Matilde é casada com um irmão de Duarte. Seu marido vive constantemente na fazenda, trabalhando para tirar
dela os avultados rendimentos necessários ao luxo que sua família ostenta na corte. Ainda moça, bonita e muito elegante,
ela é perdida pelo cortejo e galanteio de sala. Nunca a honra conjugal sucumbiu a essa fascinação, mas a casta dignidade da
esposa foi sacrificada sem reserva.
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Assinale a alternativa que contém excerto cujo conteúdo é de caráter conotativo.
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Texto para as questões de 36 a 60.
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1 Visitando o negociante, vi ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci.
Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com
atenção.
Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.
5 Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém, na
mesma delicadeza do porte, esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade
nos relevos.
Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo
do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha
10 de róseo matiz. A dela era assim.
Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela
se preparava para sua celeste ascensão.
Às vezes, porém, a impressão da leitura turbava a serena elação da sua figura, e despertava nela a mulher. Então
15 desferia alma por todos os poros. Os grandes olhos, velutados de negro, rasgavam-se para dardejar as centelhas elétricas do
nervoso organismo. Nesses momentos toda ela era somente coração, porque toda ela palpitava e sentia.
Eu tinha parado na porta, e admirava: afinal adiantei-me para cumprimentá-la. Ouvindo o rumor dos meus passos, ela
voltou-se.
- Minha senhora!... Murmurei inclinando-me.
20 As cores fugiram-lhe. Ela vestiu-se como de uma túnica lívida e glacial: logo depois sua fisionomia anuviou-se, e eu vi
lampejos fuzilarem naquela densidade de uma cólera súbita.
Fulminou-me com um olhar augusto e desapareceu.
Acreditas, Paulo, que essa moça que te descrevi fosse Emília, a menina feia e desgraciosa que eu deixara dois anos
antes? Que sublime trabalho de florescência animada não realizara a natureza nessa mulher!
25 Emília teria então dezessete anos. Sentia-se, olhando-a, a influência misteriosa que um espírito superior tinha exercido
na revolução operada em sua pessoa. O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo;
mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto
trançado do luxuoso cabelo negro.
Voltei impressionado por essa visão de sala em pleno dia.
30 Se a transformação de Emília produzira em mim uma admiração grande, maior foi a humilhação que sofri com o seu
desdém. Já não era uma menina; estava moça, e não me devia só a cortesia a que tem direito o homem delicado, devia-me
gratidão.
- Talvez ignore! Disse eu comigo.
Nos dias que se seguiram, surgiu alguma vez em meu espírito aquela imagem de moça; mas essa lembrança me
35 incomodava.
Uma tarde encontrei-me com o irmão:
- Ia à tua casa! Disse-me Geraldo.
- Pois vamos.
- Não. Já que te encontrei poupa-me essa maçada. Minha tia manda-te dizer que amanhã toma-se chá em sua casa.
40 Julinha faz anos.
- Ah! D. Matilde?...
- Sim. Adeus.
- Espera.
- Não posso. Ainda vou à chácara, e tenho de voltar para o teatro.
45 D. Matilde é casada com um irmão de Duarte. Seu marido vive constantemente na fazenda, trabalhando para tirar
dela os avultados rendimentos necessários ao luxo que sua família ostenta na corte. Ainda moça, bonita e muito elegante,
ela é perdida pelo cortejo e galanteio de sala. Nunca a honra conjugal sucumbiu a essa fascinação, mas a casta dignidade da
esposa foi sacrificada sem reserva.
Disponível em: https://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/diva.pdf
Tendo em vista o nível de formalidade exigido pela situação comunicativa em que se insere alguns textos e a influência geográfica a que podem estar submetidos, assinale a alternativa que nomeia corretamente os tipos de variações linguísticas que se referem a esses dois fatores, respectivamente.
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Texto para as questões de 36 a 60.
Diva.
1 Visitando o negociante, vi ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci.
Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com
atenção.
Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.
5 Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém, na
mesma delicadeza do porte, esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade
nos relevos.
Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo
do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha
10 de róseo matiz. A dela era assim.
Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela
se preparava para sua celeste ascensão.
Às vezes, porém, a impressão da leitura turbava a serena elação da sua figura, e despertava nela a mulher. Então
15 desferia alma por todos os poros. Os grandes olhos, velutados de negro, rasgavam-se para dardejar as centelhas elétricas do
nervoso organismo. Nesses momentos toda ela era somente coração, porque toda ela palpitava e sentia.
Eu tinha parado na porta, e admirava: afinal adiantei-me para cumprimentá-la. Ouvindo o rumor dos meus passos, ela
voltou-se.
- Minha senhora!... Murmurei inclinando-me.
20 As cores fugiram-lhe. Ela vestiu-se como de uma túnica lívida e glacial: logo depois sua fisionomia anuviou-se, e eu vi
lampejos fuzilarem naquela densidade de uma cólera súbita.
Fulminou-me com um olhar augusto e desapareceu.
Acreditas, Paulo, que essa moça que te descrevi fosse Emília, a menina feia e desgraciosa que eu deixara dois anos
antes? Que sublime trabalho de florescência animada não realizara a natureza nessa mulher!
25 Emília teria então dezessete anos. Sentia-se, olhando-a, a influência misteriosa que um espírito superior tinha exercido
na revolução operada em sua pessoa. O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo;
mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto
trançado do luxuoso cabelo negro.
Voltei impressionado por essa visão de sala em pleno dia.
30 Se a transformação de Emília produzira em mim uma admiração grande, maior foi a humilhação que sofri com o seu
desdém. Já não era uma menina; estava moça, e não me devia só a cortesia a que tem direito o homem delicado, devia-me
gratidão.
- Talvez ignore! Disse eu comigo.
Nos dias que se seguiram, surgiu alguma vez em meu espírito aquela imagem de moça; mas essa lembrança me
35 incomodava.
Uma tarde encontrei-me com o irmão:
- Ia à tua casa! Disse-me Geraldo.
- Pois vamos.
- Não. Já que te encontrei poupa-me essa maçada. Minha tia manda-te dizer que amanhã toma-se chá em sua casa.
40 Julinha faz anos.
- Ah! D. Matilde?...
- Sim. Adeus.
- Espera.
- Não posso. Ainda vou à chácara, e tenho de voltar para o teatro.
45 D. Matilde é casada com um irmão de Duarte. Seu marido vive constantemente na fazenda, trabalhando para tirar
dela os avultados rendimentos necessários ao luxo que sua família ostenta na corte. Ainda moça, bonita e muito elegante,
ela é perdida pelo cortejo e galanteio de sala. Nunca a honra conjugal sucumbiu a essa fascinação, mas a casta dignidade da
esposa foi sacrificada sem reserva.
Disponível em: https://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/diva.pdf
“Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil” (linha 5);
“Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo do sol”. (linhas 8 e 9).
Assinale a alternativa que contém figuras de linguagem respectivamente presentes nos excertos mencionados.
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- SintaxeFrase, Oração e PeríodoOração CoordenadaOrações Coordenadas Sindéticas
- SintaxeFrase, Oração e PeríodoOração CoordenadaOrações Coordenadas Assindéticas
- SintaxeFrase, Oração e PeríodoOração SubordinadaSubordinada Adjetiva
- SintaxeFrase, Oração e PeríodoOração SubordinadaSubordinadas Adverbial
- MorfologiaConjunçõesClassificação das ConjunçõesConjunções CoordenativasConjunções coordenativas adversativas
Texto para as questões de 36 a 60.
Diva.
1 Visitando o negociante, vi ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci.
Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com
atenção.
Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.
5 Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém, na
mesma delicadeza do porte, esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade
nos relevos.
Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo
do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha
10 de róseo matiz. A dela era assim.
Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela
se preparava para sua celeste ascensão.
Às vezes, porém, a impressão da leitura turbava a serena elação da sua figura, e despertava nela a mulher. Então
15 desferia alma por todos os poros. Os grandes olhos, velutados de negro, rasgavam-se para dardejar as centelhas elétricas do
nervoso organismo. Nesses momentos toda ela era somente coração, porque toda ela palpitava e sentia.
Eu tinha parado na porta, e admirava: afinal adiantei-me para cumprimentá-la. Ouvindo o rumor dos meus passos, ela
voltou-se.
- Minha senhora!... Murmurei inclinando-me.
20 As cores fugiram-lhe. Ela vestiu-se como de uma túnica lívida e glacial: logo depois sua fisionomia anuviou-se, e eu vi
lampejos fuzilarem naquela densidade de uma cólera súbita.
Fulminou-me com um olhar augusto e desapareceu.
Acreditas, Paulo, que essa moça que te descrevi fosse Emília, a menina feia e desgraciosa que eu deixara dois anos
antes? Que sublime trabalho de florescência animada não realizara a natureza nessa mulher!
25 Emília teria então dezessete anos. Sentia-se, olhando-a, a influência misteriosa que um espírito superior tinha exercido
na revolução operada em sua pessoa. O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo;
mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto
trançado do luxuoso cabelo negro.
Voltei impressionado por essa visão de sala em pleno dia.
30 Se a transformação de Emília produzira em mim uma admiração grande, maior foi a humilhação que sofri com o seu
desdém. Já não era uma menina; estava moça, e não me devia só a cortesia a que tem direito o homem delicado, devia-me
gratidão.
- Talvez ignore! Disse eu comigo.
Nos dias que se seguiram, surgiu alguma vez em meu espírito aquela imagem de moça; mas essa lembrança me
35 incomodava.
Uma tarde encontrei-me com o irmão:
- Ia à tua casa! Disse-me Geraldo.
- Pois vamos.
- Não. Já que te encontrei poupa-me essa maçada. Minha tia manda-te dizer que amanhã toma-se chá em sua casa.
40 Julinha faz anos.
- Ah! D. Matilde?...
- Sim. Adeus.
- Espera.
- Não posso. Ainda vou à chácara, e tenho de voltar para o teatro.
45 D. Matilde é casada com um irmão de Duarte. Seu marido vive constantemente na fazenda, trabalhando para tirar
dela os avultados rendimentos necessários ao luxo que sua família ostenta na corte. Ainda moça, bonita e muito elegante,
ela é perdida pelo cortejo e galanteio de sala. Nunca a honra conjugal sucumbiu a essa fascinação, mas a casta dignidade da
esposa foi sacrificada sem reserva.
Disponível em: https://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/diva.pdf
“O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo; mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto trançado do luxuoso cabelo negro”. (linhas 26 a 28)
Assinale a alternativa que classifica corretamente as orações presentes no excerto acima.
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Texto para as questões de 36 a 60.
Diva.
1 Visitando o negociante, vi ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci.
Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com
atenção.
Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.
5 Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém, na
mesma delicadeza do porte, esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade
nos relevos.
Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo
do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha
10 de róseo matiz. A dela era assim.
Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela
se preparava para sua celeste ascensão.
Às vezes, porém, a impressão da leitura turbava a serena elação da sua figura, e despertava nela a mulher. Então
15 desferia alma por todos os poros. Os grandes olhos, velutados de negro, rasgavam-se para dardejar as centelhas elétricas do
nervoso organismo. Nesses momentos toda ela era somente coração, porque toda ela palpitava e sentia.
Eu tinha parado na porta, e admirava: afinal adiantei-me para cumprimentá-la. Ouvindo o rumor dos meus passos, ela
voltou-se.
- Minha senhora!... Murmurei inclinando-me.
20 As cores fugiram-lhe. Ela vestiu-se como de uma túnica lívida e glacial: logo depois sua fisionomia anuviou-se, e eu vi
lampejos fuzilarem naquela densidade de uma cólera súbita.
Fulminou-me com um olhar augusto e desapareceu.
Acreditas, Paulo, que essa moça que te descrevi fosse Emília, a menina feia e desgraciosa que eu deixara dois anos
antes? Que sublime trabalho de florescência animada não realizara a natureza nessa mulher!
25 Emília teria então dezessete anos. Sentia-se, olhando-a, a influência misteriosa que um espírito superior tinha exercido
na revolução operada em sua pessoa. O trajo, ainda nimiamente avaro dos encantos que ocultava, era de um molde severo;
mas havia, no gracioso da forma e na combinação do enfeite, uns toques artísticos, que se revelavam também no basto
trançado do luxuoso cabelo negro.
Voltei impressionado por essa visão de sala em pleno dia.
30 Se a transformação de Emília produzira em mim uma admiração grande, maior foi a humilhação que sofri com o seu
desdém. Já não era uma menina; estava moça, e não me devia só a cortesia a que tem direito o homem delicado, devia-me
gratidão.
- Talvez ignore! Disse eu comigo.
Nos dias que se seguiram, surgiu alguma vez em meu espírito aquela imagem de moça; mas essa lembrança me
35 incomodava.
Uma tarde encontrei-me com o irmão:
- Ia à tua casa! Disse-me Geraldo.
- Pois vamos.
- Não. Já que te encontrei poupa-me essa maçada. Minha tia manda-te dizer que amanhã toma-se chá em sua casa.
40 Julinha faz anos.
- Ah! D. Matilde?...
- Sim. Adeus.
- Espera.
- Não posso. Ainda vou à chácara, e tenho de voltar para o teatro.
45 D. Matilde é casada com um irmão de Duarte. Seu marido vive constantemente na fazenda, trabalhando para tirar
dela os avultados rendimentos necessários ao luxo que sua família ostenta na corte. Ainda moça, bonita e muito elegante,
ela é perdida pelo cortejo e galanteio de sala. Nunca a honra conjugal sucumbiu a essa fascinação, mas a casta dignidade da
esposa foi sacrificada sem reserva.
Disponível em: https://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/diva.pdf
Considerando o período “Tu me rejeitastes rispidamente quando retornei do exterior”, assinale a alternativa que classifica corretamente o vício de linguagem presente no período acima.
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