Magna Concursos

Foram encontradas 9.066 questões.

98854 Ano: 2001
Disciplina: Administração Pública
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Leia atentamente os enunciados que se seguem:

• Relação entre dois sujeitos, na qual um impõe ao outro a sua própria vontade e lhe determina o comportamento.

• A atividade ou conjunto de atividades que tem como finalidade a administração do conflito em torno de bens públicos.

• Organização que detém o monopólio legítimo do uso da força em um dado território.

• Conjunto de pessoas que exercem o poder político e que determinam a orientação política de uma dada sociedade.

• Conjunto de atividades diretamente destinadas à execução concreta das tarefas ou incumbências consideradas de interesse público ou comum, numa coletividade ou organização estatal.

Os enunciados acima referem-se, seqüencialmente, aos seguintes conceitos:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
98794 Ano: 2001
Disciplina: Administração Pública
Banca: ESAF
Orgão: CGU

"Dada a crise do Estado e o irrealismo da proposta neoliberal do Estado mínimo, é necessário reconstruir o Estado, de forma que ele não apenas garanta a propriedade e os contratos, mas também exerça seu papel complementar ao mercado na coordenação da economia e na busca da redução das desigualdades."

###font1 face=Arial size=2###(Trecho extraído da publicação "Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado", Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995, p. 55)

Indique, entre as opções abaixo, aquela que não se apresenta como um dos objetivos globais da reforma acima mencionada.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
98775 Ano: 2001
Disciplina: Administração Pública
Banca: ESAF
Orgão: CGU

De acordo com o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (1995), a estratégia na administração pública volta-se para:

( ) a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade.

( ) a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados.

( ) o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.

( ) o deslocamento da ênfase dos resultados (fins) para os procedimentos (meios).

Assinale, entre as opções abaixo, aquela que indica corretamente as afirmativas Verdadeiras (V) e as Falsas (F).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
98761 Ano: 2001
Disciplina: Administração Pública
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Segundo Max Weber, a autoridade ou dominação baseia-se na legitimidade que, por sua vez, pode ser de três tipos. Um deles, a dominação legal de caráter racional, típica do Estado contemporâneo, não apresenta a característica de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
98758 Ano: 2001
Disciplina: Administração Pública
Banca: ESAF
Orgão: CGU

"As emendas do capítulo da administração pública são fundamentais no processo de transição para uma administração pública que incorpore ou viabilize uma nova perspectiva em relação à gestão e ao controle do aparelho do Estado. Os dispositivos compreendidos no projeto são de importância estratégica para a consecução da reforma administrativa, contemplando os princípios e as normas de gestão, as relações jurídicas dos servidores com a administração e as prerrogativas dos três Poderes para a organização administrativa."

###font1 face=Arial size=2###(Trecho extraído da publicação " Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado", Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995, p. 62)

Entre as opções abaixo, indique aquela que não se apresenta como uma das principais mudanças propostas pelo referido plano na emenda que cobre o capítulo da administração pública.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
98755 Ano: 2001
Disciplina: Administração Pública
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Na década de 80, logo após a eclosão da crise de endividamento internacional, o tema que prendeu a atenção de políticos e formuladores de políticas públicas em todo o mundo foi o ajuste estrutural ou, em termos mais analíticos, o ajuste fiscal e as reformas orientadas para o mercado. Nos anos 90, embora o ajuste estrutural continue figurando entre os principais objetivos, a ênfase deslocou-se para a reforma do Estado, particularmente para a reforma administrativa. A questão central é como reconstruir o Estado como definir um novo Estado em um mundo globalizado.

Depois de amplamente debatida, a emenda constitucional da reforma administrativa foi submetida ao Congresso Nacional em agosto de 1995. emenda seguiu-se a publicação de um documento (Presidência da República, 1995 ) sobre a reforma administrativa o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado."

###font1 face=Arial size=2###(Trecho extraído do livro " Reforma do Estado e administração pública gerencial" de Luiz Carlos Bresser Pereira & Peter Spink 2 ed. Rio de Janeiro. FGV, 1998, P. 21)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
98746 Ano: 2001
Disciplina: Administração Pública
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Entre as características listadas abaixo, marque a única que não se aplica à burocracia weberiana:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
98710 Ano: 2001
Disciplina: Administração Pública
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Em todo o mundo ocidental moderno, uma das questões recentes mais discutidas é a governabilidade. A esse respeito, marque o único enunciado incorreto.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Uma das características da gestão pública é a tomada de decisões para definir e estabelecer políticas públicas. Há uma tendência de pensar o processo decisório governamental como se fosse o processo de uma organização privada, buscando dar-lhe uma racionalidade própria do gerenciamento empresarial. Esta perspectiva não tem-se mostrado suficiente para explicar o que ocorre em termos de governo. Indique se as proposições a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F), considerando a diferença entre processo decisório governamental e processo decisório empresarial.

( ) Na perspectiva empresarial pressupõe-se a existência de um objetivo comum que propicia a implementação da decisão; no governo a decisão é implementada por um aglomerado de organizações com objetivos próprios.

( ) Na perspectiva empresarial a implementação de ações se pauta num padrão de eficiência e desempenho; na perspectiva governamental esse padrão está sujeito a arranjos entre indivíduos e grupos.

( ) As decisões governamentais são simples pois buscam atender interesses da população claramente definidos; já as decisões empresariais se caracterizam pelo intenso conflito de interesses.

( ) As decisões governamentais são complexas pois legitimam algum ponto de vista da sociedade, denotando a existência permanente de conflitos.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
"Há poucas dúvidas de que o modelo de administração pública, da forma como foi concebido e implantado no Brasil a partir de 1930 entrou em absoluto e definitivo colapso nos últimos anos. O aparelho público degradou-se em todas as áreas de atuação direta e indireta do Estado. Democraticamente, nada foi poupado: a escola pública faliu; a saúde pública regrediu a padrões incompatíveis com o mundo chamado civilizado, enquanto que os centros de excelência de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, que sobreviveram e se consolidaram a duras penas no setor público, foram progressivamente dizimados pela absoluta inanição a que foram submetidos."
(Trecho extraído do livro " A Reengenharia do Estado Brasileiro" de Hamilton Dias de Souza (apresentação) (São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1995 ) P.146)
Indique, nas opções abaixo, aquela que não se apresenta como um dos fatores associados ao colapso acima mencionado.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas