Os museus são responsáveis por desenvolver uma política de aquisição e descarte que oriente e respalde de forma ética e responsável as ações implementadas quando da avaliação do seu acervo. O descarte que visa à permuta entre museus ou instituições afins de um objeto por outro, de forma recíproca, denomina-se: