Magna Concursos
913545 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:

Campos achava grande prazer na viagem que íamos fazendo em trem de ferro. Eu confessava-lhe que tivera maior gosto quando ali ia em caleças tiradas a burros, umas atrás das outras, não pelo veículo em si, mas porque ia vendo, ao longe, cá embaixo, aparecer a pouco e pouco o mar e a cidade com tantos aspectos pinturescos. O trem leva a gente de corrida, de afogadilho, desesperado, até a própria estação de Petrópolis. E mais lembrava as paradas, aqui para beber café, ali para beber água na fonte célebre, e finalmente a vista do alto da serra, onde os elegantes de Petrópolis aguardavam a gente e a acompanhavam nos seus carros e cavalos até a cidade; alguns dos passageiros de baixo passavam ali mesmo para os carros onde as famílias esperavam por eles.

Campos continuou a dizer todo o bem que achava no trem de ferro, como prazer e como vantagem. Só o tempo que a gente poupa! Eu, se retorquisse dizendo-lhe bem do tempo que se perde, iniciaria uma espécie de debate que faria a viagem ainda mais sufocada e curta. Preferi trocar de assunto e agarrei-me aos derradeiros minutos, falei do progresso, ele também, e chegamos satisfeitos à cidade da serra.

Machado de Assis, Memorial de Aires. RJ. Ed. Nova Aguilar. 1994 (com adaptações).

Acerca dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue o seguinte item.

Depreende-se do texto que o narrador possui opinião divergente da do personagem Campos no que se refere a viagens de trem.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Médico do Trabalho

120 Questões