Magna Concursos
1315082 Ano: 2013
Disciplina: Português
Banca: FAUEL
Orgão: Câm. Guaratuba-PR
Provas:
O GARIMPEIRO
Ofélia e Narbal Fontes
À margem dos rios diamantíferos, isto é, daqueles cujas areias existem diamantes, reúnem-se homens audaciosos e aventureiros animados por um grande sonho: o encontro de pedras valiosas.
Quincas Venâncio era um desses garimpeiros. Levava uma vida de pobre, vida difícil e sem conforto, em seu rancho humilde, mas uma esperança enriquecia-lhe o coração: um dia – e quem sabe não estaria perto? – um achado precioso o arrancaria daquela . E então haveria de bendizer os sacrifícios corajosamente feitos! Tinha visto chegar a vez de muitos companheiros. Outros veriam chegar a sua!
A fortuna podia demorar um pouco, mas sempre vinha. A sorte experimentava a paciência dos garimpeiros; as compensações que oferecia, porém, pagavam tudo. O que era era trabalhar continuamente, sem desânimo. E Quincas Venâncio era pertinaz.
Trabalhava no rio Poxoréu e morava com seu filho Quinquim perto da mata virgem, tão perto que, à noite, ouviam miados de onça rondando o curral, que era feito de grossos paus bem unidos e fechado por cima como uma jaula.
Certas noites, o atrevimento da “pintada” passava da conta, e vacas, bezerros, mulas, cabritas e galinhas faziam um alarido medonho. Quincas Venâncio abria a janela e dava tiros de carabina para o ar, afugentando a fera. Tudo silenciava e os animais repousavam tranquilos até o amanhecer.
Na casinha, apesar de coberta de sapé, pai e filho se sentiam seguros. O menino se acostumara às noturnas da “pintada”: ao ouvir o miado, à distância, sentava-se na rede e avisava o pai:
– Pai, aí vem o gatão!
– Durma sossegado, meu filho. Não tenha medo, que aqui ele não entra.
(Cem Noites Tapuias, 4ª edição, págs. 5-7, Editora Ática, São Paulo, 1977)
Assinale a alternativa em que o plural se faz da mesma forma que “compensações”:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Motorista

30 Questões