Magna Concursos
2650927 Ano: 2022
Disciplina: Odontologia
Banca: FUMARC
Orgão: TRT-3

Apesar da sua importância como auxiliar de diagnóstico, o exame radiográfico não deve ser realizado indistintamente para todos os indivíduos e sim quando a história do paciente ou os sinais e sintomas sugerirem sua necessidade e quando as informações oferecidas forem de grande utilidade. Além disso, o uso correto das técnicas de tomada radiográfica é uma forma de prevenir repetições e a consequente exposição desnecessária à radiação ionizante. Dessa maneira, analise as afirmativas abaixo:

I. Criança de 7 anos de idade, em primeira consulta odontopediátrica, apresentou perante exame clínico, restaurações extensas insatisfatórias nos elementos 54 e 64; lesões cariosas crônicas e incipientes em dentina nos segundos molares decíduos; lesão de cárie sob a forma de mancha branca oclusal e cervical nos molares permanentes. Nesse caso está recomendado exame radiográfico periapical nos 54 e 64, interproximal bilateral e panorâmico.

II. O exame radiográfico de rotina em uma criança de 5 anos de idade deve incluir uma radiografia panorâmica, já que nessa idade todos os dentes permanentes já deverão estar, no mínimo, no estágio 4 de Nolla.

III. A indicação de exame radiográfico faz parte da sistemática semiológica no atendimento odontopediátrico. Sendo assim, toda criança possui indicação para realizar tais exames nos primeiros atendimentos.

Está CORRETO o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas