Magna Concursos
1413304 Ano: 2011
Disciplina: Direitos Humanos
Banca: CAIP-IMES
Orgão: Pref. Santo André-SP
Provas:
Dentre as ações defendidas pela Política Nacional do Idoso, encontra-se o Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa, o qual pretende estabelecer estratégias sistêmicas de ação, planejamento, organização, coordenação, controle, acompanhamento e avaliação para as ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. E para seu enfrentamento, foi feito um levantamento dos tipos mais freqüentes de violência contra a pessoa idosa que revelou como tais:
I - Abuso psicológico, violência psicológica ou maus tratos psicológicos. Correspondem a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social.
II - Abuso sexual, violência sexual. Referem-se ao ato ou ao jogo sexual de caráter homossexual, utilizando pessoas idosas. Esses agravos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
III - Negligência. Refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. Se manifesta, freqüentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.
IV - Abuso financeiro e econômico. Consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Esse tipo de violência ocorre, sobretudo, no âmbito profissional.
V - Autonegligência. Diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.
A alternativa correta é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Psicólogo

40 Questões