Magna Concursos
79760 Ano: 2005
Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária
Banca: CESGRANRIO
Orgão: Petrobrás
Provas:

Os crescentes problemas derivados do uso excessivo e da degradação da base dos recursos naturais, assim como as limitações financeiras para os investimentos no setor, têm exigido uma nova postura no tratamento da gestão do meio ambiente. Como ferramentas de auxílio, os administradores podem utilizar os instrumentos econômicos e os de comando e controle. Sobre estes instrumentos são feitas as seguintes afirmações.

I - Os instrumentos de comando e controle impõem obrigações legais ou regulamentares, através de uma intervenção estatal, de modo que os agentes das externalidades (poluidores) respondam a normas, a cotas ou a regulações de equipamentos, processos, insumos ou produtos.

II - Os instrumentos econômicos permitem que as partes negociem entre si os usos ou lançamentos (externalidades) e obtenham o nível ótimo social (de Pareto), sem nenhuma intervenção.

III - Externalidades são os efeitos das atividades de produção e consumo que se refletem diretamente no mercado (isto é, o mercado apropria seus custos).

IV - Os instrumentos de comando e controle possuem mais eficiência e efetividade em políticas de meio ambiente que os econômicos porque exigem menor estrutura de fiscalização e dão maior flexibilidade aos poluidores na forma como eles vão obter a redução requerida de poluição.

V - Os instrumentos de comando e controle foram os primeiros a surgir e dominaram as políticas nas décadas de 70 e 80, sendo que a partir da década de 90 os instrumentos econômicos se integraram aos primeiros na busca da gestão ambiental.

Estão corretas apenas as afirmações:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Engenheiro Ambiental

80 Questões