Magna Concursos
1543894 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UFV
Orgão: UFV
Provas:

Leia o texto abaixo e depois responda o que se pede:

RIO — O jurista francês René Cassin não queria proteger um ou outro grupo específico de pessoas quando disse: "Não haverá paz neste planeta enquanto os direitos humanos forem violados em alguma parte do mundo". Um dos autores do texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, o ganhador do Nobel da Paz de 1968 incluiu todos os Homo sapiens naquela frase célebre. Morto em 1976, aos 88 anos, Cassin seria uma ótima pessoa para invocar diante de compreensões equivocadas sobre a expressão "direitos humanos", quase 70 anos depois da adoção do texto pela comunidade internacional. [...]

O respeito pelos direitos de todos os humanos, explícito na declaração, é o tema do Dia Internacional da Paz, celebrado nesta sexta-feira. Num texto sobre esta data (da Proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos) divulgado em seu site, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) afirma que os direitos humanos "são um pré-requisito para uma sociedade pacífica". Mas a mesma mensagem alerta para desafios no caminho dessa paz, como a desigualdade social, os conflitos gerados pelas mudanças climáticas e as visões extremistas que se espalham pelo mundo.

(Disponível em: < https: https://oglobo.globo.com/sociedade/os-direitos-humanos-nao-sao-da-esquerda-ou-da-direita-sao-de-todos-23088573>. Acesso em: 2 out. 2018. Adaptado.)

A criação da Organização das Nações Unidas aconteceu no contexto do final da Segunda Guerra Mundial e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, celebrou 70 anos em 2018.

A partir da leitura do texto e do seus conhecimentos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa INCORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas