Magna Concursos
1614789 Ano: 2009
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MPO

Brasília foi desses projetos que têm tudo para dar errado, e só no Brasil encontram quem os conceba e opere o milagre de cumpri-los.

Empossado sob a garantia de um contragolpe, mal refeita a Nação do suicídio de Vargas, Juscelino põe na cabeça que em quatro anos construirá não apenas barragens e escolas, hospitais e rodovias, mas uma cidade inteira, um centro revolucionário, uma urbe audaciosa — a nova capital do país. Não estivesse nos meus quatro anos e teria considerado JK totalmente louco, daqueles que não resistem ao mais vagabundo exame de sanidade mental. Tanto quanto Jânio Quadros (vítima, reconheça-se, de outra espécie de loucura), que bem poderia ter decretado a morte de Brasília: recém-criada, acomodando repartições e servidores com um pé no Rio, bastava que o novo presidente, em surto psicótico, revogasse a inauguração, gritasse “meia-volta, volver!”, ordenasse o retorno geral. Seríamos, hoje, a cidade fantasma dos filmes de assombração, o vento a assobiar sinistro por entre as colunas do Alvorada, o mato a esconder da história a praça dos Três Poderes.

Edmílson Caminha. Termo de adoção. In: Cadernos ASLEGIS,
Brasília: ASLEGIS, maio-ago./2008, p. 171 (com adaptações).

Julgue o item seguinte em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.

Mantém-se a correção do texto caso se substitua o travessão da linha por dois-pontos, assim como caso se substituam os dois-pontos da linha por ponto-final, trocando-se a inicial minúscula em “recém-criada” por maiúscula.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas