Magna Concursos
2226600 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: SELECON
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:

“Três dias depois do incêndio que queimou o edifício de 200 anos que abrigava a primeira instituição científica do Brasil, ainda não há um balanço preciso do que se perdeu e do que se salvou. Mas o clima entre os professores e alunos é de pessimismo: eles convivem com a possibilidade de que o objeto de seus estudos tenha virado pó.”

(ALESSI, Gil. A ciência perdida no incêndio do Museu Nacional. El País, 06 set 2018. Disponível : < https:// brasil. el pais. com /
brasil/2018/09/05/politica/1536160858_009887.html>)

O Museu Nacional, que funcionou inicialmente no Campo de Santana na cidade do Rio de Janeiro, foi uma das realizações da administração Joanina, durante as duas primeiras décadas do século XIX, quando ocorreu a instalação da família real e da corte portuguesa na cidade, então sede administrativa da colônia. Esse período ficou conhecido como “Inversão Brasileira”, pois a colônia e, posteriormente, o Reino Unido à Portugal, passaram a sediar os fóruns de decisão sobre todo o vasto império português, assumindo o status de sede de uma monarquia europeia e capital de um vasto império colonial.

Uma outra realização da administração de D. João VI, à época citada (1808-1821), foi:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Professor - História

50 Questões