Magna Concursos
2699144 Ano: 2004
Disciplina: Engenharia Química
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Petrobrás
Na saída de um poço de petróleo, geralmente é obtida uma mistura trifásica de petróleo, água salgada e gás. A água e o gás podem ser provenientes tanto do poço quanto de processos secundários de recuperação do petróleo por injeção. Essa mistura pode ser facilmente separada em separadores trifásicos, dando origem a uma corrente de petróleo cru, outra de gás e uma última de água. No entanto, a fração do petróleo cru permanece ainda com quantidades consideráveis de água, que forma emulsões estáveis de difícil separação, bem como acontece com a de água, que mantém determinada quantidade de óleo.
Julgue o item a seguir, relativos à mistura e à emulsão de água e petróleo, bem como ao processo de purificação do petróleo cru, descrito no texto.
A água separada da mistura trifásica obtida na extração do poço contém quantidades muito pequenas de óleo dispersas, podendo ser descartada diretamente no mar. A menor estabilidade de emulsões de óleo em água em relação à de água em óleo, tornando desprezível o teor de petróleo na água, se deve ao fato de que as gotículas de óleo tendem sempre a migrar para a superfície da água, por possuírem uma densidade baixa, onde coalescem.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Engenheiro de Processamento (Pleno)

175 Questões