Magna Concursos
516924 Ano: 2011
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Em relação ao controle de infecção hospitalar, assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as afirmativas falsas.
( ) A higienização das mãos é a ação mais importante na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.
( ) A sobrevivência de micro-organismos nas superfícies ambientais e nos instrumentais cirúrgicos não tem relação com a transmissão de infecções hospitalares.
( ) A efetividade da limpeza é um processo complexo que possui vários fatores interdependentes, entre eles: a qualidade da água; o tipo e a qualidade dos agentes e acessórios de limpeza; o manuseio e a preparação dos materiais para limpeza; o método manual ou mecânico usado para limpeza, o enxágue e a secagem do material; os parâmetros de tempo-temperatura dos equipamentos de limpeza mecânica; o posicionamento do material; e a configuração da carga para os ciclos nos equipamentos mecânicos.
( ) As infecções por micobactérias não estão relacionadas às falhas nos processos de limpeza, desinfecção e esterilização dos produtos médicos.
( ) Compete à Comissão de Infecção Hospitalar da instituição de saúde, mediante evidências científicas, enquadrar os produtos médicos nos grupos de Produtos com Reprocessamento Proibido ou Produtos Passíveis de Reprocessamento.
( ) As formulações alcoólicas têm sido indicadas como produto de escolha para a higienização das mãos, se não houver sujeira visível nestas, pois promove a redução microbiana, requer menos tempo para aplicação e causa menos irritação do que higienizar as mãos com água e sabonete associado ou não a antissépticos, além de facilitar a disponibilidade em qualquer área do serviço de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Enfermeiro

40 Questões