Magna Concursos
2357505 Ano: 2020
Disciplina: Português
Banca: UNIOESTE
Orgão: UNIOESTE
Provas:

Considere os fragmentos 1, 2 e 3, a seguir, para responder às questões de 01 a 05.

Fragmento 1:

A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é:

  1. Estar bem consigo mesmo e com os outros
  2. Aceitar as exigências da vida
  3. Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida
  4. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário

E lembre-se: todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.

Fragmento 2:

Ninguém precisa se abster totalmente de ter uma alimentação prazerosa (por incrível que pareça são as menos saudáveis) e obrigar a si e aos filhos a um rigor exagerado nessa questão. O que se pode fazer é os adultos começarem eles próprios a terem uma dieta saudável e deixarem de ter em casa coisas que fazem mal à saúde. A falta de acesso a essa alimentação já é um caminho para a redução de seu consumo.

O dia da guloseima pode ser instituído pela família: uma vez por semana eles estão liberados para escolherem o que querem comer e beber. Para o lanche, entre o que gosta e é saudável, a criança pode escolher os itens que quer levar. Os pais não devem permitir que eles levem lanches que são proibidos na escola. Tem que haver parceria entre a escola e a família. Até porque, ao infringirem essas regras, ensinam aos filhos que não é preciso respeitá-las.

Fragmento 3:

O trabalho em equipes multiprofissionais na ESF [Estratégia Saúde da Família] tornou-se um dos principais instrumentos de intervenção, pois as ações e práticas se estruturam a partir da equipe, ao mesmo tempo em que ocorre, neste tipo de trabalho em saúde, a ampliação do objeto de intervenção para além do âmbito individual e clínico. Tal peculiaridade requer mudanças na forma de atuação e na organização do trabalho, bem como demanda alta complexidade de saberes (Silva, Trad, 2005).

A articulação dos olhares dos diferentes trabalhadores da equipe da ESF, que possui a singularidade da presença dos agentes comunitários em saúde, possibilita o desenvolvimento de ações que ultrapassam a racionalidade da assistência curativa, centrada na resolução imediata de problemas de saúde individuais, ação que não deve ser ignorada, mas que tem se mostrado insuficiente para modificar os níveis de saúde da população. Fonte: Trechos retirados de diversos sites da Internet

Considerando as características com relação à linguagem e à estrutura composicional, os fragmentos 1, 2 e 3 podem ser encontrados, respectivamente, em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assistente Social

40 Questões

Bioquímico

40 Questões

Enfermeiro

40 Questões

Farmacêutico

40 Questões

Fisioterapeuta

40 Questões

Nutricionista

40 Questões

Psicólogo

40 Questões