Magna Concursos
2375818 Ano: 2007
Disciplina: Medicina
Banca: FCC
Orgão: Câm. Deputados
Ocorreu desabamento do teto de uma sala de reuniões, onde havia cerca de 20 pessoas. Uma primeira avaliação da cena mostrou haver 5 (cinco) pessoas feridas, tendo as demais abandonado a sala por conta própria. Pelo risco de novo desabamento, as vítimas haviam já sido removidas para um local seguro, quando sua equipe (formada por um médico e um auxiliar de enfermagem) chega para atendimento. As vítimas são:
Vítima A: Um senhor de 65 anos que está em coma. Tem um grande ferimento na cabeça, que parece não sangrar muito, agora. Parece haver exposição de massa encefálica. Sua respiração é agônica. Não se palpam pulsos.
Vítima B: Um senhor de 70 anos com provável fratura exposta de coxa esquerda. Está muito descorado. Sua respiração é rápida, mas não ruidosa. Sangra abundantemente do ferimento da coxa.
Vítima C: Uma senhora de 35 anos, com respiração ruidosa e rápida (provavelmente acima de 35 ventilações por minuto). Não tem lesões externas aparentes, nem se vê sangramento.
Vítima D: Um senhor de 40 anos, com queixa de muita dor na perna direita. Tem deformidade abaixo do joelho. Não se vê sangramento. O pé está cianótico e não se palpa pulso.
Vítima E: Uma senhora de 55 anos que fala com muita dificuldade, sendo incapaz de falar uma frase completa sem parar para respirar. Diz que tem muita dor no peito, à direita, e falta de ar.
Enquanto não chegam mais recursos médicos, estas vítimas deveriam ser atendidas na seguinte seqüência:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas