Magna Concursos
2650808 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: FUMARC
Orgão: TRT-3

Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da população em geral, em função de sua idade, gênero, grupo social ou inserção em um grupo específico de risco. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer de causas relacionadas ao trabalho, como consequência da profissão que exercem ou exerceram, ou pelas condições adversas em que seu trabalho foi realizado.

Assim, o perfil de adoecimento e morte dos trabalhadores resultará da amalgamação desses fatores (MENDES & DIAS, 1999). Schilling sintetizou esses fatores em 03 (três) grupos de causas.

Sabendo disso, analise as situações abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) Com frequência, rinite alérgica relacionada ao trabalho ocorre em trabalhadores portadores de rinite alérgica de outras etiologias, expostos, em seu ambiente de trabalho, a irritantes ou a outros alérgenos desencadea-dores do quadro. Nesse caso, a rinite seria uma doença relacionada ao trabalho, do Grupo III da Classificação de Schilling.

( ) Excluídos outros fatores diferenciais e analisados os fatores de risco não ocupacionais, a sinusite crônica relacionada ao trabalho poderá ser en-quadrada, como doença relacionada ao trabalho, do Grupo II da Classificação de Schilling, no qual o trabalho pode desempenhar o papel de fator de risco contributivo ou adicional, na etiologia multicausal da sinusite crônica.

( ) A ulceração e perfuração do septo nasal tem sido descrita em trabalha-dores expostos ao Cromo, Cádmio e névoas de ácido cianídrico. O diagnóstico dessas lesões em trabalhadores expostos a algum desses agentes, excluídas as causas não ocupacionais, deve ser enquadrada no Grupo III da Classificação de Schilling, em que o trabalho constitui causa necessária.

( ) Como em outras doenças do Grupo III da Classificação de Schilling, o nexo da Bronquite Crônica com o trabalho será epidemiológico, de natureza probabilística, principalmente quando as informações sobre as condições e os ambientes de trabalho, adequadamente investigados, forem consistentes com as evidências epidemiológicas disponíveis.

A análise CORRETA de cada situação apresentada é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analista Judiciário - Medicina do Trabalho

60 Questões