Magna Concursos
1741518 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Sorocaba-SP
Provas:
Leia o texto para responder à questão.
Raimundo tinha um sonho: começar o Ano Novo com uma festa, com direito a peru assado, champanhe, torta de chocolate para fazer a alegria da esposa Joviana e de seus amigos. Mas onde arrumar dinheiro para isso? Pobre desempregado, não tinha um centavo. Mas recusou a ideia de não comemorar o início do ano. De tarde, teve uma inspiração: o jeito era recorrer a um assalto, coisa que nunca tinha feito. Residia perto de uma pequena favela e da sua casa avistava, longe, a casa de Sebastiana, que não era exatamente grande ou luxuosa, mas, certamente, teria eletrodomésticos diversos e outras coisas valiosas.
Sebastiana, que tinha uma loja no centro da cidade, ia, todos os dias, com duas amigas, trabalhar e não deixava ninguém cuidando da sua moradia. Raimundo tinha de aproveitar. O problema era a falta de experiência , que o deixava nervoso. Na noite que precedeu o assalto, não conseguiu dormir. De manhã, estava tonto de sono.
Foi até a casa de Sebastiana de ônibus, pulou o muro de pedra e conseguiu arrombar a porta. Ficou maravilhado: havia três TVs de tela plana e outros bens. Levou tempo para reunir os objetos e colocá-los num enorme saco que ficou pesado e exigiu dele, homem franzino, um enorme esforço. Já ia embora quando viu a cama no quarto de Sebastiana. Com sono, resolveu deitar um pouco, mas sentia chumbo em suas pálpebras que pesavam e teimavam em não abrir. Acabou adormecendo e sonhou com a festa do fim de ano, claro. Ali, no sonho, estavam os vizinhos. Na hora do brinde, ele abriu uma garrafa de champanhe. O líquido esguichou molhando-lhe o rosto, e ele acordou. Estava mesmo molhado, mas era água comum da torneira. Água à qual os policiais, alertados pelos vizinhos, haviam recorrido para arrancá-lo do sono profundo e levá-lo preso. E para a cadeia ele foi. Triste, naturalmente.
(Moacyr Scliar, Folha de S.Paulo, 27.12.10. Adaptado)
Considerando a frase – ... recusou a ideia de não comemorar o início do ano. –, a palavra que tem significado contrário ao do termo destacado é
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Guarda Municipal

50 Questões