Magna Concursos
2497068 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Texto 1
Revista do Serviço Público, v. 64, n. 4 (2013)
RSP Revisitada
A revolução da informática chega à administração
Paulo Jobim Filho
Texto publicado na RSP, vol. 113, nº 1, março de 1985.
[...]
1. A administração pública em uma sociedade a caminho da informatização
Tudo indica que a informática já está provocando mudanças profundas na nossa forma de pensar e agir, que acabarão refletindo na organização política, econômica e cultural da sociedade brasileira.
Muito mais que as revoluções tecnológicas do passado, a “revolução informática” está destinada a afetar a sociedade de forma global, criando novas relações entre os agentes econômicos, definindo novas fórmulas de convivência política, mudando concepções tradicionais de educação, interferindo na cultura e, até mesmo, ameaçando a soberania das nações (TOFFLER, 1980; NAISBTT, 1983). A informática constituir-se-á no fator comum de facilitação e indução de todo o processo de inovação tecnológica nas outras áreas do conhecimento.
A informática da década passada era elitista. Utilizada pelas grandes organizações, era muito cara e esotérica para a maioria das pessoas. O desenvolvimento surpreendente da eletrônica e das telecomunicações tem permitido sua gradativa massificação. Há dez anos seria difícil imaginar que a informática se tornasse tão popular, despertando o interesse do cidadão comum, do profissional, do jovem em idade escolar, de segmentos tão expressivos e diferenciados da sociedade.
Os computadores herméticos, reservados aos profissionais da área, começam a ser operados por leigos e até por crianças. Estão deixando também, gradativamente, de ser isolados, isto é, estão passando a se comunicar por meio de redes cada vez mais interconexas.
Tudo isso representa, afinal, a caminhada para a sociedade da informação e nada melhor para caracterizá-la que seus efeitos visíveis, isto é, a enorme variedade de aplicações do computador no cotidiano do cidadão, no ambiente profissional, na educação, no lar.
A passagem da sociedade industrial para a sociedade da informação transfere a ênfase da automatização do trabalho muscular para o processamento da informação mediante recursos técnicos, significando a abstração do material e a representação do mundo físico por figuras informacionais.
Visto que a administração pública lida essencialmente com o processamento de informações, ela será particularmente afetada por todo esse processo de mudança desencadeado pela informática, o que pressupõe sua preparação para absorver, de forma produtiva e racional, os impactos dessas transformações (REINERMANN, 1985).
No momento em que se inicia em nosso país um novo esforço de reforma da administração pública e se aproxima a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, é de todo conveniente discutir a oportunidade de utilização da informática como instrumento viabilizador de transformações no panorama da administração pública brasileira e, por que não dizer, da própria sociedade.
[...]
Disponível em: <http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/136/136>. Acesso em: 23 abr. 2014 [Adaptado]
O Texto 1 é parte constitutiva de uma unidade maior. A primeira supressão indica a retirada do resumo indicativo; já a segunda supressão sinaliza a retirada das seções 2, 3, 4 e 5, referentes ao desenvolvimento textual, e da seção 6, referente às conclusões, além da retirada das referências.
Relacione CORRETAMENTE o gênero textual e a tipologia correspondentes ao Texto 1.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Biólogo

40 Questões

Médico - Alergista

40 Questões

Médico - Genética

40 Questões