A história das artes cênicas no Brasil remonta ao período colonial, em que os religiosos jesuítas escreviam “autos” com o propósito de catequizar os povos indígenas e os primeiros colonos. De acordo a história das artes cênicas no Brasil, considere as proposições abaixo:
I- Além da função evangelizadora, as artes cênicas têm seu desenvolvimento no Brasil Colônia ligado às festas populares, com apresentações improvisadas em tablados montados em praças públicas, que incorporavam danças e o uso de fantasias.
II- A chegada da família real portuguesa conferiu novo impulso às artes cênicas, com a assinatura por Dom João VI, em 1810, de decreto que reconhecia a necessidade de construção de “teatros decentes”, com vistas a oferecer opções de diversão à nobreza emigrada para o recémcriado Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A medida abriu espaço para a exibição de grandes espetáculos estrangeiros no país.
III- O desenvolvimento de artes cênicas com uma identidade brasileira, ocorre apenas após a Proclamação da República.
IV- Um dos marcos do desenvolvimento das artes cênicas no Brasil no século XX foi a montagem de Vestido de Noiva (1943), de Nelson Rodrigues, obra que inaugurou a moderna dramaturgia brasileira.
V- A criação do Teatro Brasileiro de Comédia, do Teatro Arena e do Tablado consolidou o processo de renovação técnica do teatro brasileiro.
Da análise das proposições é correto o que se afirma: