Magna Concursos
80235 Ano: 2005
Disciplina: Engenharia Química
Banca: CESGRANRIO
Orgão: Petrobrás
Provas:

Um poço de petróleo vertical, localizado numa lâmina d’água de 1.000 metros, produz para uma plataforma localizada verticalmente acima de sua árvore de natal molhada. O reservatório aberto para a produção está a uma profundidade média de 3.000 metros, e está produzindo 500 std m3/d por elevação natural, sem choke restringindo a vazão. A pressão de fluxo em frente ao reservatório é de 200 kgf/cm2, a pressão de chegada na plataforma é de 20 kgf/cm2 e a pressão estática do reservatório é de 250 kgf/cm2. A Curva de IPR do poço pode ser considerada linear.

O poço foi equipado para produção de Gas-Lift Contínuo com válvula operadora a 2.500 metros, porém ainda não utilizado em função de falta de gás para injeção. Estudos realizados para o poço mostraram que a injeção de gás poderia reduzir o gradiente de pressão em até 50% quando comparado à elevação natural.

Supondo que o gradiente de pressão na coluna de produção possa ser considerado igual ao de um fluido monofásico, incompressível e em escoamento isotérmico, qual o máximo ganho de vazão que pode ser obtido do poço com a mudança de método de produção para o Gas-Lift Contínuo?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Engenheiro de Petróleo

80 Questões