Magna Concursos
1412857 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: DIRENS Aeronáutica
Orgão: EEAr
Na base de tudo, a fermentação, no passado vista como coisa do diabo.
Na Idade Média, os pães eram feitos nos mosteiros.
Havia mistério naquele movimento interno da massa, que crescia como se tivesse vida própria. Por isso os monges piedosos acompanhavam todo o processo a rezar. Rezavam sempre e com fervor, pois acreditavam que o crescimento da massa era arte do demônio.
Da mesma forma como havia o demo também atrás da fabricação do queijo, da cerveja e do vinho. Se não fosse o diabo, como explicar então aquela “vida” que de repente começava a pulsar dentro daquela mistura inerte?
Foi só muito tempo depois que a humanidade descobriu o que de fato acontecia naquele processo: era a multiplicação de micro-organismos num conjunto de reações químicas, que ficou conhecido então como fermentação. Hoje, curiosamente, esse mesmo processo está na base de uma das principais ciências do nosso século: a biotecnologia [...].
Quando o mundo se deu conta dos potenciais da biotecnologia, nos anos de 1970, teve início um febril corre-corre nos meios científicos. Falava-se em criar plantas perfeitas, enormes e imunes a pragas e doenças, que revolucionariam a agricultura e resolveriam o problema da fome no mundo. Na medicina, acreditava-se que a cura do câncer, com a ajuda da nova ciência, estaria ao alcance da mão. E apostava-se também na criação de uma espécie de fonte da juventude, desenvolvendo hormônios capazes de retardar o envelhecimento das pessoas. Delirou-se, enfim.
(Revista Globo Ciência, n.º 2)
Qual dos sentimentos abaixo não se verifica no texto?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

AEGS - Eletricidade

100 Questões

EAGS - Administração

100 Questões

EAGS - Eletrônica

100 Questões

EAGS - Enfermagem

100 Questões

EAGS - Informática

100 Questões

EAGS - Pavimentação

100 Questões

EAGS - Topografia

100 Questões