Magna Concursos
1814549 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: BIO-RIO
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:
TEXTO
GUERRA PRÉ-HISTÓRICA
O berço da humanidade parece ter sido seu primeiro campo de batalha. Na região africana onde foram achados os mais antigos fósseis do Homo sapiens, antropólogos encontraram os esqueletos de até 12 pessoas mortas a flechadas e golpes de porrete há cerca de 10 mil anos.
A descoberta está sendo considerada o mais antigo registro de uma guerra entre membros de nossa espécie.
Ao descrever seus achados na revista “Nature”, a equipe liderada por Marta Mirazón Lahr, da Universidade de Cambridge, entra num debate espinhoso: quais são as raízes da violência letal entre grupos de seres humanos?
Há quem defenda que a guerra só teria nascido com o surgimento da agricultura e da vida sedentária, quando certas tribos passaram a ter bens permanentes que podiam ser tomados à força.
No entanto, dez milênios atrás, a região da chacina (as margens do lago Turkana, entre o Quênia e a Etiópia) era habitada apenas por caçadores-coletores, ou seja, povos com estilo de vida pré-agrícola e altamente móvel.
“Isso sugere que pelo menos duas das condições normalmente associadas às guerras, ou seja, luta por território e/ou recursos, já existiam entre os caçadores-coletores”, diz Marta, que se formou em biologia pela USP e foi professora na universidade antes de ir para Cambridge. “O fator determinante das guerras teria sido a densidade das populações. Quando a população aumenta a ponto de os recursos não serem suficientes, haverá competição e conflito.”
Há quem defenda que a guerra só teria nascido com o surgimento da agricultura e da vida sedentária, quando certas tribos passaram a ter bens permanentes que podiam ser tomados à força”.
A afirmação INADEQUADA sobre a interpretação desse segmento do texto é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Auxiliar - Infraestrutura

40 Questões