Magna Concursos
1124900 Ano: 2018
Disciplina: Português
Banca: UFMT
Orgão: Pref. Cáceres-MT

Pra frente, Brasil

Se estamos em crise, tire o “s” da palavra. Crie. Essas frases podem ser a chave para tirar os brasileiros do atual estado de desalento que tem feito ruir as expectativas de um futuro melhor. A julgar pelas pesquisas de opinião, tudo vai mal. A insatisfação com o governo é recorde, a economia piorou segundo 72% da população, e o desejo de abandonar o País é assumido por dois em cada três jovens com idade entre 16 e 24 anos. O quadro de desânimo, porém, é o lado mais danoso da ciclotimia que caracteriza os altos e baixos do humor nacional. Assim como somos tomados de um pessimismo atávico que drena energias e bloqueia a prosperidade, podemos ser instantaneamente tomados pela euforia que nos coloca entre os mais confiantes cidadãos do mundo. O que nos falta, como diria o técnico Tite em sua pregação junto ao elenco que disputa o mundial da Rússia, é equilíbrio. [...] Reagir ao clima de derrota, em todos os campos, e não apenas no futebol, é o que o País precisa para sair fortalecido de uma conjuntura tão adversa quanto nefasta.

Hora de acreditar

Talento não nos falta. Nem iniciativas exemplares, que se espalham pelas mais diversas áreas: da gestão pública comprometida com a eficiência e a economia (sim, parece difícil de acreditar, mas temos políticos honestos e capazes) ao desenvolvimento de tecnologias de ponta no setor aeroespacial; das inovações em saúde que permitem debelar em tempo recorde uma epidemia como a zika à criação de aplicativos voltados para reduzir as alarmantes taxas de feminicídio. Há um Brasil que cria, que busca soluções merecedoras de admiração e reconhecimento internacional. E há um Brasil que permanece inerte, esperando que as coisas melhorem sem que seja necessário grande (ou nenhum) esforço. Fazer parte do primeiro é acreditar no País. É reagir. Resignar-se ao segundo é como entrar no jogo preferindo perder. [...]

Na frase Resignar-se ao segundo é como entrar no jogo preferindo perder., o verbo resignar exige, em termos da língua culta escrita, complementação de sentido com uso de preposição. Em qual afirmativa há verbo com a mesma exigência?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analista de Comunicação - Jornalismo

40 Questões

Analista de TI

40 Questões