Magna Concursos
1343160 Ano: 2013
Disciplina: Farmácia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Em laboratórios de microbiologia que trabalham com amostras hospitalares, culturas de vigilância para detecção de microrganismos multirresistentes são utilizadas como importante fator para monitorar tendências de resistência e para adotar medidas de precaução e de intervenção no programa de controle de infecção. As culturas de vigilância buscam microrganismo com perfis de resistência pré-determinados, para os quais devem ser considerados os locais de coleta, os meios de culturas específicos e a determinação fenotípica dos mecanismos de resistência.
Em relação a culturas de vigilância, analise as afirmativas a seguir.
I. Para culturas de vigilância de Enterococcus spp resistentes a vancomicina (VRE), a amostra coletada deve ser fezes ou swab retal. A utilização de meios seletivos com vancomicina (6 μg/ml) deve ser seguida da identificação da espécie e da determinação da CIM para vancomicina.
II. Para culturas de vigilância de enterobactérias produtoras de carbapenemases (EPC), a amostra coletada deve ser swab nasal; a utilização de crescimento em caldo acrescido de disco de ertapenem deve ser seguida pela semeadura por esgotamento em ágar MacConkey adicionando dois discos de ertapenem na superfície do meio. Devem ser selecionadas para teste as colônias que crescerem dentro do halo de até 27 mm de diâmetro ao redor do disco de ertapenem.
III. Nas culturas de vigilância de EPC, as colônias selecionadas devem ser submetidas ao teste fenotípico utilizando discos de meropenem e imipenem, que terão o diâmetro do halo comparados com discos dos mesmos antimicrobianos (meropenem e imipenem) acrescidos de inibidores enzimáticos (EDTA e ácido fenilborônico) e potenciador (cloxacilina).
IV. Para culturas de vigilância de Staphylococcus aureus resistentes a meticilina/oxacilina (MRSA), a amostra coletada deve ser swab retal ou fezes. A utilização de ágar manitol ou ágar sangue deve ser seguida da identificação da espécie e da confirmação da resistência utilizando discos de oxacilina.
V. Para culturas de vigilância de VRE, MRSA, EPC, alternativamente podem ser utilizados meios de cultura cromogênicos seletivos para os respectivos patógenos.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Farmacêutico - Bioquímico

40 Questões