Magna Concursos
2469063 Ano: 2013
Disciplina: Português
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

O texto a seguir é referência para a questão.

Pouco se ouve falar sobre os profissionais de revisão textual. Apesar de esse ofício ser uma das profissões mais antigas existentes no mundo, muitas pessoas ainda desconhecem os processos pelos quais os textos passam antes de chegarem às mãos dos leitores. Mas o fato é que, onde houver textos que irão a público, haverá revisores. Dos minúsculos aos maiores, nenhum texto está isento de revisão.

São pouco conhecidos esses profissionais que realizam trabalhos em textos alheios para torná-los melhores. Não existem cursos superiores com esse título: “Revisores Textuais”. Essas especializações se dão em cursos de pós-graduação Lato Sensu. Na maioria das vezes, quem procura por esses cursos são pessoas formadas em Jornalismo ou Letras e as qualificações são feitas de modo que os revisores possam atuar em qualquer área do conhecimento humano, ou seja, não existem revisores por área específica.

Já que não existe essa especificidade, como os revisores vão adquirir conhecimentos linguísticos para compreender e corrigir os variados textos de acordo com as necessidades e exigências de cada escritor? Considerando que existe uma diversidade de gêneros textuais, cabe ao revisor profissional levar em consideração cada um deles. Estes trabalhadores, para garantir seus progressos profissionais, devem familiarizar-se com a diversidade de gêneros textuais. E uma sugestão quanto à linguagem verbal: os revisores devem possuir extraordinárias experiências de leitura dos clássicos literários. Estes podem levar os revisores a uma melhor representação do mundo estético e aquisição de bagagem para tratar a linguagem dos textos de outrem.

A respeito do valor semântico empregado no uso das expressões “na maioria das vezes” e “Já que” pelo autor do texto, é correto afirmar que poderiam ser substituídas, respectivamente, por:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Revisor de Textos

40 Questões